Buscar

Caso Concreto 6 Processo Civil 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 6
 a) Não, tendo em vista a relação de consumo presente no caso em tela, quando demonstra uma clara hipossuficiência do consumidor diante do fabricante, devendo , pois ser aplicada a inversão do ônus da prova e m favo r do consumidor, nos termos do artigo 6º , VIII do C D C (Lei 8078/03). 
 b) A regra geral está presente n o inciso I do artigo 373 do CPC , que nitidamente dispõe que pertence ao autor o ônus da prova quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu , quanto a existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do Autor. Contudo, no mesmo artigo , e m seu parágrafo primeiro, há a 
possibilidade do magistrado distribuir diversamente o ônus probatório entre as partes presentes na demanda, quando o mesmo verificar nas peculiaridades da causa, uma excessiva dificuldade ou maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário entre os agentes. Ressaltando que a decisão deve ser devidamente fundamentada e que não possa retirar da parte a quem foi atribuído o ônus , a possibilidade de se desincumbir do dever que lhe foi repassado. 
c) Em atendimento ao princípio d a economia processual, é possível a utilização da prova produz ida em outro processo , a chamada prova emprestada, devendo se r verificado na utilização , que a prova tenha sido produz ida entre as mesmas partes, sob pena de infração a o princípio do contraditório (assim a firma parte da dou trina) . 
 Contudo, é importante ressalta r que o S T J já teve a oportunidade de admitir o empréstimo de prova mesmo diante de diferença s das partes no processo d e origem e de destino da prova, afirmando que o essencial seria o respeito a o contraditório e não a identidade subjetiva das duas demandas. Ademais, o empréstimo não encontra limitação pela natureza do processo ou mesmo pela justiça na qual a prova foi produz ida. 
Objetivas:
1- A
2 – A

Outros materiais