Buscar

Caso concreto 2 Direito Penal IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 2
Túlio, Guarda Municipal, encontrava-se em serviço em frente a determinado prédio público, quando verificou que José iniciava uma pichação naquele prédio. Em razão disso, ordenou a Flaviano Bom de Tinta que parasse de imediato e entregasse o material que estava sendo utilizado na pichação. Ocorre que Flaviano Bom de Tinta, para garantir sua fuga, desferiu chutes na canela do funcionário e, de imediato, empreendeu fuga, não vindo a ser alcançado. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre os Crimes contra a Administração Pública, responda às questões formuladas: 
a)Diferencie as condutas de desacato, resistência e desobediência. Responda de forma objetiva e fundamentada. Resistência (artigo 329 do CP): No que concerne a doutrina, se caracteriza o crime de resistência, quando o agente emprega violência ou ameaça como meio de evitar a pratica do ato funcional. 
Desobediência (artigo 330 do CP): Desobedecer a ordem legal emanada por funcionário público competente no desempenho de suas atividades.
Desacato (artigo 331 do CP):Segundo a doutrina são qualquer meios execução que evidencie a intenção de ofender o funcionário público. 
b)Qual a correta capitulação da conduta de Flaviano Bom de Tinta? Responda de forma objetiva e fundamentada. Segundo a doutrina, como Flaviano Bom de Tinta usou um meio de violência (desferiu chutes na canela do funcionário) para evitar a pratica do ato funcional responderá pelo artigo 329 do CP.
Questão objetiva. Em relação aos crimes praticados por particulares e funcionários públicos contra a Administração Pública, analise as assertivas e assinale a alternativa correta: 
I – Pode-se afirmar que o crime de prevaricação tipifica-se por retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Correto artigo 319 do CP.
 II – O descumprimento, por autoridade administrativa, de sentença proferida em Mandado de Segurança, pode configurar, em tese, o crime de prevaricação. CORRETO. A autoridade deixou de praticar ato de ofício que, em tese, é para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. 
III – Para configuração do crime de corrupção passiva, na modalidade solicitar vantagem indevida, é necessário que a solicitação do funcionário seja correspondida pelo particular. ERRADO-Não necessita aceitação do particular, pois é crime formal, basta solicitar.
IV – Se o funcionário deixa de praticar ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem, comete o delito de condescendência criminosa. ERRADO - Trata-se do crime de corrupção passiva privilegiada, art. 317, § 2º, CP.
V – No crime de concussão, como o particular é ameaçado, caso ceda à exigência do funcionário, não incorre em corrupção ativa. CORRETO.CORRUPÇÃO ATIVA Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício. Assim o "EXIGIR" na concussão pode se dar por "AMEAÇA" ou "COAÇÃO".
b) Apenas as assertivas I, II e V são verdadeiras

Outros materiais