Buscar

EXERCICIO - Plano de Cargos e Salários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCICIO (03.11.17)
01. Escolha a alternativa correta para completar a frase abaixo.
__________é o meio pelo qual uma pessoa proporciona satisfação de suas necessidades e de sua família. Para muitas pessoas com atitude instrumental quanto ao trabalho, ele é a principal razão para se trabalhar.
a) Salário indireto            b) Salário direto               c) Salário real     d) Pagamento   e) Salário nominal
02. A definição dos salários em uma organização exige a observância de diversos fatores presentes no contexto organizacional (interno) ou ambiental (externo). Marque a opção que NÃO se refere aos fatores internos.
a) As práticas de remuneração da organização, definidas livremente em função de sua filosofia de gestão e de sua capacidade de pagamento.
b) A política de administração dos recursos humanos, principalmente os aspectos envolvendo cargos, salários e carreiras.
c) As pressões sindicais, a legislação trabalhista, a concorrência e as diretrizes governamentais para correção do salário mínimo.
d) A filosofia de gestão da organização e sua capacidade de pagamento.
e) O programa de remuneração pelo desempenho individual e as políticas internas de promoção, de concessão de reajustes salariais por mérito e encarreiramento.
03. O Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta eficiente e eficaz para atrair e reter o capital intelectual da organização. Sobre essa tecnologia administrativa, é correto afirmar que seus objetivos são:
a) Alinhar a empresa com o mercado consumidor e buscar o equilíbrio interno com a equidade salarial do mercado.
b) Ser justo internamente, compatível com as condições econômicas da organização e competitivo externamente.
c) Desenvolver um plano de recuperação financeira para os colaboradores e estudar uma metodologia capaz de atender todas as necessidades dos colaboradores.
d) Alcançar uma redução salarial.
e) Construir um ambiente com um excelente clima organizacional e alcançar uma redução salarial.
04. O ser humano faz comparações para avaliar suas condutas, não sendo diferente no ambiente empresarial. Nesse contexto surgem expressões como valor relativo do cargo (ou salário relativo) e valor absoluto do cargo (ou salário absoluto). Qual das opções a seguir melhor caracteriza a ideia de valor relativo?
a) É aquilo que o empregado pode comprar com o salário que recebe.
b) Trata-se da disparidade dos salários, interna e externamente (mercado).
c) Representa o montante de recursos financeiros recebidos pelo empregado, tanto na forma de salário quanto na forma de benefícios.
d) É a percepção do peso (importância) do cargo para a organização.
e) Valor relativo considera a relação entre bens e serviços a serem comprados pelos empregados.
05. Um Plano de Cargos e Salários bem estruturado confere à organização uma melhora no clima organizacional decorrente dos equilíbrios interno e externo. Entre as opções abaixo, marque a única resposta correta em relação a implantação de um Plano de Cargos e Salários.
a) Na fase de avaliação dos cargos, o uso de uma consultoria externa não se justifica em face do pouco conhecimento desta pelos cargos da organização.
b) A coordenação da fase de implantação deve ser conduzida de forma obrigatória pelo gerente do setor de Recursos Humanos.
c) O acompanhamento do cronograma torna o processo transparente e de domínio restrito aos gerentes do primeiro escalão.
d) A definição dos prazos relacionados no cronograma de implantação deve ser amplamente divulgada para todos os gestores.
e) O acompanhamento do cronograma torna o processo transparente e de domínio restrito aos diretores e presidente da organização.
06. Na etapa de Planejamento, é definido o cronograma de implantação. Qual das opções abaixo NÂO está relacionada com as fases que constam do cronograma de implantação de um Plano de Cargos e Salários – PCS?
a) Discussão do projeto com as gerências. b) Levantamento dos custos de enquadramento.
c) Definição da estrutura salarial. d) LNT. e) Avaliação dos cargos.
07. Entre as etapas para elaboração de um PCS (plano de cargos e salários) temos o levantamento de funções. Três são as possibilidades básicas, entre as quais o uso da técnica de entrevista. Qual das opções a seguir melhor caracteriza tal alternativa de levantamento de funções?
a) A entrevista envolve a observação direta das atividades no local de trabalho do empregado selecionado para o levantamento de funções.
b) A entrevista é caracterizada pelo envio de um questionário a determinados empregados, de modo que tais empregados possam preencher o formulário e devolvê-lo ao profissional de RH.
c) A entrevista, juntamente com a observação local, envolve uma interação direta entrevistador-entrevistado, com ou sem o uso de um questionário.
d) A entrevista é uma forma de observar, a distância, o trabalho de determinado empregado; trata-se, nesse caso, de uma observação planejada.
e) A entrevista representa-se como uma interação direta entrevistador-entrevistado; trata-se de uma alternativa mais demorada e que envolve maior dispêndio financeiro para sua realização.
08. A Empresa de Exportação Ji-Paraná está fazendo uma atualização de seus cargos e salários. O processo foi iniciado a partir da descrição de cargos, como é recomendado. Para implementar uma descrição eficiente de cargos é necessário considerar:
a) Os requisitos físicos   b) As faixas salariais         c) As tarefas e atribuições d) Os requisitos mentais              e) As condições de trabalho
09. Pedro, Analista de Remuneração da TKY, foi incumbido de realizar a avaliação dos cargos de sua empresa. Para tanto, decidiu escolher um método quantitativo mais aceitável pelos colaboradores e mais utilizado no mercado. O método escolhido foi:
a) Escalonamento  b) Graus escalonados     c) Comparação de fatores d) Graus pré-determinados        e) Pontos
10. O processo de avaliação de cargos tem como objetivo estabelecer os valores relativos de cada cargo a fim de determinar uma hierarquia entre eles. Pelo processo de avaliação, os cargos são analisados e comparados de forma a coloca-los em ordem de importância. Tendo em vista o exposto, quais são os métodos de avaliação de cargos utilizados na administração de cargos e salários?
a) Pontos, escalonamento, escala gráfica e comparação de fatores.
b) Pontos, por objetivos, escalonamento e avaliação prévia.
c) Comparação de fatores, graus pré-determinados, escolha forçada e pontos.
d) Escalonamento, graus pré-determinados, pontos e comparação de fatores.
e) Nenhuma das alternativas.

Outros materiais

Perguntas Recentes