Buscar

CÉLULAS TRONCO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CÉLULAS TRONCO ​
Utilização e ética
Goiânia, 6 de maio de 2014.
Curso de psicologia
Faculdade Estácio de Sá
Ética na Saúde
Professora: Sue
Alunos (as): Analice Elias
 Hellem Lima
 José Divino Sousa
 Katícia Martins Guimarães
 Ruth Lopes Albuquerque
O SÃO CÉLULAS TRONCO?
 São células mãe do corpo responsável por dar origem a todas as outras células. Devido a sua capacidade de reparação e regeneração, hoje são utilizadas no tratamento de várias doenças que necessitam de regeneração de tecidos. 
Têm a capacidade de auto-replicação, ou seja, de gerar cópias idênticas de si mesmas.
Tipos de células tronco
Adultas: extraídas dos diversos tecidos humanos como por exemplo a medula óssea, o sangue, trato intestinal, o cordão umbilical. Nos tecidos adultos também são encontrados células-tronco. 
 O sangue cordão um bical do recém-nascido são células jovens e ainda não sofreram qualquer exposição a vírus, bactérias e meio ambiente. Por isso, possuí uma maior eficiência terapêutica e maior chance de compatibilidade.​
Embrionárias: só podem ser encontradas nos embriões humanos, podem ser encontrados em clínicas de reprodução assistida ou podem ser produzidos através da clonagem para fins terapêuticos.
Qual a importância das células tronco?
Substituir a medula óssea em casos de pacientes que necessitam de transplante.
Tratamento ideal para alguns tipos de câncer, doenças do sistema imunológico ou outros tipos de doenças que levam a disfunção da medula óssea.
Como é feito o armazenamento?
 Após coleta, o sangue do cordão umbilical é processado para obter o maior número de células-tronco e armazenado em bolsas bi-partidas, em seguida criopreservados em nitrogênio líquido a -196ºC, mantendo as células viáveis e funcionais por aproximadamente 20 anos.
Questões éticas
No Brasil, a Lei Federal de Biossegurança nº 11.105 foi regulada em 2005.
O que a Lei de Biossegurança�a visa regulamentar?
 Estabelece as normas e mecanismos de fiscalização que regulamentam qualquer atividade que envolva organismos geneticamente modificados e seus derivados. Seu texto abrange, portanto, desde o cultivo de alimentos transgênicos e a engenharia genética até as pesquisas com células-tronco embrionárias.
Para que fins é permitida a utilização de células-tronco produzidas a partir de embriões humanos?
 É permitida para fins terapêuticos e de pesquisa científica.
Que tipo de embriões podem ser utilizados em pesquisas?
 Apenas os embriões invisíveis � aqueles que, na fertilização in vitro, não são introduzidos no útero da mulher por não possuir qualidade para implantação (podem estar muito fragmentados ou pararam de se dividir) ou por conterem mutações responsáveis por doenças genéticas � e os embriões congelados h� mais de três anos. Em qualquer caso, � necessário o consentimento dos genitores.
A lei brasileira permite a clonagem humana?
 Não. A lei proíbe� a clonagem humana.
A lei permite que o material produzido a partir destas c�lulas seja comercializado?
 Não. A comercialização é crime sujeito � pena de reclusão, de três a oito anos, e multa.
O que diz o artigo da Constituição que os críticos das pesquisas com células embrionárias afirmam ir de encontro ao texto da Lei de Biossegurança?
 O artigo 5� da Constitui��o Federal garante a inviolabilidade do direito à vida. Diz o texto: "Todos s�o iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito � vida, � liberdade, � igualdade, � segurança e � propriedade".
CENÁRIO INTERNACIONAL
 A maioria dos países reconhecem a necessidade de que protocolos de pesquisa com células tronco sejam avaliadas por Comitês de Ética antes de sua execução.
Os Comitês são localizados em Universidades, Centro de Pesquisa e Hospitais.
 Tendência : regularizar internacionalmente a pesquisa com células tronco. O cenário internacional é reforçado pela expectativa de potencialidade terapêutica na pesquisa com células tronco para o tratamento e cura de doenças.
Como funciona a legislação sobre o tema em outros países?
Nos Estados Unidos, � proibida a aplicação de verbas do governo federal a qualquer pesquisa que envolva embriões humanos, a não ser para aquelas feitas com células embrionárias obtidas antes de 2001, quando a lei foi aprovada. 
A Itália proíbe qualquer tipo de pesquisa com células-tronco embrionárias humanas, bem como a sua importação. 
O Reino Unido é bastante liberal quanto a este tema. Sua legislação permite até mesmo a clonagem terapêutica.
Coréia do Sul, Cingapura, Japão, China, Rússia e África do Sul permitem todas as pesquisas com embriões, inclusive a clonagem terapêutica.
 Os únicos latino-americanos a permitir o uso de embriões são�o Brasil e México, mas a legislação mexicana é mais liberal, permitindo a criação de embriões para pesquisa.
Referências bibliográficas
ROCHA, Renata. O Direito à Vida e a Pesquisa em Células-Tronco: LIMITES ÉTICO-JURÍDICOS, Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2008,capítulo 3.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102009000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=pt   acesso  em 05/05/14 às 14:26 horas.
http://hemovida.med.br/ acesso  em 03/05/14 às 10:00 horas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais