Buscar

Relatório sobre Vídeo Porto de Santos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório sobre Vídeo Porto de Santos
Curso: Logistica 
Matéria: Tecnologia da Informação
Prof.ª Debora Batista da Silva Paulo 
Nome: 
O porto de Santos foi inaugurado em 1892 com área inicial de 260 metros de cais e com o passar dos anos o porto foi ganhando uma grande quantidade de volumes e movimentações de cargas sem contar com o terminal de passageiros que é destinado aos navios cruzeiros.
Em 2016 o porto movimentou maios de 113 milhões de toneladas em carga, sendo que opera com duas margens (a margem direita em Santos e a esquerda na cidade de Guarujá).
 Durante muito tempo a movimentação, o carregamento e o descarregamento eram feitos por guindastes e a mão de obra era 100% humana; sendo que os funcionários do porto subiam nos containers com base de 4 a 5 metros de altura, com peso estimado de 12 a 30 toneladas para “travar” uma espécie de calço preso na ponta de 4 cabos de aço, que em seguida era içado pelo guindaste e levado ate o navio; os trabalhadores não usavam nenhum tipo de EPI, correndo todo tipo de acidente e incidente no trabalho. A comunicação entre trabalhadores com relação a carga era através de sinais e gritos, assim poderiam orientar a direção e movimentação das cargas.
Toda essa ausência da automatização e modernização se deu até o ano de 2003, após isso e até o dia atual, o porto de Santos fora automatizando as suas operações; hoje conta com tombadores no terminal de grãos, assim ganhando tempo no descarregamento. 
Com a automação, a segurança e informação no trabalho se tornaram mais eficazes, ao ponto de notar a queda drástica nos números de acidentes que ocorriam sem a automação; isso sem contar que a informação ficou precisa sobre o tempo de armazenagem dos containers nos terminais, controle da carga para saber quem é o cliente final e em qual navio se encontra tal container.

Outros materiais