Buscar

Gestão da Segurança Empresarial aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Professor Genésio Gregório
2016.1
GESTÃO DA SEGURANÇA EMPRESARIAL
Gestão da Segurança 
É a parte da gestão global da organização, baseado na abordagem de riscos do negócio, para estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar a segurança empresarial. 
A gestão inclui estrutura organizacional, políticas,
atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos.
Definições
Ativo
Poderíamos defini-lo como qualquer coisa que tenha valor para a empresa.
Confidencialidade.
É a propriedade de que a informação não esteja disponível ou revelada a indivíduos, entidades ou processos não autorizados.
Integridade
Propriedade de salvaguarda da exatidão e completeza de ativos.
A segurança é um conjunto de medidas assumidas para proteger-se de quaisquer atos de violência, como pode ser ataques, roubos, espionagens, sabotagens, etc. A segurança implica a qualidade ou o estado de estar seguro. Com a seguridade se tenta evitar as exposições a situações perigosas e a devida atuação para estar protegido diante de situações adversas.
O termo segurança vem do latim “securitas” e implica minimizar ou eliminar qualquer tipo de risco na vida. Implica os diversos agentes sociais nos processos de avaliação e prevenção de qualquer tipo de risco.
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a insegurança prende-se com a falta ou ausência de segurança.
Segurança Pública é um processo, ou seja, uma sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade, que compartilha uma visão focada em componentes preventivos, repressivos, judiciais, saúde e sociais. É um processo sistêmico, pela necessidade da integração de um conjunto de conhecimentos e ferramentas estatais que devem interagir a mesma visão, compromissos e objetivos.
Art. 144. 
A Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
A segurança privada é o ramo de atividade que tem por objetivo a proteção de patrimônios e/ou de pessoas. 
Enquanto a segurança pública é dever do Estado, a segurança privada é uma faculdade de proteger a si, sua família, seus empregados, seus bens etc., nos limites permitidos pela lei.
A segurança privada no Brasil é disposta pela Lei 7.102/1983 2 , regulamentada pelo Decreto 89.056/1983 3 e Normatizada pela PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.
As atividades de segurança privada são de responsabilidade do Ministério da Justiça, e disciplinadas e fiscalizadas através do Departamento de Polícia Federal - DPF.
São consideradas atividades de segurança privada:
I - vigilância patrimonial
II - transporte de valores 
III - escolta armada 
IV - segurança pessoal 
V - curso de formação
O que é Violência ?
Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico.
A segurança patrimonial é o conjunto de atividades do ramo da segurança que tem como objetivo prevenir e reduzir perdas patrimoniais em uma determinada organização.
É considerada estratégica em determinadas situações, já que as perdas patrimoniais podem cessar as atividades da empresa. Seu valor na cadeia estratégica aumenta de acordo com o valor agregado do produto final comercializado pela empresa.
As tarefas de um processo de segurança patrimonial mais comuns são:
controle de acessos (pedestres, mercadorias e veículos);
controle de materiais e estoque;
prevenção de furtos e roubos;
vigilância ostensiva;
A atividade de segurança patrimonial visa controlar riscos ao patrimônio da entidade e é a integridade física das pessoas.
A segurança física corresponde à constituição de barreiras de forma a evitar, ou retardar, intrusões e garantir uma resposta mais eficaz às mesmas. É o ramo da segurança que visa prevenir acessos não autorizados a equipamentos, instalações, materiais ou documentos. Este tipo de segurança pode ser concretizado através de uma simples porta ou envolver complexos sistemas de segurança onde a tecnologia de ponta é uma constante.
Teoria dos Círculos Concêntricos
17
Segurança Física
Segurança Física
Risco nada mais é que uma ameaça concreta de dano que paira sobre nós em cada momento vivido em nossas vidas e que pode materializar-se em algum momento ou pelo contrário pode que nunca ocorra, porém poucos podem livrar-se dessa ameaça que também podemos denominar como perigo. Tudo aquilo que pode nos provocar algum dano pode ser considerado um risco para nós e para nossa saúde.
Perigo
Fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, meio ambiente, local de trabalho ou a combinação destes.
Risco
Combinação da probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento perigoso. 
 
21

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais