A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
resmate 2

Pré-visualização | Página 2 de 4

estrutura de concreto armado formada por vigas, lajes e pilares, a força que é aplicada em uma viga, perpendicularmente ao plano de sua seção transversal, no centro de gravidade, com a mesma direção do eixo longitudinal da viga e que pode tracionar ou comprimir o elemento, é a força
		
	
	Torção
	
	Cortante
	 
	Normal
	
	Momento
	
	Flexão
		
	Para o carregamento mostrado na figura, determine na viga AC a posição onde o gráfico do esforço cortante tem uma descontinuidade, sabendo que a reação em A é RA = 13,75 kN.
		
	
	2 m
	
	7,5 m
	 
	5 m
	
	8 m
	
	2,5 m
		
	Para o perfil da figura, determine a tensão máxima, sabendo que a viga está submetida a um momento de 201,6 kNm e as dimensões estão em cm. Dados: I = 9 . 10-5 m4 ;  
 
		
	
	143 Mpa 
	
	234 MPa
	 
	280 MPa
	
	464 MPa
	
	560 MPa
		
	Considere uma viga reta, homogênea e de seção transversal constrante, inicialmente na posição horizontal. A seção transversal em cada extremidade é vertical, ou seja, cada elemento longitudinal possui, inicialmente, o mesmo comprimento. A via é fletida única e exclusivamente pela aplicação de momentos fletores, e a ação pode ser considerada elástica. Para essa situação, com as hipóteses consideradas, analise as afirmações a seguir. I- Qualquer seção plana da viga, antes da flexão, permanece plana após essa flexão. II - Existem elementos longitudinais da viga que não sofrem deformação, ou seja, alteração em seu comprimento. III - Todos os elementos longitudinais da viga encontram-se submetidos a tensões de tração. Está correto o que se afirma em:
		
	
	I, II e III
	 
	I e II
	
	II e III
	
	I e III
	
	I
		
	Determine o momento estático em relação ao eixo y da figura plana composta pelo quadrado (OABD) de lado 20 cm e o triângulo (BCD) de base (BD) 20 cm e altura 12 cm.
		
	
	5200 cm3
	 
	6880 cm3
	
	9333 cm3
	
	6000 cm3
	
	4000 cm3
		
	"Podemos entender o momento estático de uma área como o produto entre o valor do(a) _______ e o(a) _________ considerada(o) até o eixo de referência que escolhemos para determinar o momento estático." As palavras que melhor representam as lacunas que dão o sentido correto da frase são, respectivamente:
		
	
	volume; área
	
	momento de inércia; volume
	
	distância do centróide da área ; perímetro da área
	
	perímetro da área ; área
	 
	área ; distância do centróide da área
		
	Determinar o momento de inércia da superfície hachurada em relação ao eixo x que passa pelo centro de gravidade. (medidas em centímetros)
 
		
	
	986 cm4
	
	1180 cm4
	 
	1024 cm4
	
	1524 cm4
	
	1375 cm4
		
	Considere a figura plana composta pelo quadrado (OACD) de lado 18 cm e o triângulo (ABC) de base (AC) 18 cm e altura 18 cm. Sabendo que o centroide da figura (OABCD) está na posição de coordenadas (9, 14), determine o momento inércia Ix em relação ao eixo x que passa pelo centroide da figura plana (OABCD).
		
	
	4374 cm4
	
	11664 cm4
	 
	230364 cm4
	
	23814 cm4
	
	6804 cm4
		
	Sobre o fenômeno da torção em um tubo quadrado de paredes fina de comprimento L, área média Am , espessura t e módulo de cisalhamento G, pode-se afirmar que:
		
	
	O ângulo de torção diminui com a redução da área média do tubo;
	
	A tensão de cisalhamento média diminui com o aumento do torque aplicado;
	
	A tensão de cisalhamento média aumenta com o aumento da área média;
	 
	A tensão de cisalhamento média diminui com o aumento da espessura de parede do tubo;
	
	O ângulo de torção aumenta com uma redução do comprimento L do tubo;
		
	Uma barra circular vazada de aço cilíndrica tem 1,5 m de comprimento e diâmetros interno e externo, respectivamente, iguais a 40 mm e 60 mm. Qual o maior torque que pode ser aplicado à barra circular se a tensão de cisalhamento não deve exceder 120 MPa?
		
	 
	4,08 KN.m
	
	6,50 KN.m
	
	2,05 KN.m
	
	3,08 KN.m
	
	5,12 KN.m
		
	 Para o carregamento mostrado na figura, determine o valor das reações verticais nos apoios.
		
	
	RA = 8,75 kN e RC = 11,25 kN
	
	RA = 11,25 kN e RC = 8,75 kN
	
	RA = 26,25 kN e RC = 13,75 kN
	 
	RA = 13,75 kN e RC = 26,25 kN
	
	RA = 11,25 kN e RC = 28,75 kN
	Para o carregamento mostrado na figura, determine o valor do momento fletor máximo na viga AC, sabendo que a reação em A é RA =  13,75 kN. 
 
		
	
	25 kNm
	
	75 kNm
	
	26,75 kNm
	
	13,75 kNm
	 
	68,75 kNm
		
	Uma coluna com rótulas nas extremidades, de comprimento L, momento de inércia da seção transversal igual a I e módulo de elasticidade E, tem carga crítica vertical Pcr e apresenta comportamento, em relação à flambagem, segundo a teoria de Euler. Sobre tal coluna, é incorreto afirmar:
		
	
	A carga crítica Pcr é proporcional ao produto EI.
	
	Engastando uma das extremidades e deixando a outra livre (eliminando a rótula), a carga crítica passa a ser ¼ da inicial.
	
	Caso as extremidades sejam engastadas, a carga crítica Pcr quadruplica.
	 
	Caso o comprimento L seja reduzido à metade, o valor da carga crítica Pcr duplica.
	
	Se a seção transversal da coluna for circular e seu raio for duplicado, a carga Pcr resulta 16 vezes maior.
		
	Para o perfil da figura, determine a tensão de cisalhamento máxima, sabendo que a viga está submetida a um esforço cortante de 145,05 kN e as dimensões estão em cm.
Dados: I = 9 . 10-5 m4 ;  
		
	
	30 MPa
	
	35 MPa
	
	45 MPa
	 
	25 MPa
	
	40 Mpa
	
	
		2.
		"Podemos entender o momento estático de uma área como o produto entre o valor do(a) _______ e o(a) _________ considerada(o) até o eixo de referência que escolhemos para determinar o momento estático." As palavras que melhor representam as lacunas que dão o sentido correto da frase são, respectivamente:
		
	
	
	
	
	perímetro da área ; área
	
	
	volume; área
	
	
	distância do centróide da área ; perímetro da área
	
	 
	área ; distância do centróide da área
	
	
	momento de inércia; volume
	
		3.
		Assinale a opção que apresenta a unidade que pode ser utilizada para expressar o momento de inércia de uma superfície plana:
		
	
	
	
	
	 cm2
	
	
	MPa
	
	
	cm3
	
	
	kg.cm
	
	 
	cm4
	
		4.
	
	No exemplo de uma patinadora, ao abrir ou encolher os braços em um movimento de giro, observamos que:
	
	
	
	
	
	Quanto mais distante a área estiver do eixo de rotação, menor resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao encolher os braços, durante o movimento de giro, diminui a velocidade de rotação.
	
	 
	Quanto menos distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao abrir os braços, durante o movimento de giro, diminui a velocidade de rotação.
	
	
	Quanto mais distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao encolher os braços, durante o movimento de giro, diminui a velocidade de rotação.
	
	 
	Quanto mais distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao encolher os braços, durante o movimento de giro, aumenta a velocidade de rotação.
	
	
	Quanto menos distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao abrir os braços, durante