Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO TEP 2

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO – TEP2
1- Em relação à história, a origem e os fundamentos teóricos dos testes projetivos, podemos afirmar q: I- o surgimento do termo se deu em 1977, com intuito de aprofundar os estudos da personalidade, a partir das técnicas desenvolvidas por Jung (1904), Rorschach (1920) e Murray (1935). II- as pranchas do Rorschach se constituem de 10 figuras simétricas obtidas aleatoriamente a partir das quais os pacientes são solicitados a emitirem o que percebem.
III- o Teste de Apercepção Temática (TAT) é composto de 19 pranchas com motivos figurativos e uma prancha em branco. Estão CORRETAS as afirmativas: apenas II e III
2 – O teste projetivo que tem por objetivo a percepção real ou imaginária do sujeito em relação a si mesmo e às pessoas significativas do seu ambiente, é chamado: HTP (Casa - Árvore ¿ Pessoa)
3 – O teste projetivo que tem por objetivo a investigação da organização dinâmica da personalidade, focalizando as motivações básicas do examinando, é chamado: TAT- TÉCNICA DE APERCEPÇÃO TEMÁTICA
4 – O teste projetivo que tem por objetivo a avaliação de vários aspectos da estrutura da personalidade, é chamado: PMK
5 – As técnicas projetivas caracterizam-se por uma forma global de avaliar a personalidade, e não há mensuração de traços isolados. As técnicas projetivas são consideradas eficientes em revelar os seguintes aspectos da personalidade: inconscientes, latentes e ocultos.
AVALIANDO APRENDIZADO – TEP2
1 - O teste projetivo que tem por objetivo revelar a organização básica da estrutura da personalidade, incluindo características da afetividade, sensualidade, vida interior, recursos mentais, energia psíquica e traços gerais e particulares do estado intelectual do indivíduo, é chamado:
TESTE RORSCHACH
2 - Arzeno (1995) ressalta que é importante oferecer borracha macia para o avaliado: ¿Para todos os testes projetivos gráficos a borracha deve estar próxima ao sujeito. Devemos registrar se usa ou não, com que frequência, e quais os detalhes que apaga e em que figura (Arzeno, 1995, p. 87)¿. Quanto ao uso da borracha nos testes projetivos gráficos, é correto afirmar que:
Apagar e redesenhar persistentemente qualquer parte do desenho sugere fortemente conflito em relação ao detalhe.
3 - A técnica projetiva H.T.P. constitui-se de desenhos temáticos sem modelos, isto é, de realização gráfica a partir de um tema proposto. Sobre essa técnica podemos afirmar que:
I- A técnica se constitui em três itens específicos: hábitos, trabalho e pessoa.
II- A escolha destes itens foi devido ao fato de que são itens familiares a todos, facilmente aceitos para serem desenhados por todas as idades, estimulam verbalizações mais espontâneas e são simbolicamente férteis em significados inconscientes.
III- O H T P pode ser aplicado a partir dos 4 anos de idade.
IV- Um traço gráfico isolado nada significa. Cada traço deve ser considerado em conexão com os demais e no contexto geral do desenho.
Estão CORRETAS apenas II, III e IV
4 - Na utilização de técnicas projetivas gráficas, deve-se considerar o nível sócio-econômico-cultural do indivíduo, sua idade cronológica, seu nível evolutivo e de maturidade. Muitos erros se devem ao desconhecimento da produção típica de cada idade e de cada grupo social. Nesse sentido, quanto aos testes projetivos gráficos, é correto afirmar que:
O psicólogo deve observá-lo na sua totalidade com uma atitude de "atenção flutuante".
5 - Quando um teste é liberado pelo CFP para utilização dos psicólogos enquanto um instrumento que passou por estudos e comprovações, diz-se que o teste é válido. O conceito de validade consiste em: Capacidade para atingir os objetivos para os quais foi construído.

Outros materiais