Buscar

TESTE 7 DE CONHECIMENTO AULA 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 04
LÍNGUA PORTUGUESA
	
O emprego das vírgulas requer muita atenção. Afinal, o emprego inadequado deste sinal de pontuação altera o sentido do texto. Leia com atenção as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA CORRETA quanto ao emprego da vírgula.
Certo	Minha irmã prefere frango; eu, no entanto, prefiro peixe.
	
O uso da vírgula exige especial atenção no texto escrito, já que, na fala, sua utilização não é evidenciada. É preciso cuidado, especialmente quando alteramos a ordem sintática padrão de uma frase. A seguir, apresentamos frases sem vírgulas e, ao lado, as mesmas frases reescritas com vírgulas. Marque a alternativa em que as vírgulas foram utilizadas corretamente.	
Certo	"A vida é a memória do povo a consciência coletiva da continuidade histórica a maneira de pensar e de ouvir". / "A vida é a memória do povo, a consciência coletiva da continuidade histórica, a maneira de pensar e de ouvir". (Milan Kundera)
	
Sabemos que as orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem a função de adjunto adverbial e que a vírgula pode ser usada para separar a oração principal da subordinada adverbial - causal, concessiva, condicional, final, temporal. Quando essa oração subordinada estiver deslocada ou for reduzida, a vírgula será obrigatória.
Exemplo: "Quando ouço esta música, penso em você." = "Penso em você quando ouço esta música (oração subordinada adverbial temporal)."
Assinale a única assertiva em que a vírgula não foi utilizada por se tratar de uma oração adverbial temporal deslocada. 
Certo	Uma vez que chovia muito naquele instante, resolvemos não prosseguir.
A vírgula possui diversos usos, mas sabe-se que ela não pode ser usada quando quebra o padrão frasal da Língua Portuguesa. Um desses casos de quebra do padrão ocorre quando a vírgula separa sujeito e predicado. Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa em que há emprego correto da vírgula:
Certo	Conforme previsto, o INSS solicita o preenchimento da declaração de beneficiários.
Devemos usar a vírgula para separar orações independentes. As orações independentes possuem sentido completo, sem a necessidade de complemento. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o uso da vírgula com orações independentes:	
Certo	Fizemos as malas, viajamos cedo.
Devemos usar a vírgula para separar elementos listados. Analise os enunciados abaixo e assinale aquele em que a vírgula promove essa função.
Certo	Matemática, Física, Química e Biologia são minhas disciplinas favoritas.
"Preta Gil e Rodrigo Godoy se casaram na terça-feira, 12 de maio de 2015, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da antiga Sé, no Centro do Rio de Janeiro. " 
 	Assinale a alternativa que explica o uso da vírgula na parte em destaque, acima.
Certo	A vírgula deve ser usada para separar o nome da localidade nas datas.
 
O ponto e vírgula denota sempre uma separação mais ampla do que a vírgula, mas não a ponto de encerrar o período. É empregado entre orações coordenadas que poderiam figurar em períodos separados, mas que convém deixar no mesmo período por manterem unidade de sentido, ou por terem diversos aspectos em comum (o mesmo verbo, o mesmo sujeito, o mesmo esquema estrutural etc.).
Assinale a opção em que o ponto e vírgula está adequado na frase.
Certo	Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis são cidades do Brasil; Lisboa, Porto e Coimbra, de Portugal.

Outros materiais

Perguntas Recentes