Buscar

Estágio Supervisionado em Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O presente trabalho é resultado preliminar de observações e desenvolvimento de atividades realizadas durante o Estagio Supervisionado I em Serviço Social da Universidade Anhanguera-UNIDERP, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Centro no Município de Nova Iguaçu - RJ. O estágio constitui momento rico para a formação profissional, pois possibilita ao estudante uma aproximação com a realidade concreta e a oportunidade de relacionar teoria e prática. Conforme a Lei Nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, em seu art. 1º define o seguinte:
O estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
                   
Tal definição menciona a ação de cunho supervisionado, necessária ao processo pedagógico e consonante com o que prevê as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social, que dentre os componentes curriculares integra o estágio supervisionado.
Durante esse estágio percebeu-se que as políticas sociais desenvolvidas no CRAS são sempre voltadas para melhoria de vida de seus usuários, com uma aceitação do público alvo (famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade). A importância para a vida profissional do estagiário é de grande valia, para a sociedade na formação do profissional, Nos leva a compreensão e o entendimento do processo de supervisão como elemento integrante do projeto de formação profissional. A realização do estágio é uma forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida. 
O envolvimento do aluno estagiário em reais situações fará com que haja à integração do saber com o fazer. Pode-se atribuir então a um caráter reflexivo, ao qual coloca o acadêmico frente às constantes realidades do dia-a-dia profissional para que o mesmo possa, a partir do conhecimento já adquirido, compreender o contexto da profissão que irá exercer. A função do aluno é conhecer e cumprir as normas da instituição, cumprir todas as atividades programadas ao estágio. 
O meu estagio supervisionado I foi realizado no Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) e as funções do estagio são; conhecer e cumprir as normas da instituição e cumprir todas as atividades programadas para estágio, observando diretamente nas realidades e demandas sociais que são: visitas domiciliares, observação de atendimentos e observação da atuação da Assistente Social.
O estágio nesse primeiro momento proporcionou uma oportunidade de colocar em prática as três dimensões da profissão, quais sejam: teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político, pois são elas que embasam a formação profissional e as ações do assistente social. Neste sentido, o trabalho contextualiza a instituição local em que se desenvolveu o estágio supervisionado e seguido do relato de experiência e as considerações finais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes