Buscar

DIREITO EMPRESARIAL II ACEITE ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atos cambiais
Atos cambiários. Saque e emissão
O saque é o ato cambial de criação do título de crédito e dá ordem de pagamento ao sacado através da letra de câmbio, é o ato cambiário principal da letra de cambio, sendo o endosso, aceite e aval considerados como atos cambiários secundários.
Saque e emissão
O saque é a operação de emissão da letra de câmbio. Pontes de Miranda, distingue as palavras “criação” e “emissão”, entendendo que a primeira designa o fazimento até a subscrição, e, a segunda, seu lançamento à circulação.
ACEITE - Conceitos
“Aceite é a declaração pela qual o sacado compromete-se
a	realizar	o	pagamento	da	soma	indicada	na	letra	de
câmbio,	dentro	do
especificado.	Passa
a	ser
prazo pela
responsável	direto incondicional.		Consiste
execução na	assinatura
de		obrigação do	sacado	no
anverso da letra e, se lançada no verso, acompanhada de expressão que identifique sua aceitação” (Fazzio)
Aceite é a declaração cambiária manifestada pelo sacado pelo qual aceita a obrigação que lhe é dirigida, tornando- se, então, obrigado a pagar pela letra de câmbio ou duplicata, assim o aceite é o reconhecimento da ordem de pagamento, transformando-se em um devedor cambiário
O sacado é uma pessoa não obrigada a realizar o pagamento da letra, nesse sentido é preciso que o mesmo realize o aceite, como forma de se obrigar diretamente, ficando o sacador obrigado indiretamente.
O aceite deve ser feito com o escrito dos dizeres “aceito” ou “aceitamos”, depois disso o título passa a ser aceito pelo sacado que não poderá retoagir.
O aceite é irretratável. Seu cancelamento antes da restituição da letra equivale à recusa
Se houver mais de um sacado, o tomador deve levar a cada um para que eles realizem o aceite, seguindo a ordem de escrita.
Aceite da letra
É verdade que o cheque, é uma ordem de pagamento, não existe o aceite, pois o banco não tem nenhuma obrigação na relação cambiária e o próprio emitente reconhece a obrigação na emissão do cheque (art. 6° L 7.357/85).
Art. 6º L 7.357/85. O cheque não admite aceite considerando-
se não escrita qualquer declaração com esse sentido
Na nota promissória, que é promessa de pagamento, também não existe o aceite, posto que pela emissão da nota promissória pelo próprio devedor, também reconhece a obrigação.
ACEITE
O aceite é ato:
formal, pois somente pode ser feito no título;
abstrato,	na	medida	em	que	desvinculado	da	relação original,
de	declaração
unilateral	de	vontade,	sendo	uma
declaração cambiária sucessiva.
O		sacador	pode	determinar	que	a	apresentação	ao	aceite não poderá efetuar-se antes de determinada data.
ACEITE
O aceite pode ser feito em qualquer lugar do título, se for no anverso pode constituir-se de mera assinatura, entretanto se for lançada a assinatura no verso, deve identificar o aceite praticado pela expressão “aceito”, "concordo", "prometo pagar" ou outra equivalente (art. 25 LUG; art. 11 L 2.044/1908). ressalta-se que a datação do aceite não é exigência legal.
Art. 25 LUG. O aceite é escrito na própria letra. Exprime-se pela palavra "aceite" ou qualquer outra palavra equivalente; o aceite é assinado pelo sacado. Vale como aceite a simples assinatura do sacado aposta na parte anterior da letra.
Art. 11 L 2.044/1908. Para a validade do aceite é suficiente a simples assinatura do próprio punho do sacado ou do mandatário especial, no anverso da letra.
Local da aposição do aceite
A falta de aceite e a recusa de aceite são institutos distintos.
A falta de aceite caracteriza-se quando não puder ser obtido em razão do sacado não ser localizado pelo portador, inviabilizando a própria apresentação da letra de câmbio. Ex.: morte ou interdição do sacado.
Art. 13 L 5.478/68. A duplicata é protestável por falta de aceite
de devolução ou pagamento
A recusa do aceite (art. 26 e 44 LUG) ocorre quando não existe qualquer impedimento para sua obtenção, tanto que a letra é apresentada, mas o sacado não o firma, não recepciona a ordem de pagamento dada pelo sacador.
Falta de aceite e recusa do aceite
Art. 44 LUG. A recusa de aceite ou de pagamento deve ser comprovada por um ato formal (protesto por falta de aceite ou falta de pagamento).
Art. 26 LUG. O aceite é puro e simples, mas o sacado pode limitá-lo a uma parte da importância sacada. Qualquer outra modificação introduzida pelo aceite no enunciado da letra equivale a uma recusa de aceite. O aceitante fica, obrigado nos termos do seu aceite.
Falta de aceite e recusa do aceite
É lícito ao sacado se recusar a apor a assinatura mesmo que seja lícita a obrigação. Em recusando, a dívida entre sacador e beneficiário vence automaticamente (art. 19, I, L 2.044/1908 e Art. 21 L 9. 492/97 - lei de protestos).
Na recusa do aceite, deve-se protestar o título. Sem o protesto, não poderá o portador executar o sacador, os endossantes e seus respectivos avalistas.
Art. 19 L 2.044/1908. A letra é considerada vencida, quando protestada: I. pela falta ou recusa do aceite; II. pela falência do aceitante.
Art. 21 L 9.492/97. O protesto será tirado por falta de pagamento, de aceite ou de devolução.
Falta de aceite e recusa do aceite
A recusa do aceite autoriza o tomador a cobrar o título, imediatamente, do sacador, posto que, nesse caso, ocorre o vencimento antecipado do título. Todavia, se a letra contiver a cláusula não aceitável, o tomador não poderá apresentá-la ao sacado, para aceite, mas tão somente no vencimento, para o pagamento.
Art. 43 LUG. O portador de uma letra pode exercer os seus direitos de ação contra os endossantes, sacador e outros co-obrigados:
No vencimento: -	Se o pagamento não foi efetuado.
Mesmo	antes	do	vencimento:	-	Se	houve	recusa	total	ou
parcial de aceite;
Falta de aceite e recusa do aceite
Os prazos para efetivação do aceite estão definidos em lei, (arts. 21 e 23 LUG) e são eles:
à vista: é o mero pagamento. O tomador deve procurar o sacado até o máximo de 1 ano após o saque, sendo apresentada não para aceite, mas para pagamento (art. 34 LUG).
Art. 34 LUG. A letra à vista é pagável a apresentação. Deve ser apresentada a pagamento dentro do prazo de um ano, a contar da sua data. O sacador pode reduzir este prazo ou estipular um outro mais longo. Estes prazos podem ser encurtados pelos endossantes.
O sacador pode estipular que uma letra pagável à vista não deverá ser apresentada a pagamento antes de uma certa data. Nesse caso, o prazo para a apresentação conta-se dessa data.
Prazos para efetivação do aceite
Certo termo da vista. Pode-se estipular o pagamento após um certo termo do aceite dado pelo sacado.
Ex.: 30 dias após o aceite. O beneficiário tem até um ano para apresentar o título para o sacado dar o aceite, a partir de então começa a correr o prazo do pagamento (art. 23 LUG).
Passado o prazo de um ano o beneficiário não mais poderá cobrar seu crédito pela letra nem do sacado, tampouco do sacador, somente podendo cobrar deste por meio de algum outro título que comprove a dívida, eis que a letra de câmbio já estará prescrita.
Art. 23 LUG As letras a certo termo de vista devem ser apresentadas ao aceite dentro do prazo de um ano das suas datas.
Prazos para efetivação do aceite
Certo termo da data do saque. Começa a contar o prazo para o pagamento da data que a letra é emitida (art. 21 LUG).
Art. 21 LUG. A letra pode ser apresentada, até o vencimento, ao aceite do sacado, no seu domicílio, pelo portador ou até por um simples detentor.
Data	certa	-	Elege-se	uma	data	que	é	aposta	na	letra	de câmbio. Ex.: pague no dia 20 de janeiro de 2018
Prazos para efetivação do aceite
O prazo de respiro é o lapso de tempo dado ao sacado para que ele decida pelo aceite ou não. Se destina a possibilitar ao sacado a realização de consultas ou a mediação acerca da conveniência de aceitar ou recusar o aceite.
Caso não seja dado até o dia seguinte, será considerado como não aceito.
Art. 24 LUG. O sacado pode pedir que a letra lhe seja
apresentada uma segunda vez no dia seguinte ao da primeira apresentação. Os interessados somente podem ser admitidos a pretender que não foi dada satisfação a este pedido no caso de ele figurar no protesto
Prazo de respiro
Aceite total: o aceitante concorda em pagar o valor total do título e nas condições descritas na cártula (art. 28.1. LUG).
Art.	28	LUG.	O	sacado	obriga-se	pelo	aceite	pagar	a	letra	a	data	do
vencimento.
Aceite Parcial- Há duas espécies de aceite parcial:
a) aceite-limitativo, o sacado aceita apenas parte do valor do título. Diz respeito ao valor do título, pois o sacado não aceita pagar como está determinado na cártula, e faz algum tipo de ressalva, ou seja, o aceitante pode aceitar pagar apenas uma parte do valor estipulado na ordem de pagamento.
Neste caso, o credor terá que protestar por falta de aceite o restante do valor (recusa de aceite), pois haverá necessidade de protesto do valor que não foi aceito pelo sacado a fim de que assim seja possível cobrar do sacador o valor não aceito pelo sacado. (art. 26.1. LUG)
Espécies de aceite
b)aceite-modificativo,	por	meio	do	qual	o	sacado	altera
exemplo, o	seu	vencimento.	Diz	respeito
alguma	condição	de	pagamento	do	título,	como,	por
às
condições do título, como local e data do pagamento (art.
26.2 LUG). Sendo alterada a data do pagamento o beneficiário pode cobrar do sacador na data originária ou do sacado na data alterada, o mesmo quanto ao lugar. Se o credor não acatar o aceite modificativo, ele poderá recusá- lo e neste caso haverá o vencimento antecipado da letra de câmbio (recusa de aceite).
Art. 26 LUG. O aceite é puro e simples, mas o sacado pode limitá-lo a uma parte da importância sacada. Qualquer outra modificação introduzida pelo aceite no enunciado da letra equivale a uma recusa de aceite. O aceitante fica, todavia, obrigado nos termos do seu aceite
Espécies de aceite
Art. 22 LUG. O sacador pode em qualquer letra, estipular que ela será apresentada ao aceite, com ou sem fixação de prazo. Pode proibir na própria letra a sua apresentação ao aceite, salvo se se tratar de uma letra pagável em domicílio de terceiro, ou de uma letra pagável em localidade diferente da do domicílio do sacado, ou de uma letra sacada a certo termo de vista.
O sacador pode também estipular que a apresentação ao aceite não poderá efetuar-se antes de determinada data. Todo endossante pode estipular que a letra deve ser apresentada ao aceite, com ou sem fixação de prazo, salvo se ela tiver sido declarada não aceitável pelo sacador.
OBS.: a cláusula não aceitável não é admitida nas letras de câmbio a certo termo da vista, uma vez que nestas, o prazo de vencimento somente se inicia a partir do aceite.
Espécies de aceite
A intervenção é o ato cambiário pelo que uma pessoa, estranha ou não à letra de câmbio, nela intervém, espontaneamente ou por força de indicação feita pelo sacador, dos devedores indiretos e regresso.
O aceite por intervenção ocorre quando o sacado não faz o aceite porém uma terceira pessoa intervém na relação cambiária fazendo o aceite no lugar do sacado, tornando- se devedor cambiário.
Apesar	de	está	prevista	na	LUG,	é	um	instituto	de	pouco uso.
Aceite por intervenção
Art. 56 LUG. O aceite por intervenção pode realizar-se em todos os casos em que portador de uma letra aceitável, tem direito de ação antes do vencimento.
Quando na letra se indica uma pessoa para em caso de necessidade a aceitar ou a pagar no lugar do pagamento, o portador não pode exercer o seu direito de ação antes do vencimento contra aquele que indicou essa pessoa e contra os signatários subseqüentes a não ser que tenha apresentado a letra a pessoa designada e que, tendo esta recusado o aceite, se tenha feito o protesto.
Nos outros casos de intervenção, o portador pode recusar o aceite por intervenção. Se, porém , o admitir, perde o direito de ação antes do vencimento contra aquele por quem a aceitação foi dada e contra os signatários subseqüentes
Aceite por intervenção
entre
O		aceite	produz	efeitos	importantes	na	relação sacador, o portador e os devedores indiretos.
A irrevogabilidade é regra, mas uma vez dado o aceite, ele ainda pode ser cancelado.
Se o sacado dá o aceite e antes de devolver ao tomador ele se arrepende, pode riscar o aceite, sendo que a dívida vencerá imediatamente.
O sacado até pode recusar o aceite em documento a parte, depois de entregue a letra de câmbio ao tomador, mas valerá apenas para o sacador ou para o tomador, não tendo efeitos o cancelamento para terceiros
Cancelamento do aceite
O cancelamento do aceite está prevista no art. 29 da LUG e segue o princípio da literalidade, o cancelamento do aceite deve vir na letra de câmbio
Art. 29 LUG. Se o sacado, antes da restituição da letra, riscar o aceite que tiver dado, tal aceite é considerado como recusado.
Salvo prova em contrário, a anulação do aceite considera- se feita antes da restituição da letra.
Se porém, o sacado tiver informado por escrito o portador ou qualquer outro signatário da letra de que a aceita, fica obrigado para com estes, nos termos do seu aceite.
Cancelamento do aceite
(EXAME	DE	ORDEM	UNIFICADO	2ª	FASE	FGV)	-	Em	9	de
novembro de 2010, João da Silva adquiriu, de Maria de Souza, uma TV de 32 polegadas usada, mas em perfeito funcionamento, acertando, pelo negócio, o preço de R$ 1.280,00. Sem ter como pagar o valor integral imediatamente, lembrou-se de ser beneficiário de uma Letra de Câmbio, emitida por seu irmão, José da Silva, no valor de R$ 1.000,00, com vencimento para 27 de dezembro do mesmo ano. Desse modo, João ofereceu pagar, no ato e em espécie, o valor de R$ 280,00 a Maria, bem como endossar a aludida cártula, ressalvando que Maria deveria, ainda, na qualidade de endossatária, procurar Mário Sérgio, o sacado, para o aceite do título. Ansiosa para fechar negócio, Maria concordou com as condições oferecidas e, uma semana depois, em 16 de novembro de 2010, dirigiu-se ao domicílio de Mário Sérgio, conforme orientação de João da Silva.
CONTINUA .......
CASO CONCRETO –2017
.......CONTINUAÇÃO DO CASO CONCRETO ? (EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2ª FASE- FGV)
Após a vista, porém, Maria ficou aturdida ao constatar que Mário Sérgio só aceitou o pagamento de R$ 750,00, justificando que esse era o valor devido a José. Sem saber como proceder dali em diante, Maria o(a) procura, como advogado(a), com algumas indagações.	Com base no cenário acima, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.
É válida a limitação do aceite feita por Mário Sérgio ou estará ele obrigado a pagar o valor total da letra de câmbio?
Qual é o limite da responsabilidade do emitente do título?
Quais as condições por lei exigidas para que ele fique obrigado ao pagamento?
CASO CONCRETO - 2017
QUESTÃO OBJETIVA	- 2017
01- QUESTÃO OBJETIVA (EXAME DE ORDEM UNIFICADO FGV) Com
relação ao instituto do aceite de títulos de crédito, assinale a alternativa correta.
(A)	A	duplicata	pode	não	ser	aceita,
fundamentação	pelo	sacado;	neste	caso,
sem	qualquer ele
não	será
responsável pelo pagamento do título.
Para	a	cobrança	de	uma	duplicata	não	aceita,	é
necessária apenas a realização de seu protesto.
O	aceite	de	cheque	é	condição	essencial	para	que	o beneficiário possa executar o sacado.
O aceite de uma letra de câmbio torna o sacado devedor
direto do título.
CASO CONCRETO
CASO CONCRETO: Augusto emitiu uma letra de câmbio no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) contra Bernardo e em favor de seu credor Cardoso, que endossou a cambial para Danilo que ao levar o título a aceite, obteve o aceite parcial modificativo de data de pagamento.
Indaga-se:
Pode o sacado, no caso acima, limitar o aceite?
Quais os efeitos produzidos pelo aceite parcial?
QUESTÃO OBJETIVA	– Aula - 04
01	Em	relação	ao	aceite	nas	letras	de	câmbio	é INCORRETO afirmar:
A	letra	pode	ser	apresentada	até	o	vencimento	pelo portador
ou até por um simples detentor.
É vedado ao sacado riscar aceite já dado, mesmo antes da restituição da letra.
O sacador pode determinar que a apresentação ao aceite não poderá efetuar-se antes de determinada data.
O sacado pode limitar o aceite a uma parte da importância sacada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais