Buscar

sinopse 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina
Princípios de Ciência dos Materiais
Prof. Vladilen dos Santos Villar
Acadêmica Jóice da Silva Zanelatto
Princípios de Ciência dos Materiais
Estrutura Atômica – Eletrosfera 
É a parte externa do núcleo do átomo onde se encontram os elétrons que funcionam como nuvens. Num átomo estável o número de elétrons, na eletrosfera, corresponde ao número de prótons e nêutrons.
Estrutura Atômica – Isótopos 
Isótopos são átomos de mesmo número atômico e, portanto de mesmo elemento químico, mas que apresentam diferentes números de massa por possuírem diferentes números de nêutrons. 
Estrutura Atômica – Modelos Atômicos
No modelo do átomo de Bohr, os elétrons se movem ao redor do núcleo em órbitas discretas, a posição de um elétron é definida em termo de sua órbita.
O modelo da mecânica ondulatória, a energia é distribuída em um espaço, tem a probabilidade de encontrar o elétron em uma determinada região.
Estrutura Atômica – Números Quânticos 
Indica o número de camadas ou camadas que são representadas por letras K, L, M, N, O...; Números de subcamadas são representados por letras s, p, d, f (abrigam quantidades diferentes de elétrons); Spin do elétron representa o momento de spin do elétron (forma de girar, exemplo de dois em dois: sentidos inversos).
Configuração Eletrônica
Descreve a estrutura eletrônica de um átomo com todos os orbitais ocupados e o número de elétrons que cada orbital contém.
Princípios da Exclusão de Pauli: dois elétrons em um mesmo átomo não podem ter o mesmo conjunto de números quânticos ⇨ nenhuma orbital pode conter mais de dois elétrons.
Elétrons de valência são aqueles que ocupam a camada mais externa preenchida.
Ligações Químicas
Os átomos se ligam para adquirir configuração semelhante á de um gás nobre, doando, recebendo ou compartilhando elétrons (regra do octeto).
Ligações primárias ou ligações químicas: iônicas, covalentes ou metálicas, são relativamente fortes; E as ligações secundárias: van der waals e hidrogênio, que são fracas. 
Ligações Primárias
Ligações iônicas são átomos com tendência a perder elétrons (metais), pode combinar-se com átomos com tendência a ganhar elétrons (não metais).
Na ligação covalente, as configurações eletrônicas são adquiridas pelo compartilhamento de elétrons entre átomos.
A ligação metálica é encontrada em metais e suas ligas. São ligações que ocorrem entre metais.
Ligações Secundárias
Ligações de Van der Waals são ligações mais fracas que as primeiras, encontradas em gases inertes e estão entre moléculas que são ligadas covalentemente. Elas dão origem a dipolos moleculares.
A ponte de hidrogênio é uma ligação química em que apenas dois elétrons são compartilhados por três átomos, tratando-se, portanto de uma ligação deficiente de elétrons.
Estrutura Cristalina
Os materiais sólidos podem ser cristalinos ou amorfos. O conceito de estrutura cristalina está relacionado á organização dos átomos de forma geométrica. 
São formadas por células unitárias que são sua unidade básica, pois constituem o menor conjunto de átomos associados encontrados numa estrutura cristalina.
Estrutura cristalina de metais: a ligação atômica nos metais tem natureza não direcional. Quanto ao número e posição de átomos vizinhos não há restrições, sendo assim o número de vizinhos é elevado e o fator de empacotamento atômico é denso.

Outros materiais