Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO II 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II
	Simulado: CCJ0011_SM_201301046868 V.1 
	Aluno(a): FRANCINEIDE FEITOSA DO MONTE
	Matrícula: 201301046868
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 17/10/2017 12:18:56 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301773731)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do controle da administração pública, assinale a opção correta.
		
	
	A prerrogativa atribuída ao Poder Legislativo de fiscalizar a receita, a despesa e a gestão dos recursos públicos abrange somente os atos do Poder Executivo, estando excluídos dessa apreciação os ates do Poder Judiciário
	 
	No exercício de suas funções constitucionais, cabe ao Tribunal de Contas da União julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, como as contas daqueles que provocarem a perda, o extravio ou outra irregularidade que cause prejuízo ao erário público.
	
	Cabe à assembléia legislativa de cada estado da Federação exercer o controle financeiro do governo estadual e das prefeituras, com o auxílio do tribunal de contas do estado respectivo
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	O controle judicial da atividade administrativa do Estado é sempre exercido a posteriori, ou seja, depois que os atos administrativos são produzidos e ingressam no mundo jurídico
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301752048)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ADMINISTRATIVO - PROCESSO DISCIPLINAR - DEMISSÃO DE SERVIDOR PÚBLICO CIVIL - INOCORRÊNCIA DE VÍCIOS OU NULIDADES - IMPROCEDÊNCIA DO WRIT. 1 - A alegação de violação aos princípios do contraditório, ampla defesa e devido processo legal não merece prosperar, pois o impetrante teve garantida a oportunidade de exercer sua defesa, de produzir provas e de ter acesso às informações pertinentes, sendo certo que isto não significa que todos os seus requerimentos devem ser atendidos. Ademais, importante ressaltar a aplicabilidade do princípio do "pas de nullité sans grief", eis que o impetrante não provou ter sofrido qualquer prejuízo efetivo no curso dos procedimentos administrativos. 2 - A alegação de nulidade do processo administrativo disciplinar por excesso de prazo para a conclusão também não merece guarida, pois não há qualquer previsão legal que autorize esta conclusão, além do que, tal questão já se encontra pacificada na jurisprudência do STJ. 3 - Não constitui ilegalidade a instauração de processo de sindicância para a apuração de indícios de irregularidades funcionais, a qual dispensa o exercício do contraditório e da ampla defesa, que somente tem observância obrigatória no processo administrativo disciplinar propriamente dito, de caráter contencioso, onde o impetrante foi formalmente acusado. 4 - A prescrição intercorrente da pretensão punitiva da administração pública também não ocorreu no presente caso, eis que não houve a paralisação do processo disciplinar por mais de 5 anos, nos termos do art. 142, I, da Lei n.º 8.112 de 1990, sendo certo que os prazos gerais previstos na Lei nº. 9.784 de 1999 não são aplicáveis aos processos administrativos regidos por lei específica. 5 - Opino no sentido da denegação da segurança pleiteada no presente writ, nos termos deste parecer. Isso porque, a despeito da alegação de que foi ultrapassado o prazo legal para conclusão do processo administrativo disciplinar, nenhum prejuízo foi apontado em razão do retardamento. Quanto ao tema, este Superior Tribunal de Justiça já se manifestou no sentido de que a extensão do prazo para conclusão do processo administrativo não enseja a nulidade, quando não demonstrado prejuízo à defesa do processado. Considerando a Sindicância e o Processo Administrativo Disciplinar assinale a alternativa correta
		
	
	O Processo Administrativo Disciplinar deve ser instaurado imediatamente quando a sindicância apontar a aplicação de pena de advertência.
	
	O parecer conclusivo da comissão disciplinar é vinculado, não deixando margem para a autoridade superior modificar a pena a ser aplicada.
	
	A sindicância deve obrigatoriamente preceder o Processo Administrativo Disciplinar, sob pena de nulidade de todo o processo.
	 
	A sindicância deve ser instaurada quando se pretende investigar a autoria e os elementos relativos à conduta infracional administrativa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301134822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/CESPE) - Acerca do controle da administração pública, assinale a opção correta.
		
	
	A prerrogativa atribuída ao Poder Legislativo de fiscalizar a receita e a despesa e a gestão dos recursos públicos abrange somente os atos do Poder Executivo estando excluídos dessa apreciação os atos do Poder Judiciário.
	
	Cabe à assembléia legislativa de cada estado da Federação exercer o controle financeiro do governo estadual e das prefeituras, com o auxílio do tribunal de contas do estado respectivo.
	 
	No exercício de suas funções constitucionais, cabe ao Tribunal de Contas da União julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos da administração direta e indireta, bem como as contas daqueles que provocarem a perda, o extravio ou outra irregularidade que cause prejuízo ao erário público.
	
	O controle judicial da atividade administrativa do Estado é sempre exercido a posteriori,ou seja, depois que os atos administrativos são produzidos e ingressam no mundo Jurídico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301734519)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Josicleyton, fazendeiro no sul do Estado de Goiás, possui várias fazendas e propriedades rurais. Algumas delas produtivas e outras mantidas para simples ampliações futuras. Nas proximidades de umas das propriedades improdutivas, existe um assentamento rural cuja população carece de melhores condições de vida. Em razão das condições existentes na região, o Poder Público declarou a propriedade de interesse social para reforma agrária, visto que não tinha utilização real. Em relação à desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária é incorreto afirmar:
		
	
	São requisitos para o cumprimento da função social da propriedade rural o aproveitamento racional e adequado, a utilização dos recursos naturais disponíveis, a observância das regras de relação de trabalho e a exploração que favoreça o bem estar do proprietário e dos trabalhadores.
	 
	A indenização ocorre em Títulos da Dívida Pública resgatáveis em até 10 anos.
	
	A competência para a desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária é exclusiva da União.
	
	A desapropriação por interesse público para fins de reforma agrária não recairá em propriedades produtivas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301637378)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando a responsabilidade civil do Estado e a aplicação da responsabilidade objetiva, é correto afirmar:
		
	 
	As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, independentemente de prova de culpa no cometimento da lesão.
	
	Se o dano for causado por omissão e não por ação do agente, o Estado não está obrigado a reparar o dano ou de indenizar o terceiro prejudicado.
	
	No ordenamento jurídico brasileiro não existem hipóteses onde a responsabiliade civil é atribuída exclusivamente ao Estado, ou seja, independentemente da presençã do elemento subjetivo.
	
	O Estado só responderá por danos causados pelos seus agentes a terceiros, se provado que aqueles agiram com dolo ou culpa.
	
	A culpa da vítima, mesmo que exclusiva, nâo exclui a responsabilidade civil do Estado, porque essa é objetiva.

Outros materiais