Buscar

Construção da escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UERJ- Faculdade de Formação de Professores.
Disciplina: Alfabetização – Professora: Heloisa
Aluna: Marcela Ferreira Magalhães 
Resumo do documentário: A construção da escrita
	O documentário mostra o início da escrita com os primeiros pictogramas que se conhece feitos pelos seres humanos das cavernas evoluindo até a escrita dos dias atuais. 
	O primeiro exemplo de Pictograma do vídeo é do Nordeste do Brasil, em São Raimundo Nonato, em que podemos ver desenhos que represtam uma mulher dando a luz, ou a caça a um tatu, entre outros. O objetivo desta apresentação histórica é mostrar a escrita como um bem cultural constituído social e historicamente.
	Inicialmente a escrita era representada por pictogramas ou seja, desenhos fiéis para transmitir o que era desejado, porém esta escrita foi se tornando mais pratica e as formas mais simples. Nasceu, com isso, a escrita cuneiforme que é a evolução dos pictogramas dos Sumérios na Mesopotâmia.
	Houve,também, a evolução do pictograma para o fonográfico, em que um único desenho passava a possuir mais de um significado de acordo com o som. Com isso, começou a ser representado o som da fala também.
Na segunda parte do vídeo, aparecem os sistemas de escrita pictográficos egípcio, sumério e cretense, passando pelos ideogramas chineses e japoneses, até o primeiro alfabeto, desenvolvido pelos gregos por volta de 800 a.C.
No final do vídeo é exposto que, para os professores, principalmente aqueles que trabalham com alfabetização, é importante distinguir as diferenças entre sistemas que representam o sentido das palavras e aqueles que privilegiam a representação dos sons delas. Além disso, é fundamental perceber que, na língua portuguesa, coexistem o sistema alfabético e o ortográfico. Assim, é possível identificar com mais clareza os problemas conceituais com que os estudantes se deparam no início do processo de aquisição da escrita.

Outros materiais