Buscar

SAÚDE COLETIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmicos: 
Bruna Lopes
Igor Corrêa
Sabrina Vargas
SAÚDE COLETIVA
Introdução
Através deste trabalho buscamos acompanhar o cotidiano de uma academia e de uma unidade básica de saúde, buscando verificar onde o profissional de Educação Física pode se inserir e colaborar com ações de saúde. 
Teve o objetivo avaliar a rotina, dinâmica, ações de saúde dentro do ambiente da academia e UBS.
É de suma importância a participação do profissional de Educação de Física na saúde e nas UBS. 
Nasf
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. 
Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde. 
INTRODUÇÃO UBS: 
A Atenção Básica à Saúde é desenvolvida pelas equipes de Atenção Básica (equipes de saúde da família eSF- e outras modalidades de equipes de atenção básica), pelos Núcleos de Apoio as equipes de Saúde da Família (NASF) e pelas equipes dos Consultórios na Rua. Todas realizam a atenção de uma população específica que está em um território definido. Assumem, portanto, a responsabilidade sanitária e o cuidado destas pessoas, e trabalham considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. 
A Atenção Básica deve ser o contato preferencial dos usuários com o Sistema Único de Saúde, uma vez que é a principal porta de entrada das redes de atenção à saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. 
RELATO UBS
Realizamos a visita a UBS, na cidade de Caçapava do Sul/RS, e observamos os seguintes fatos:
O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 07:00hr ao 12:00hr, e das 13:00hr às 17:00hr. 
A equipe de funcionários é composto por 1 médico clinico geral, 1 pediatra,1 dentista, 1 ginecologista, 2 técnicos de enfermagem, 1 enfermeira padrão, 2 recepcionistas e 1 faxineira. Cada área que pertence ao ESF é coordenada por 1 agente de saúde.
O clínico geral atende de segunda-feira a sexta-feira, e o restante dos médicos atendem uma vez por semana.
O beneficiário deve marcar ficha um dia antes da consulta, sendo as fichas limitadas. 
Durante uma semana do mês é realizada a entrega de remédios para hipertensos e diabéticos, juntamente com palestras sobre o assunto. 
É realizada uma vez por mês a pesagem das crianças.
Como podemos nos inserir
Um dos focos é planejar e executar aulas de Educação Física para hipertensos e diabéticos (com atestado médico e com a pressão e a glicemia compensadas), além de orientar, por meio de palestras, na prevenção destas doenças”, afirma.
Embora o profissional tenha liberdade para criar seu projeto e linha de atuação, tudo é pensado de forma a complementar as outras áreas e atuar em conjunto com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.
É fundamental que o profissional tenha a consciência de até onde pode ir ou não. É muito importante esse respeito multiprofissional”.
Quanto mais multidisciplinar (a equipe), melhor. Um centro de reabilitação cardíaca, por exemplo, deve congregar diferentes profissionais com o objetivo de otimizar o tratamento do paciente.
Academia da Saúde
O Programa Academia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, lançado em 2011 pela Portaria GM/MS Nº 719/2011, revogada pela Portaria nº 2.681/2013 tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população a partir da implantação de polos com infraestrutura e profissionais qualificados. O Programa estimula a criação de espaços públicos adequados para a prática de atividade física e de lazer, por meio de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais.
 
São diretrizes do Programa Academia da Saúde:
I - configurar-se como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde, complementar e potencializar as ações de cuidados individuais e coletivos na atenção básica;
II - referenciar-se como um programa de promoção da saúde, prevenção e atenção das doenças crônicas não transmissíveis;
III - estabelecer-se como espaço de produção, ressignificação e vivência de conhecimentos favoráveis à construção coletiva de modos de vida saudáveis.
RELATO ACADEMIA
Realizamos a visita na academia Phisical na cidade de Caçapava do sul, e observamos os seguintes fatos e acompanhamos a rotina de trabalho.
A equipe de funcionários da academia é composta por 7 funcionários formados no curso de educação física e 2 estagiarios,2 recepcionista e 1 faxineira.
Para que o beneficiário possa dar inicio as atividades é necessário que preencha um cadastro inicial, indicando seus dados pessoais, como: nome completo, identidade, CPF, endereço, e-mail, etc., juntamente é feita a anamnese onde deve preencher seu objetivo dentro da academia, se toma medicamentos, limitações, patologias, etc) 
As modalidades de treino da academia são: musculação, lutas, treinamento funcional, zumba, bike indoor e pump.
Tendo seu horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 7hs as 11:30.da manhã e das 14hs e 22:30 da noite, e aos sábados das 9hs as 11:30hs.
Conclusão:
Após estudo na UBS identificamos que o profissional de Educação Física pode se inserir nos trabalhos de prevenção, visitas e palestras, auxiliando os Agentes de Saúde nas palestras realizadas com os grupos de hipertensos, diabéticos e na pesagem das crianças, passando noções de atividades físicas e alongamentos para uma melhor qualidade de vida.
Nas academias podemos colaborar para uma vida mais ativa e saudável, promovendo melhor qualidade de vida, prevenção e tratamento de doenças.
Referencias bibliográficas: 
http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_nasf.php
Acesso em 03/07
http://queconceito.com.br/academia
Acesso em 03/07
http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3855
Acesso em 03/07

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais