Buscar

Caraterização de mercado relevante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caracterização de mercado relevante.
A caracterização do mercado relevante é uma das etapas mais importantes da análise em defesa da concorrência. Esta importância advém da necessidade de composição de informações que a delimitação de determinado mercado traz sobre a concorrência. 
Em suma, a delimitação do mercado relevante prevê uma análise aprofundada sobre o contexto no qual o mercado encontra-se devidamente inserido e a realidade concorrencial de cada caso em análise.
No Guia para Análise Econômica de Atos de Concentração Horizontal (Portaria Conjunta SEAE/SDE nº 50, de 1º de agosto de 2001), temos o preceito conceitual delimitado como sendo o processo de identificação do conjunto de agentes econômicos, consumidores e produtores, que efetivamente limitam as decisões referentes a preços e quantidades da empresa resultante da operação. 
A conceituação contida no mesmo documento prevê a definição do termo como prescrição que se determina com base em termos dos produtos e/ou serviços levando em conta a sua dimensão (dimensão de produto), a área geográfica (dimensão de espaço) para qual a venda destes produtos é economicamente viável e a contexto temporal.
Neste contexto é possível delimitar, como muito bem executado pela apostila do curso, a delimitação do mercado relevante sob as perspectivas material, geográfica e temporal, obviamente, ligadas a fatores estruturais das mesmas. 
O mercado relevante material (ou mercado de produto) é aquele no qual o agente econômico enfrenta a concorrência, considerando um bem ou serviço que fornece.
A delimitação do mercado relevante material é feita a partir da perspectiva do consumidor: se este pode substituir um produto ou serviço por outro igual ou semelhante, ambos pertencem ao mesmo mercado relevante material.
Quanto ao mercado relevante geográfico trata-se da área restrita onde ocorre a concorrência relacionada à prática comercial. 
O mercado relevante geográfico considerado pode ser uma região, um Estado, um ou mais países, na hipótese de ausência de barreiras alfandegárias.
Enquanto o contexto do mercado relevante temporário deve ser observado e considerado num momento determinado, mas estes diferentes momentos oferecem normalmente condições que fazem variar os limites lógicos do mercado específico. Esta perspectiva de evolução no tempo é a ótica adequada para observar cada mercado, que pode ser mais ou menos abrangente em função do momento de seu exame.

Outros materiais