Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 1 A 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA ESCOLAR – AVALIANDO APRENDIZADO 1 A 5
AULA 1 
Atividade proposta 
1) Em um curso de formação de Psicologia Escolar, os profissionais presentes levantaram diferentes ideias acerca do surgimento dessa área. Algumas das afirmações realizadas estavam certas e outras erradas. Mostre que você compreendeu bem as informações do texto "Histórico da Psicologia Escolar" dizendo se as afirmações das personagens são verdadeiras ou falsas.
a) A Psicologia Escolar surgiu no final do século XIX, juntamente com os estudos de Psicologia Geral. VERDADEIRO
b) Ao longo de sua história, a Psicologia Escolar passou por diferentes momentos. Na atualidade, o psicólogo escolar tem uma atuação mais institucional e preventiva. VERDADEIRO
c) O foco de trabalho do psicólogo escolar, na atualidade, é de ajustamento e adaptação do aluno. FALSO
d) O psicólogo deve auxiliar a escola na promoção do desenvolvimento integral do aluno,na promoção da aprendizagem e das relações interpessoais. VERDADEIRO
2) A Instituição Escolar, atualmente, tem como objetivos a transmissão do conteúdo e o desenvolvimento integral do aluno nos seus diferentes aspects: cognitivo, afetivo, social e moral
O psicólogo atua nesse universo procurando ajudar a escola a atingir esses dois objetivos: a aprendizagem do conteúdo e o desenvolovimento integtrqal do aluno. 
Para isso, o psicólogo trabalha de forma preventiva.
3)No século XIX, a Psicologia Escolar passou a ser uma área reconhecida de atuação do psicólogo devido a qual problema no ambiente escolar? Dificuldades na aprendizagem
4)O trabalho mais recente dos psicólogos escolares é com qual grupo? Comunidade
5)Qual era a proposta da Orientação Vocacional realizada pelo psi no momento inicial da sua atuação no espaço escolar e no Br? Aplicar testes para descobrir as aptidões dos alunos e, assim, descobrir as profissões
Avaliando aprendizado 1 
1- A atuação do psicólogo de forma preventiva carcteriza-se por:
atuar nos aspectos que visam o desenvolvimento antes que o problema se instale.
2 - Sobre a escola afirma-se: I. A escola é uma instituição social que tem como objetivos fundamentais a inserção das crianças na cultura acumulada pela sociedade, através da transmissão de conteúdos, e a criação de condições para a inserção das crianças nas normas de convivência social. PORQUE II. A escola tem por objetivo o ensino de conteúdos e a criação de oportunidades de socialização.
RESPOSTA : As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
3 - No que concerne aos conhecimentos necessários a atuação do psicólogo na escola, podemos afirmar que:
I- O psicólogo deve conhecer as diferentes patologias para poder identificá-las nos alunos.
II- O psicologo deve conhecer os processos cognitivos de atenção, memória e pensamento para poder identificar dificuldades de aprendizagem relacionadas com esses processos.
III- O psicólogo deve ocupar-se somente das questões relacionais, e o conhecimento sobre relações interpessoais é necessário a sua prática.
Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) correta(s): I e II
4 - No que concerne a atuação do psicólogo escolar, podemos afirmar que:
I- O psicólogo que atua na escola deve ter conhecimento de diferentes áreas da psicologia.
II- Os conhecimentos da área de educação interessam somente ao pedagogo.
III- O psicólogo que atua na escola deve ter conhecimento do universo escolar e das principais questões que perpassam a escola na atualidade. Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) correta(s): I e III
5 - Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar brasileira é possível afirmar que:
Começou a ser introduzida no Brasil juntamente com o início do curso de Psicologia, no ano de 1962.
6 – Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar brasileira NÃO é possível afirmar que:
Com caráter exclusivamente preventivo, tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional.
AULA 2 
Atividade Proposta
1) João Paulo é psicólogo de uma escola que trabalha com Educação Infantil. Ele está conversando com um professor sobre o Projeto Político Pedagógico.O que João Paulo estaria explicando sobre o Projeto Político Pedagógico? c) A implementação do Projeto Político Pedagógico é um processo permanente.
2) Suponha que conste no objetivo geral do Projeto Político Pedagógico a formação de cidadãos críticos que tenham a possibilidade de refletir acerca da realidade na qual estão inseridos. Considerando esse objetivo, como o psicólogo pode auxiliar na formação de cidadãos críticos em uma escola de Ensino Fundamental?
a) Que questões podem ser refletidas diretamente com os alunos? O psicólogo poderia refletir sobre temas da sociedade (participação social, solidariedade, meio ambiente e política). Poderia possibilitar que os alunos olhassem para o cotidiano da escola e percebessem como funciona e o que poderia melhorar.
b) Que projetos temáticos podem ser propostos? O psicólogo poderia realizar projetos com os alunos acerca da participação, com a formação de grêmio estudantil eleito democraticamente, projetos sobre meio ambiente e como melhorar a sociedade e a escola em que vivem.
3) A dinâmica de funcionamento da escola é composta por: e) Relações interpessoais e regras institucionais
4) Os deveres sociais das escolas são ditados por diversas pessoas e de diversas formas, mas a LDB define que uma das funções sociais da escola é a: b) Construção da cidadania
Avaliando aprendizado 2
1 - Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: I. O Projeto Político Pedagógico é muito importante para a instituição escolar. Ele define o papel que o psicólogo deve desempenhar dentro da escola. PORQUE II. O PPP deve ser construído coletivamente.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
2 - Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: I. PPP é um documento que deve ser construído por consultoria especializada. PORQUE II. O PPP é um documento, fruto de reflexões coletivas, que contem os objetivos e as metas de uma instituição escolar.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
3 - Acerca do Projeto Político Pedagógico é INCORRETO afirmar que: O Projeto Político Pedagógico é um documento burocrático que a escola deve elaborar, mas sem importância para o processo educacional.
4 - Sobre a escola, afirma-se: I. Quando a escola reflete as contradições da sociedade, ela deixa de auxiliar a formação dos sujeitos sociais. PORQUE II. A escola possui uma dinâmica de funcionamento composta por relações interpessoais e regras institucionais.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
5- A escola é um espaço social de formação e possui estrutura, dinâmica de funcionamento e objetivos.
(I) Por estrutura entende-se apenas o espaço físico. 
(II) Por dinâmica de funcionamento entende-se sobretudo as regras. 
(III) Por objetivos entende-se a intenção de influenciar a aprendizagem do outro em determinado sentido. Está CORRETO o que se afirma em: Apenas III
6 - Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: I. O PPP deve ser construído coletivamente. PORQUE II. Os profissionais da escola normalmente não apresentam competência para debater temas que devem fazer parte de um PPP. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
AULA 3 
Atividade proposta
1) Avalie as afirmativas a seguir e verifique se são verdadeiras ou falsas:
a) O trabalho de orientação é realizado somente com pais. FALSA 
b) O psicólogo escolar pode atuar capacitando professores em temas pertinentes à sua área. VERDADEIRA
c) O trabalho com projetos é de competência do pedagogo. FALSA
d) O psicólogo escolar pode realizar trabalhos com professores e funcionários da escola.VERDADEIRA 
e) O psicólogo não realiza avaliações no espaço escolar. FALSA
Avaliando aprendizado 3 
1 - O psicólogo escolar pode realizar trabalho de pesquisa. Este consiste em: Produzir conhecimentorelativo ao campo da Psicologia Escolar.
2- Desde o 1º ano do Ensino Fundamental Ana Flávia estudou numa escola que tinha turma A e turma B da mesma série. Ao longo do tempo a turma A nutriu rivalidade com a turma B e vice-versa. Em decorrência de alguns problemas de relacionamento, as turmas tiveram que ser redistribuídas. Ana Flávia, que sempre estudou com as mesmas coleguinhas, agora terá que se adaptar a um novo grupo, com o qual não tem afinidades. Com relação ao assunto, entende-se que "adaptação escolar" é um processo:
I. De modificação do comportamento do aluno, para que se acomode ao que a escola espera dele.
II. Que ocorre especificamente quando a criança entra para uma nova escola, em que terá novos colegas e terá que lidar com um novo ambiente.
III. Em mão dupla, pelo qual ambos se modificam ¿ instituição e aluno.
Está INCORRETO o que se afirma em: Apenas I e II
3- O trabalho de avaliação realizado pelo psicólogo no espaço escolar consiste em: Atuação realizada por meio de técnicas diversas que visam levantar as questões existentes e intervir quando necessário.
4 - João Pedro é filho único de Clara, que parou de trabalhar quando o filho nasceu. Quando João completou 3 anos, seus pais decidiram matriculá-lo numa escola próxima de sua casa. A psicóloga da escola conversou com os pais do menino sobre o processo de adaptação escolar. A psicóloga explicou que:
 I. Tanto Clara como João terão que se adaptar à nova vida do filho. Isso porque os dois passarão a ter rotinas diferentes.
II. João terá q se adaptar à nova realidade da escola. Já Clara q é adulta, n terá que passar por tal processo.
III. Adaptação escolar é um processo constante e dinâmico, que envolve o aluno e a escola.
Está CORRETO o que se afirma em: Apenas I e III
5- Sobre a adaptação escolar afirma-se:
I. Ocorre permanentemente nos diferentes segmentos do ensino, ao longo de toda a vida escolar do aluno.
II. Ocorre apenas quando o aluno ingressa na escola.
III. Apesar de ser constante, não é recíproco. Enquanto o aluno precisa adaptar-se à escola, a escola não tem o mesmo compromisso, a não ser nos casos de educação inclusiva.
Está INCORRETO o que se afirma em: Apenas II e III
6 - O trabalho com projetos é uma das possibilidades de atuação que o psicólogo possui no espaço escolar. Considerando o que foi visto na aula 3 acerca dessa atuação assinale verdadeiro ou falso para as alternativas:
FALSO O psicólogo, no trabalho com projeto, deve realizar um trabalho individual com cada aluno.
VERDADEIRO O trabalho com projeto, pode ser utilizado de forma preventiva.
FALSO  No projeto elaborado pelo psicólogo somente ele poderá atuar.
FALSO O trabalho com projetos é indicado prioritariamente para resolver problemas já instaurados.
VERDADEIRO O trabalho com projetos pode ter como público-alvo os pais e os alunos.
AULA 4 
Atividade proposta 
1) Analise a situação abaixo e responda de acordo com a aula 4. Considere a situação abaixo: Dois alunos do Ensino Médio se agridem verbalmente em sala de aula e desacatam o professor presente. Um desses alunos possui conduta agressiva de forma regular. Pense em uma possibilidade de atuação do psicólogo para essa situação. O psi escolar poderia conversar com os prof para compreender a conduta dos alunos. Poderia conversar com as famílias e com os próprios alunos para compreender a percepção deles sobre o q está ocorrendo e compreender o momento familiar. Um projeto para trabalhar questões de relacionamento interpessoal, com dinâmicas e filmes, tb poderia ser elaborado para trabalhar com a turma/grupo.
Avaliando aprendizado 4
1- Em relação ao processo de adaptação que ocorre na escola com os diferentes sujeitos que a compõem, é incorreto afirmar:Os prof e funcionários já estão adaptados e não passam pelo processo de adaptação.
2 – A adaptação é um fenômeno com o qual o psicólogo escolar poderá trabalhar. Acerca desse fenômeno podemos afirmar. 
I- Ao ingressar na escola, o aluno deverá se adaptar ao espaço físico, à metodologia de ensino, às relações interpessoais e às regras.
II- O aluno passa por um processo de adaptação somente quando ingressa nuna escola nova.
III- O aluno quando muda de turma ou de segmento escolar passa por um processo de adaptação.
Marque a afirmativa correta. I e III
3 – "Gabriel é um menino de 7 anos que está no 2º ano do ensino fundamental. Ele ficou reprovado e está cursando pela segunda vez o mesmo ano. analise as afirmativas abaixo:
I- A psicóloga escolar deverá ficar atenta porque Gabriel está apresentando rendimento insatisfatório.
II- A psicóloga deverá ficar atenta ao Gabriel porque ele passará por adaptações em relação à metodologia de ensino.
III- A psicóloga deverá ficar atenta ao Gabriel porque ele passará por adaptações no que tange às relações interpessoais.
Assinale a(s) afirmativa(s) correta (s): I e III
4 – O processo de adaptação ocorre na escola com os diferentes sujeitos que a compõem. Analise as afirmativas abaixo e assinale verdadeiro ou falso.
VERDADEIRO A instituição escolar e os professores passam por adaptações constantes para atingir os objetivos educacionais.
VERDADEIRO O aluno quando ingressa na escola passa por um processo de adaptação que inclui as regras institucionais em relação ao comportamento.
FALSO Os prof e funcionários não passam por adaptações para conseguir atingir os objetivos educacionais.
VERDADEIRO Cada escola possui uma metodologia de ensino definida no Projeto Político Pedagógico. O aluno poderá ou não se adaptar à metodologia de ensino da escola.
FALSO As relações interpessoais que ocorrem na escola não se modificam e portanto não é um aspecto que compõe o processo de adaptação
5 – Acerca desse processo podemos afirmar: I. A adaptação escolar pode ser definida como um processo constante e dinâmico que envolve o aluno e a escola.
II. No processo de adaptação escolar são possíveis adaptações de instalações, materiais, metodologias para lidar com as especificidades dos alunos.
III. No processo de adaptação escolar o professor não é necessária a adaptação do professor à turma, pois este está treinado para lidar com grupos.
Sobre a adaptação escolar está CORRETO o que se afirma em: I e II
6 – A escola é uma instituição social onde o aluno poderá aprender o conhecimento culturalmente acumulado e se socializar. Nesse espaço ocorre a adaptação escolar que é um processo importante na escolarização do aluno e que pode afetar, inclusive, seu rendimento. Analise as afirmativas abaixo:
I- Ao ingressar na escola o aluno deverá se adaptar ao espaço físico, a metodologia de ensino, as relações interpessoais e às regras.
II- O aluno passa por um processo de adaptação somente quando ingressa na escola.
III- O aluno quando muda de turma ou de segmento escolar passa por um processo de adaptação.
Assinale as alternativas corretas: I e III
AULA 5 
Atividade proposta 
1) Relacione cada tipo de transtorno com as situações descritas
a) Transtorno de leitura – O aluno possui dificuldade de compreender palavras escritas. Esse transtorno também é denominado dislexia.
b) Transtorno da matemática – O aluno possui dificuldade de manejar números e conceitos matemáticos. Esse transtorno também é denominado discalculia.
c) Transtorno da expressão escrita – O aluno possui dificuldade de compor textos escritos e de organizar parágrafos.
2) Nesta aula, vimos que existe o fenômeno do fracasso escolar e a culpabilização do aluno pela não aprendizagem. Considerando o texto da aula, responda:
a) Como a culpabilização do aluno está relacionada com a situação do fracasso escolar que encontramos na atualidade ?
As escolas, muitas vezes, não conseguem adequar o sistema de ensino à realidade social do aluno. Como resultado, temos muitos alunos que não conseguem aprender. No entanto, diante desse quadro, a escola se exime de sua responsabilidade e culpa o aluno pela não aprendizagem.
Avaliando aprendizado 5
1 – A dificuldade de aprendizagem pode ocorrer por uma disfunção do Sistema Nervoso Central. Segundoo DSM IV, os transtornos de aprendizagem são: transtorno de leitura e da escrita
2- A dificuldade com a aprendizagem da matemática pode ocorrer por diferentes motivos, um deles é a existência do transtorno da matemática. Acerca deste é correto afirmar que:
I- O aluno que apresenta o transtorno da matemática tem dificuldade de manejar nº e conceitos matemáticos.
II ¿ No transtorno da matemática, a dificuldade ocorre pela disfunção do Sistema Nervoso Central.
III- O aluno, no transtorno da matemática, apresenta dificuldade para reconhecer símbolos numéricos, em função da utilização de uma metodologia de ensino inadequada.
Marque a alternativa correta. I e II
3 – O diagnóstico do transtorno de aprendizagem deve ser feito:
Através de testes para avaliação da expressão escrita, da leitura e da matemática.
4 - Leia com atenção as sentenças abaixo.
I- O aluno que apresenta o transtorno da matemática tem dificuldade de manejar nº e conceitos matemáticos.
II ¿ No transtorno da matemática, a dificuldade ocorre pela disfunção do Sistema Nervoso Central.
III- O aluno, no transtorno da matemática, apresenta dificuldade para reconhecer símbolos numéricos.
Marque a alternativa correta. I, II e III
5 - "Juliana estuda no segundo ano do ensino fundamental. Ela consegue reconhecer as letras, mas não consegue ler pequenos textos. Sua professora foi conversar com a psicóloga que solicitou uma avaliação fonaudólógica." Considerando a situação analise as afirmativas abaixo: Juliana possui, segundo o DSM IV, transtorno de leitura que é caracterizada pela dificuldade de fazer a leitura de textos.
6 - Dentre os fatores individuais envolvidos na aprendizagem escolar, é possível destacar:
(I) aspectos cognitivos: memória, cognição, afeto e pensamento.
(II) aspectos emocionais: auto-estima e autoconfança.
(III) aspectos sociais: capacidade de estabelecer relacionamentos.
Está CORRETO o que se afirma em: I, II e III

Outros materiais