Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (378821) -Empreendedorismo (ADM63)
 Prova: 5428273
QUESTÃO:
1. As franquias vêm atraindo empreendedores que queiram investir na área de alimentação, saúde, beleza e lazer. Estas áreas apresentam uma curva ascendente de crescimento do mercado de franquias como um todo e têm apresentado altos índices de desenvolvimento. Umas das formas de empreender, tendo menos risco, é por meio de uma franquia. Explique o conceito de franquia e apresente um exemplo.
RESPOSTA ESPERADA:
Segundo Baron e Shane (2007), é um sistema de distribuição em que proprietários juridicamente independentes (os franqueados) pagam taxas e royalties a uma empresa controladora (o franqueador) pelo direito de usar sua marca registrada, vender seus produtos ou serviços e, em muitos casos, usar o modelo e sistema de negócios que ela desenvolveu. As academias como a Smart Fit.
FONTE: BARON, Robert A; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007.
QUESTÃO:
2. Um dos primeiros passos para tornar real o sonho de ter o próprio negócio é a elaboração do Plano de Negócio. De acordo com SEBRAE (2016), o Plano de Negócio será o mapa de percurso, e exige do futuro empreendedor persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade. A partir deste contexto, disserte sobre o Plano de Negócios e descreva três de suas funções.
FONTE: SEBRAE. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD>. Acesso em: 19 jan. 2017.
RESPOSTA ESPERADA:
O Plano de Negócios (PN) é um documento macro da empresa, usado para descrever um empreendimento. O PN possui um modelo que pode ser alcançado no site do SEBRAE. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento do negócio. 
O PN possui as seguintes funções:
*permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios;
*aumenta a probabilidade de sucesso da empresa;
*trata-se de um planejamento do negócio que se pretende abrir desse modo, ajuda a encontrar um meio (estratégia) para atingir os objetivos da empresa;
*o Plano de Negócios é um documento escrito que tem por objetivo estruturar as principais ideias e opções que o empreendedor tem para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada; 
*o PN é utilizado para a solicitação de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras, bem como para a expansão da empresa;
*o PN auxilia a vender o projeto.

Outros materiais