Buscar

APRESENTAR ISSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gleissolo tiomórfico : Solo de baixadas litorâneas com pH muito baixo, sob influência de oscilações de maré (Figura 1).
Seu manejo é dificultado, pois exige grandes investimentos, como calagem e drenagem. Se o risco de inundação for frequente ou muito frequente, o aproveitamento agrícola do solo será mais dificultado. Não se recomenda drenar quando os solos apresentam caráter tiomórfico. Isto porque em condições naturais a acidez de pH em água normalmente está próxima a 7,0 e, quando drenado, torna-se extremamente ácido (pH em água próximo de 3,5). Normalmente, as áreas em que estes solos ocorrem não são apropriadas para uso agrícola. Recomendando-se aproveitá-los para preservação.
Gleissolo Melanico : Apresenta horizonte A escuro relativamente espesso e, logo abaixo, uma camada de cor acinzentada com ou sem mosqueado ou variegado. Anteriormente, eram conhecidos como Gleis Húmicos. 
 
O teor de matéria orgânica é relativamente alto e, em consequência, a capacidade de troca de cátions é alta. Se for eutrófico, haverá condições bastante favoráveis para o desenvolvimento radicular em profundidade. Mas se for álico ou distrófico, haverá limitação em subsuperfície quanto ao desenvolvimento do sistema radicular. Apresentam baixo teor de fósforo natural.
 
Ocorrem em relevo plano de várzea e devido ao nível elevado do lençol freático, há necessidade de se fazer a drenagem do solo.
Latossolos
a) Conceito: são solos profundos, bastante intemperizados (velhos e alterados em relação àrocha) e geralmente de baixa fertilidade. Ocupam normalmente topos de paisagens, em relevonormalmente quase plano. De maneira geral, são muito porosos, permeáveis e com boadrenagem. Podem ser originados a partir de diversos tipos de rochas (material de origem).b) Ocorrência: são solos que ocupam mais da metade do Brasil, encontrados em todos osestados do País.c) Significado agrícola: suas características, tais como: boa profundidade, relevo quase plano,ausência de pedras, boa drenagem e permeabilidade fazem com que sejam dos mais utilizadosna produção rural. Embora geralmente de baixa fertilidade, as práticas de adubação e calagempodem torná-los muito produtivos.d) Significado ambiental e urbano: de modo geral relevo quase plano, grande profundidade ealta permeabilidade são atributos que levam a considerar os Latossolos como de altaestabilidade e com baixo risco de erosão, tendo grande capacidade para suportar estradas,construções, além de ser local adequado para instalação de aterros sanitários.
Luvissolos
a) Conceito: são solos ricos em nutrientes (cálcio, magnésio, potássio) e acumulação de argilano horizonte B.b) Ocorrência: ocorrem no Brasil em condições de climas mais secos. Quando situados emclima úmido, originam-se de rochas que são boas fornecedoras de nutrientes.
 
 32c) Significado agrícola: em regiões de clima semi-árido (nordeste do Brasil), esses solospodem apresentar grande quantidade de sódio, fazendo com eu o solo fique muito durodificultando a penetração de raízes, além de interferir no crescimento das plantas pordificultar a absorção de cálcio, magnésio e nitrogênio pela planta.d) Significado ambiental: de maneira geral, as áreas ocupadas pelo Luvissolo sãoambientalmente muito frágeis, principalmente por causa do relevo declivoso ou da reduzidacobertura vegetal (caatinga), que os tornam muito susceptíveis à erosão.
Neossolos

Outros materiais