Buscar

PROJETO LUCIANA

Prévia do material em texto

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA
ESCOLA DE NEGÓCIOS
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
BIBLIOTECA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
PROJETO DE INTERVENÇÃO II
Luciana Ramos 
Ceilândia – DF
2017
Luciana Ramos
BIBLIOTECA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
PROJETO DE INTERVENÇÃO II
Relatório Final do Projeto Integrador II apresentado para avaliação na disciplina de Projeto Integrador I Ido Curso de Tecnologia em Gestão Pública da Faculdade Projeção.
Professor Orientador: 
Ceilândia – DF
2017
PROJETO DE INTERVENÇÃO II
Por
Luciana Ramos
Relatório do Projeto Integrador II, aprovado com nota ( ), como requisito parcial para obtenção do diploma em graduação no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Projeção.
__________________________________________________
Prof. MsC. Alonso Luiz Pereira
Coordenador dos Cursos de Administração / TGRH / TGP – Faculdade Projeção de Ceilândia
Ceilândia, DF
2017
DEDICATORIA 
AGRADECIMENTO
RESUMO
ABSTRACT
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO
A biblioteca escolar é um instrumento fundamental de apoio às atividades pedagógicas, através da leitura, os indivíduos são capazes de desenvolver sua criatividade, imaginação e também seu senso crítico, características fundamentais para o convívio em sociedade. O sucesso de uma biblioteca não está somente em um acervo composto de itens de relevância para seus usuários potenciais, pelos profissionais bibliotecários capacitados e especializados, além de um ambiente atrativo e agradável.
O projeto tem a função de mostrar a importância do wifi na biblioteca Carlos Drummond de Andrade, a ser desempenhado na sociedade, embora enfrentam além da escassez de recursos financeiros, também aspectos como: os problemas decorrentes na infra- estrutura, a capacidade do recursos humanos e a adequação dos recursos tecnológicos.
Hoje o perfil dos estudantes que procuram as bibliotecas, mudou ao longo dos anos, que hoje a maioria são concurseiros, que utilizam os computadores para assistirem a vídeo aulas e para fazerem exercícios , por isso a importância das internet nas bibliotecas públicas. Com o acesso as tecnologias não dá para ter uma biblioteca sem rede sem fio(wi-fi) para os estudantes. O livro na estante é importante, mas também eles precisam utilizar a internet para acessar as informações que não encontram nos livros.
O presente trabalho se dispõe a estudar para que tenha uma melhoria na internet e com isso a elaboração de projetos de acordo com a necessidade do público que será atendido. Esse trabalho se justifica pela importância da presença da biblioteca, com a finalidade de formar cidadãos que desenvolvam o hábito e o prazer da leitura.
 
2. IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO.
2.1 Dados oficiais.
EMPRESA
Razão social: BIBLIOTECA PÚBLICA DE CEILÂNDIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Nome fantasia: Centro Cultural de Ceilândia
CNPJ: 
ENDEREÇO
Logradouro: QNN 13, A/E Módulo B
Bairro: Ceilândia Norte
CONTATOS:
Fixo: 61 3372-3150
E-mail: ceilandia.biblioteca@gmail.com
2.2 Histórico
	A Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade, foi inaugurada no dia 02 de dezembro de 1993, é uma instituição de utilidade pública cultural, moderna e informatizada que atende crianças, jovens e adultos das instituições públicas e particulares de ensino, da comunidade em geral e adjacências. 
Tem como missão, ser um centro de informação e promoção da leitura, buscando oferecer um serviço de qualidade aos seus frequentadores com base na igualdade de acesso a todos. Possui um acervo diversificado composto por obras de referência, livros de literatura, didáticos, apostila para concursos, periódicos, mídias entre outros.
2.3 Descrições Dos Produtos / Serviços e Principais Características.
2.3.1 Produtos
	De acordo com Kotler (2006)” Um produto pode ser entendido como tudo que poder ser oferecido a um mercado para satisfazer seu desejo ou necessidade”.
O mesmo (Armstrong, 2007, p. 200), afirma que: “Definimos um produto como algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade. Produtos incluem mais do que apenas bens tangíveis. Definimos amplamente, incluem objetivos físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, ideias ou um misto de todas essas entidades”.
	A organização aludida não oferece produtos.
2.3.2 Serviços.
	Gronroos (2003:65 apud LIMA, 2007) define serviço como: “um serviço é um processo, constituindo em uma série de atividades mais ou menos intangíveis que têm interação com o cliente”.
Já para Kotler e Keller (2006:65 apud LIMA, 2007) Serviço é qualquer ato ou desempenho essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução do serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto.
Serviços oferecidos pela biblioteca:
Espaço destinado à leitura, estudo e pesquisa.
Espaço para exposições e eventos socioculturais
Espaço Multiuso reservado para oficinas, reuniões e estudos 
em grupo.
Espaço do Concursando.
Espaço Digital (em fase de implantação).
Café Drummond (espaço destinado aos usuários para refeições rápidas)
Empréstimos e reserva desses livros/periódicos aos usuários 
cadastrados
Auxílio à pesquisa
Cursos e oficinas
Gibiteca e literatura infantil
Consultoria básica para atuantes em bibliotecas.
Consultoria com orientações básicas na elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Contação de histórias
Palestras, sarais, divulgações etc.
Desenvolvimento de diversos projetos pedagógicos dentro e fora da Biblioteca.
3. REFERENCIAL TEÓRICO
A internet e um conjunto de redes mundial, e o nome tem origem inglesa aonde intervem de internacional e net significa rede, ou seja, rede de computadores mundial. A internet, que pode ser escrita com a primeira letra em maiúscula, ou minúscula e uma rede de computadores interligados, que possibilita o acesso a informações sobre e em qual quer lugar do mundo.
 As tecnologias da informação e da comunidade tem sido fator impactante no dia-a-dia das bibliotecas públicas de frente com a inserção a introdução da comunidade na sociedade da informação, ou seja, os instrumentos das tecnologias da informação e comunicação favorecem as bibliotecas públicas mais facilidade em disseminar a informação sendo um de seus instrumentos: a internet. A internet “é um conjunto de redes de computadores, interligados...” (ROWLEY, 2002, p.187), são computadores conectados em outros computadores numa velocidade de crescimento, favorecendo a “[...] conectividade mundial por meio de uma malha de redes baseadas nos protocolos TCP/IP e Open Systems Interconnection (OSI). Para complementar (Blattmann; Fragoso; Faqueti, 2003) relata que a internet é vista como ferramenta de mídia e possibilita um amplo campo de informação e nesse campo o usuário busca por meio da Web, a informação.
De acordo com Marconi e Lakatos (2010), o referencial teórico permite verificar o estado do problema a ser pesquisado sob o aspecto teórico de outros estudos e pesquisas já realizados, o que permitiu ao pesquisador adquirir o embasamento necessário para desenvolver o estudo. Nas próximas seções, serão expostos os temas que fundamentam e dão consistência à pesquisa proposta. Esse teórico coloca como característica dessa nova sociedade, o paradigma tecnológico: para ele a sua matéria-prima é a informação; há uma ampla penetrabilidade na atividade humana; há convergência e interdependência tecnológicas, resultantes da lógica compartilhada entre diferentes tecnologias, na geração da informação; há uma lógica de redes e, ligado a isso, implica-se a flexibilidade e a capacidade de reconfiguração das organizações, que são aspectos decisivos em uma sociedade caracterizadapor constante mudança e fluidez organizacional. Esse teórico coloca como característica dessa nova sociedade, o paradigma tecnológico: para ele a sua matéria-prima é a informação; há uma ampla penetrabilidade na atividade humana; há convergência e interdependência tecnológicas, resultantes da lógica compartilhada entre diferentes tecnologias, na geração da informação; há uma lógica de redes e, ligado a isso, implica-se a flexibilidade e a capacidade de reconfiguração das organizações, que são aspectos decisivos em uma sociedade caracterizada por constante mudança e fluidez organizacional.
 A Biblioteca Pública é um tipo de biblioteca plenamente aberta a toda a população local e destina-se a coletividade. Segundo Arruda e Chagas (2002), essa biblioteca deve ter todos os gêneros de obras que sejam do interesse da coletividade a que pertence. Ela deve conter, além da literatura em geral, informações básicas sobre a organização do governo e sobre os serviços públicos. Por definição, a Biblioteca Pública pode ser, conforme o âmbito da coletividade em que está implantada, federal, estadual ou municipal, abrangendo esses espaços e desenvolvendo atividades e projetos nos quais está inserida. Essa capacidade de reunir e agregar pessoas, comum ao contexto da Internet, é uma das características principais da Biblioteca Pública. Ao abrir espaço para todos, ela atende a missão de inserir o indivíduo na sociedade e se aproxima da realidade virtual proposta pela era da Web. Nesse quesito, a Biblioteca Pública pode usufruir de meios para organizar, administrar e facilitar o acesso e a recuperação da informação para os seus usuários. Ela não deixa de existir se utilizar a Web apenas como uma ferramenta, e não como um fim.
3.1 Justificativa
Justifica-se a apresentação deste projeto, pois se identificou essa necessidade dos usuários que frequentam o espaço de estudo da biblioteca de utilizar uma rede para acesso a internet na realização de pesquisa, facilitando serviços on line para o cidadão, o projeto oferece pontos de acesso wi-fi, permitindo o acesso gratuito à internet.
4. PROJETO DE INTERVENÇÃO 
4.1 Objetivos 
4.1.1. Objetivo Geral.
 Desenvolver um estudo sobre o tipo de gestão empregado pela empresa em estudo e apresentar um projeto para Solicitar a instalação da rede de wi-fi na biblioteca Carlos Drummond de Andrade. 
4.1.2. Objetivos Específicos.
Apresentar um plano de trabalho para a secretaria de educação para sensibilizar quanto à importância do acesso wi-fi na biblioteca para o público que o frequenta, 
Acompanhar a sua instalação e funcionamento.
Conhecer a estrutura e analisar os tipos de redes existentes.
4.2 - Públicos Alvo 
 
4.3 - Metas 
Coletar as informações.
Analisar os dados coletados.
Solucionar os problemas verificados.
Sugerir a aplicação de métodos eficientes para promover a solução 
Oferecer rede de wi-fi para a comunidade da biblioteca de ceilândia até o segundo semestre de 2018.
4.4 Metodologia
DEFINIÇÃO
Solicitar à secretaria de educação a de rede de wi-fi para os usuários da biblioteca de ceilândia;
PLANEJAMENTO
Fazer um levantamento das necessidades dos usuários de ter acesso à internet sem fio, por meio de aplicação de um questionário, perguntando se eles gostariam que a biblioteca prestasse esse tipo de serviço.
Elaborar um documento para o órgão competente, solicitando a instalação de wi-fi, anexando a pesquisa feita.
EXECUÇÃO
Encaminhar o ofício para a secretaria de educação
CONTROLE
Acompanhar o andamento do documento e verificar se há respostas.
CONCLUSÃO
O recebimento formal da resposta e acompanhamento da instalações.
4.5 Recursos (Materiais) 
 Os recursos materiais para execução do projeto foram: folhas brancas tipo A4 para elaboração de questionários, computador, internet, tinta de impressora e caderno para devidas anotações.
4.6 – Cronograma
4.7 Orçamento
	
4.8 Resultados Esperados (Ou Parciais) 	
Os dados obtidos visam apresentar uma solução para o problema encontrado (falta de rede wi-fi). 
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
KOTLER, Philip. Princípios de marketing/ Philip kotle e Gary Armostrong; Tradução Cristina Yamagami; revista técnica Dilson Gabriel dos Santos. 12ª edição – São Paulo: Perarson Prentice Hall, 2007.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de marketing. 12. Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes