Buscar

casos concretos direito processual civil II

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA – SEMANA 1
Questão Discursiva
Jorge Lourenço procura um advogado e informa que comprou uma televisão de ultima geração (R$ 8.500,00) para sua residência, mas o equipamento não funciona corretamente. Apesar de inúmeros contatos e promessas do fabricante TVJÓIA e seu serviço autorizado de garantia, nenhuma visita técnica foi realizada. Na conversa com o advogado procurado, Jorge Lourenço informa que gostaria de ter o aparelho (ou outro equivalente) funcionando, além de danos materiais e morais pelo ocorrido. O advogado informa a Jorge Lourenço que irá elaborar a Petição Inicial e que o caso seguirá o procedimento comum sumário em Vara, pois de acordo com o CPC, este caso não poderia mais ir aos Juizados Especiais Cíveis da Lei 9099/95.
a) Esta correta a orientação prestada pelo advogado no tocante ao rito ou procedimento adequado ao caso?
R: Não esta correta, a Lei 9099/95 ainda está em vigor, poderá sim seguir em juizado especial. O NCPC modificou os ritos, foi retirado o sumário, e classificando um novo como rito comum quando houver cumulação de pedidos.
b) Sem prejuízo da resposta no item a, qual seria a outra opção para Jorge Lourenço pleitear em perante o Poder Judiciário uma reparação de seus danos?
R: Poderá tanto seguir em rito comum em vara cível, como poderá ir ao juizado especial, se o valor da causa não supera a 40 salários mínimos.
Questões objetivas:
1ª Questão:
De acordo com o NCPC é correto afirmar que:
a) O procedimento comum sumário e ordinário foram transformados em procedimento especial.
b) A petição inicial não pode mais ser emendada.
c) Na petição inicial pode haver indicação de interesse em realizar audiência de conciliação ou mediação.
d) Não pode haver mais indeferimento da petição inicial antes da citação do réu.
2ª Questão:
Com relação ao pedido no processo civil, marque a opção incorreta:
a) O pedido deve ser certo e determinado.
b) É possível pedido alternativo nos casos em que o direito material permite.
c) A cumulação de pedidos diversos contra o mesmo réu só é possível quando houver conexão.
d) A cumulação de pedidos enquanto cumulação de ação gera economia processual.
SEMANA 2
Questão Discursiva
Uma animada conversa entre dois estudantes de graduação em Direito a respeito de uma decisão judicial de 1ª instância que julgou liminarmente improcedente o pedido (antes mesmo da citação do demandado) por estar frontalmente contrária a enunciado de súmula do superior tribunal de justiça ou do supremo tribunal federal chamou atenção de um terceiro estudante, representante de turma do 6º período que achou bem intervir na conversa. Em dado momento, os três alunos fizeram as seguintes manifestações categóricas:
Aluno do 4º Período – O Princípio da Inafastabilidade do Poder Judiciário está acima de qualquer lei ou código, de modo que não pode haver indeferimento liminar de Petição Inicial sem antes ocorrer a citação do demandado futuro réu.
Aluno do 5º Período – O juiz pode sim decidir pela improcedência Liminar do Pedido, mas apenas nos casos de súmula vinculante do STF.
Aluno do 6º Período – O Princípio da Inafastabilidade do Poder Judiciário está acima de qualquer lei ou código, mas isto não torna inconstitucional determinado artigo do CPC, ou mesmo decisão Judicial devidamente fundamentada em casos concreto no âmbito do Processo Civil Brasileiro.
a) Existe alguma manifestação correta acima?
R: Sim, o aluno do 6º período está correto em sua afirmação.
B) Existe diferença entre Improcedência Liminar do Pedido e Indeferimento da Petição Inicial?
R: Sim existe diferença. De acordo com os arts 332 e 330 do NCPC respectivamente.
Questões objetivas:
1ª Questão:
A improcedência liminar do pedido pode ocorrer:
a) Apenas quando houver súmula vinculante ou declaração de inconstitucionalidade pelo STF em sentido contrário.
b) Em casos de enunciado de súmula do STF apenas.
c) Em casos de enunciado de súmula do STJ apenas.
d) Na hipótese de entendimento firmado em incidente de demandas repetitivas. 
2ª Questão:
A respeito da possível audiência de conciliação ou mediação prevista no NCPC para ocorrer antes da resposta do réu, marque a opção correta.
a) Caso não ocorra, resta inviabilizada uma nova marcação para não afetar a celeridade processual.
b) É optativa, não havendo qualqeur sanção para a parte que faltar a referida audiência.
c) O não comparecimento geral revelia automática, além de condenação por má-fé processual.
d) Trata-se dispositivo que tem por objetivo propiciar outros meios para a composição dos interesses das partes.
SEMANA 3
Questão Discursiva
Juan é advogado e está terminando seus estudos complementares de pós-graduação fora do Brasil razão pela qual resolveu contratar um advogado para a defesa de seus interesses em processo judicial no qual fora citado dias antes da viagem, de forma inesperada, segundo ele, sem qualquer nexo de casualidade com as pessoas, fatos narrados na petição inicial. Segundo Juan, trata-se de pedido de reintegração de posse realizado por Jurema, tendo por objeto um sítio em Maricá, município do Rio de Janeiro, onde Juan afirma apenas frequentar em propriedade de seus primos e tios. O advogado contratado, Dr Rafael, tranquiliza Juan e afirma ter descoberto em documentos cartorários na municipalidade o verdadeiro possuidor (ao menos de fato) do referido sítio e que irá realizar a resposta do réu, na modalidade de contestação, tudo nos termos do CPC.
a) Esta correta a modalidade de defesa (resposta) indicada pelo Dr. Rafael? Caso o Juiz entenda pela ilegitimidade passiva de Juan, o processo será extinto sem resolução do mérito?
R: De acordo com o NCPC Sim está correta a indicação do Dr. Rafael. Uma vez a parte contatando a sua ilegitimidade, deverá indicar a parte que realmente será cabível ao processo.
b) Quais os significados dos Princípios de Eventualidade e Ônus da Impugnação Específica para fins do momento processual dos artigos 335 e seguintes do CPC?
R: O poder de defesa que o réu vai ter para apresentar provar para tentar rever a situação. Sabe também ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial. Presumem-se verdadeiros os fatos não impugnados.
Questões objetivas:
1ª Questão:
a) O NCPC eliminou a reconvenção, não sendo mais possível ao réu demandar o autor no mesmo processo.
b) A impugnação ao benefício da gratuidade de justiça agora é tema de contestação.
c) A contestação no NCPC pode ser oral em qualquer procedimento.
d) O revés não pode mais praticar atos processuais antes da sentença, salvo com a anuência da outra parte.
2ª Questão:
Quando houver caso de incompetência relativa do juízo e impedimento do juiz, a defesa do réu deverá ser por:
a) Contestação e exceção respectivamente
b) Apenas Contestação
c) Apenas uma única exceção de incompetência
d) Duas exceções autônomas.
SEMANA 7
Questão Discursiva
Raphael consulta Arthur (seu advogado de confiança) a respeito de uma questão jurídica envolvendo a compra de um veículo, zero quilômetro, que realizou recentemente, a menos de 3 (três) meses. O veículo apresenta defeitos intermitentes, aparentemente relacionados à parte elétrica ou eletrônica do veículo. Rafael informa ao seu advogado que já tentou por todos os meios convencer os responsáveis da concessionária onde foi adquirido, assim como o próprio fabricante do problema. O máximo que conseguiu foi a marcação de mais uma visita e vistoria, nada foi detectado. Assim, Raphael pergunta ao advogado se é possível levar o caso ao poder judiciário, já que ele não tem como provar tecnicamente o defeito, pois é mero consumidor e não conhece de componentes técnicos do veículo. Raphael também informa que pesquisou e encontrou outros casos similares, onde pessoas naturais e jurídicas conseguiram provar o mesmo problema em seus veículos de mesma marca e modelo. Arthur tranquiliza Raphael e informa que irá requerer em juízo as medidas processuais necessárias para a melhor e mais rápida defesa de seus interesses.
a) A quem incumbe,ordinariamente, o ônus da prova em juízo no processo civil?
R: Será de incumbência do código de defesa do consumidor.
Art.373. O ônus da prova incumbe:
I- Ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito;
b) É possível alguma inversão no caso concreto?
R: Sim, por decisão do juiz achando inverossímil a alegação ou se tratando de relação hipossuficiente do consumidor.
Questões objetivas:
1ª Questão:
O princípio do livre convencimento motivado traduz a ideia que:
a) a) O juiz te liberalidade para apreciar e decidir a causa, mas deve fundamentar apenas as sentenças que resolvem o mérito.
b) A motivação interna de convencimento do magistrado legítima sua decisão, não havendo necessidade de externas nas decisões judiciais fundamentação específica da fonte jurídica para o julgamento.
c) As partes tem total liberdade para convencer o juiz dos fatos jurídicos materiais e processuais.
d) Se houver súmula vinculante, não haverá necessidade de interpretação e decisão fundamentada do caso.
2ª Questão:
Marque a opção correta:
a) A parte que alegar direito municipal em juízo poderá ter que provar o teor e vigência, se assim determinar o juiz.
b) O juiz não pode dispensar a prova, mesmo em fatos notórios.
c) Após recente decisão do STF, afora é possível a produção de forçada de provas, desde que seja o último recurso ou expediente para se chegar à sentença de mérito.
d) Aprova documental pode ser arguida como falsa a todo e qualquer tempo, não havendo preclusão a respeito de documentos que já poderiam ter sido juntados aos autos.
SEMANA 8
Questão Discursiva
Carla está desesperada e conversa com Dra. Suzana (sua advogada) que a principal testemunha do seu caso e que deverá comparecer em audiência de instrução futura (mês seguinte) foi hospitalizada para passar por procedimento cirúrgico de alto risco em no máximo 3 (três) dias, conforme atestou o médico em documento próprio. Existe risco de morte, ou mesmo de vida com sequelas cerebrais diversas. O tempo de espera é apenas para os trâmites técnicos e administrativos para a cirurgia, pois se trata de evento futuro certo. Dra. Suzana lamenta o ocorrido com Carla, mas informa que nada pode fazer, pois o NCPC não prevê mais a medida cautelar existente no CPC/73, talvez no máximo peticionar nos autos informando o ocorrido e requerendo o adiantamento da audiência para aguardar a melhor recuperação da testemunha enferma, ou mesmo conseguirem uma testemunha substituta.
Releia e interprete o texto acima para responder aos seguintes questionamentos:
a) Está correta a informação jurídica prestada pela Dra. Suzana?
R: Não está correta a informação jurídica prestada pela advogada, vide art. 449 do NCPC. p. u. (quando a parte ou a testemunha, por enfermidade ou por outro motivo relevante, estiver impossibilitada de comparecer, mas não de prestar depoimento, o juiz designará, conforme as circunstâncias, dia, hora e lugar para inquiri-la).
b) É possível que Atas Notariais possam atestar ou documentar a existência de fatos jurídicos materiais e servirem de meio probatório em juízo?
R: Sim é possível, art. 384 NCPC, a requerimento do interessado (a existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados ou documentados, a requerimento do interessado, mediante ata lavrada por tabelião).
Questões objetivas:
1ª Questão:
Com o NCPC é correto afirmar que:
a) No âmbito dos juizados especiais cíveis estaduais será agora possível provas mais complexas, além de documental, depoimento pessoal e testemunhal.
b) No âmbito do procedimento comum e de acordo com o princípio da concentração dos atos processuais, em regra, as provas devem ser requeridas e produzidas em momentos pontuais, sob pena de preclusão, salvo casos específicos em lei.
c) As provas documentais somente podem ser juntadas na audiência de instrução e julgamento. 
d) A ata notarial está formalizada como meio probatório, mas não houve prova emprestada. 
2ª Questão:
A prova realizada através de exame de DNA:
a) É obrigatória para a parte contrária, pois trata-se de dignidade na pessoa humana.
b) Não é obrigatória, mas pode gerar consequências para quem não se submeter ao mesmo.
c) Não pode mais ser determinada pelos Juízes, sob pena de violação de direito constitucional.
d) Deve obrigatoriamente ser seguida pelo Juiz.
SEMANA 4
Questão Discursiva
Marisa promove ação judicial de indenização por danos materiais e morais em face de Tinoco, seu vizinho. Segundo Marisa, Tinoco tem insistentemente atitudes ilícitas e desrespeitosas com seu animal preferido, um cavalo de estimação chamado “Ventania”. Tais atitudes fizeram com que o animal ficasse em estado de grande agitação, vindo inclusive a se cortar na cerca da propriedade no último mês, o que gerou internação veterinária com cirurgia e medicamentos, Tinoco citado, não ofereceu contestação, o que foi certificado pelo cartório, conforme consta nos autos. Marisa, eufórica e, acompanhando seu andamento processual na internet, liga para seu advogado, informa da revelia e pergunta se com isso, o juiz irá proferir sentença de procedência do seu pedido.
a) Sempre que houver Revelia haverá procedência do pedido?
R: Nem sempre, de acordo com o Art. 345. Quando a parte, sem motivo justificado, deixar de responder ao que Ihe for perguntado, ou empregar evasivas, o juiz, apreciando as demais circunstâncias e elementos de prova, declarará, na sentença, se houve recusa de depor.
b) Caso Tinoco tivesse oferecido Contestação alegando que apenas se defendia de Ventania, pois o animal ameaçava ataca-lo quando passava rente à casa, qual deveria ser a atitude do juiz?
R: Deverá o juiz designar audiência para o saneamento. Vide art. 357 §3 NCPC
Questões objetivas:
1ª Questão:
João é citado em ação proposta por Pedro e realiza contestação alegando falta de pagamento para não cumprir com sua parte no contrato firmado pelas partes. Além disso, também aproveito e está cobrando de Pedro determinada soma em dinheiro, oriundo do mesmo negócio jurídico. Marque a opção que indica as respostas apresentadas por João nos autos do processo.
a) Contestação e reconvenção em petições distintas.
b) Reconvenção e exceção de contrato não cumprido.
c) Contestação e reconvenção na mesma peça processual.
d)Apenas contestação, mas sem reconvenção ou qualquer exceção.
2ª Questão:
A revelia no processo civil:
a) A ausência de qualquer modalidade de defesa do réu
b) O mesmo que efeito da revelia, isto é, toda vez que houver revelia o pedido será julgado improcedente.
c) Ausência de contestação
d) Ausência de comparecimento à audiência de conciliação ou mediação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes