Buscar

Av1 Metodologia cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Restostas corretas B A B D D
1) Assinale a alternativa que completa corretamente a definição abaixo:
O ________________ é fundamentado no entendimento dos fenômenos por meio das relações que se constituem dentro de estruturas que, mesmo abstratas, são construídas pelo pesquisador como um modelo para a análise.
Alternativas:
a) Positivismo lógico
b) Estruturalismoa assinalada
c) Materialismo histórico
d) Cartesianismo
2)
Paradigma é um termo que muitas vezes aparece como um jargão, sendo usado das mais diversas formas no cotidiano. Quando falamos de um paradigma científico, porém, temos um significado mais específico, e muito importante, em mente. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que traz a definição correta do que é um paradigma científico.
Alternativas:
a) Um paradigma é algo que serve como uma referência para todos os estudos científicos dentro de uma determinada área de estudo.rnativa assinalada
b) Um paradigma é uma solução hipotética para um problema científico, que deve ser testado para poder ser corroborado ou refutado.
c) Um paradigma é uma explicação da realidade, aceita de forma acrítica e indiscutível entre os pesquisadores de uma área de estudo
d) Um paradigma é um método de pesquisa das ciências sociais, usado principalmente em pesquisas de caráter qualitativo.
3)
Um conceito importante para a pesquisa científica é o de teoria.Sem compreender o que é uma teoria científica, ficamos limitados no nosso entendimento do conhecimento científico dentro de nossa área de atuação. Assim, assinale entre as alternativos abaixo a que apresenta a definição correta do que vem à ser uma teoria científica:
Alternativas:
a) Uma teoria é uma solução temporária para um problema científico, que precisa ser testada para ser corroborada ou refutada.
b) Teoria pode ser entendida como uma explicação da realidade, mesmo que parcial, visto que não consegue explicar todos os fenômenos e processos. 
c) Uma teoria é uma verdade científica indiscutível, que explica todos ls fenômenos ou processos de um determinado tópico de maneira completa.
d) Teorias científicas são necessárias para o planejamento dos métodos e procedimentos de uma pesquisa, como um tipo de roteiro do trabalho do pesquisador.
4)
O método indutivo é característico do Positivismo Lógico, um importante paradigma nas ciências sociais. Podemos definir o método indutivo como:
Alternativas:
a) À partir de uma generalização, se chegam aos casos particulares observáveis, que podem ser testados através do teste de hipóteses
b) Através da observação de todas as instâncias de um fenômeno, as informações obtidas podem ser generalizadas pra gerar as leis e teorias científicas
c) Por meio do levantamento de hipóteses, os pesquisadores buscam corroborá-las ou refutá-las, obtendo assim explicações provisórias aos fenômenos estudados
d) Partindo de um número relativamente pequeno de observações de um processo ou fenômeno, chega-se à conclusões sobre as situações não observadas
Alternativa assinalada
5)
A abordagem ___________________ preocupa-se com os aspectos não mensuráveis de um fenômeno, geralmente subjetivos, podendo ser relacionados a valores, atitudes e concepções dos indivíduos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto acima:
Alternativas:
a) quantitativa
b) positivista
c) indutiva
d) qualitativa
Alternativa assinalada

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes