Buscar

Avaliando aprendizado 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO III - TEÓRICO
	
	Simulado: SDE0076_SM_201308044021 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): HÉRICA 
	Matrícula:  1
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 21/10/2015 20:06:34 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308645800)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As melhorias ocorridas na saúde de mães e crianças no Brasil evidenciam como o país evoluiu em termos de sistemas de saúde, condições de saúde e determinantes sociais. Nos últimos 50 anos, o Brasil transformou-se de uma sociedade predominantemente rural para outra, em que mais de 80% da população vivem áreas urbanas; as taxas de fecundidade foram reduzidas de mais de seis filhos por mulher para menos de dois; a educação primária foi universalizada e a expectativa de vida ao nascer aumentou cerca de cinco anos por década. Com relação aos indicadores de saúde materno infantil é correto afirmar:
		
	
	Nas últimas três décadas o componente neonatal da mortalidade infantil diminuiu drasticamente, sendo atualmente menor que o componente pós neonatal.
	
	A prematuridade não se configura como problema de saúde no Brasil. A redução no número de casos ocorreu de forma contínua e progressiva nas últimas três décadas e, atualmente, a taxa está próxima de zero.
	 
	Os coeficientes de mortalidade na infância, no Brasil, decresceram acentuadamente nas últimas três décadas. Nesse período, as desigualdades regionais também diminuíram, assim como as disparidades sociais, embora em menor grau.
	
	Em contraste com a piora dos indicadores relacionados à primeira e quinta Metas do Milênio, os avanços para o alcance da quarta meta ¿ redução de três quartos da mortalidade infantil em relação aos níveis de 2011, tem sido bem mais lentos.
	
	Em contraste com a melhoria dos indicadores relacionados à primeira e quinta Metas do Milênio, os avanços para o alcance da quarta meta ¿ redução de três quartos da mortalidade infantil em relação aos níveis de 1990, tem sido bem mais lentos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308653865)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A forma mais adequada para o acompanhamento do crescimento de uma criança, nos serviços básicos de saúde, é o registro periódico do (a):
		
	 
	peso/idade.
	
	altura /perímetro braquial.
	
	altura/perímetro cefálico.
	
	perímetro braquial/prega cutânea.
	
	peso/altura.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308304202)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quanto à termorregulação no RN deve ter atenção diferenciada do enfermeiro, não só na sala de parto, mas em todo o internamento do mesmo após o parto. Marque a alternativa incorreta:
		
	
	d) A persistência da hipotermia do paciente à manta, berço aquecido, deve ser observada com mais atenção, pois pode ser indicativo de anormalidade.
	
	c) A gordura marrom é fator de proteção para a criança na prevenção da perda de calor, portanto a criança deverá ser aquecida tão logo seja retirado do útero materno.
	
	A tarmoregulação do RN deverá ser monitorizada pelo enfermeiro durante as primeiras horas
	 
	a) Ao nascer, a temperatura do RN é a mesma da mãe, este valor vai se diferenciando em alguns minutos.
	 
	b) A temperatura corpórea do RN diminui espontaneamente cerca de 3°C nos primeiros minutos e depois subirá para 37°c .
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308168523)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O exame neurológico do recém-nascido compreende a observação da sua atitude, reatividade, choro, tônus, movimentos assim como dos seus reflexos. Desse modo, na assistência de enfermagem ao recém-nascido, durante a pesquisa dos reflexos, o reflexo dos pontos cardeais consiste em:
		
	 
	Faz-se subitamente, porém com delicadeza um movimento de deixar a cabeça do RN cair para trás (em relação ao tronco), o que irá produzir uma resposta que simula um abraçamento realizado com os quatro membros.
	
	Colocar o recém-nascido suspenso pelo examinador, deixando que os pés do bebê toquem a superfície da mesa de exame.

Outros materiais