Buscar

Prointer 1 Parcial 2017 1ª serie (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
POLO: Goiânia
ACADÊMICO: 
TUTOR A DISTÂNCIA: 
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
cidade-estado
Maio/2017
�
ACADÊMICO: 
TUTOR A DISTÂNCIA: 
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).
cidade-estado
Maio/2017
�
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO	�
41.	RELATÓRIO DA ENTREVISTA	�
52.	PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO	�
63.	ANÁLISE DA MATRIZ SWOT	�
63.1	PONTOS FORTES	�
63.2	PONTOS FRACOS	�
73.3	OPORTUNIDADES	�
73.4	AMEAÇAS	�
84.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	�
9REFERÊNCIAS	�
10ANEXO I	�
�
�
INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem explanar conhecimentos sobre empreendedorismo e atuação empreendedora. A temática abordada trata-se do comportamento empreendedor de uma microempresária goianiense, Denise Costa. O estudo partiu da entrevista com a mesma, onde abordamos suas características para chegar ao sucesso do seu empreendimento.
�
RELATÓRIO DA ENTREVISTA
Conforme a entrevista percebe-se o quanto Denise Costa, mesmo sem um plano de negócios definido, conseguiu através da sua determinação e paixão pelo seu empreendimento, alcançar o sucesso, satisfação e orgulho para ela e sua família. Hoje, não apenas vende seu produto para suas clientes de varejo, como também no atacado para revendedoras em consignação. Sua capacidade e competência em empreender são características inquestionáveis, como afirma Peter Ferdinand Drucker: “O espirito empreendedor é uma característica distinta, seja de um individuo ou de uma organização”. O início amador e com poucos recursos financeiros, não foi impedimento para o sucesso do seu negócio, o que possibilita conceituá-la uma empreendedora nata, que utiliza ética, responsabilidade e respeito para garantir a fidelização de seus clientes. Ela vem se aperfeiçoando nos negócios, buscando conhecimentos e participando de palestras do SEBRAE, quando possível. Já conseguiu financiamento para ampliar os negócios e continua altiva e determinada em mantê-lo de pé, crescendo cada vez mais.
Por fim, podemos afirmar que a empresária se encaixa no conceito de José Dornelas sobre empreendedor: “É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos, e tem uma visão futura da organização”.
�
PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO
O conceito "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter, em 1945, como a base de sua teoria da Destruição Criativa. Segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalista, que consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa. De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado.
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. O papel do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em um negócio lucrativo.
�
ANÁLISE DA MATRIZ SWOT
Muito utilizada pelas empresas durante o planejamento estratégico e para novos projetos, a Matriz SWOT consiste em uma análise detalhada da situação do negócio no cenário econômico, o que ajuda o empreendedor na tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.
Depois de tanto tempo publicada (século IV a.C.), a obra A Arte da Guerra, de Sun Tzu, virou até livro de autoajuda, mas seus ensinamentos podem ser úteis para qualquer empreendedor. A máxima do livro é: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”. Em tempos de internet e globalização, está cada vez mais difícil conhecer o “inimigo” e até o “autoconhecimento” é uma prática pouco exercitada entre os empreendedores. Por isso é tão complicado ganhar “todas” as batalhas. Empreendedores não podem ser ingênuos e deixar de imaginar que sua empresa está em uma guerra com seus concorrentes para conquistar seu espaço no mercado consumidor. 
PONTOS FORTES
A compra de produtos direto da fábrica, com preços mais baixos, a personalização das peças, o poder de comunicação e simpatia com que trata suas clientes, o compromisso e dedicação da empresária, são os pontos fortes da empresa em análise, que a torna competitiva no mercado.
PONTOS FRACOS
Os pontos fracos estão na falta de planejamento e estudos para enfrentamentos de crises. Por serem peças de ornamentação, costuma-se ser considerado supérfluo e primeiro item a ser cortado quando se fala em crise econômica.
OPORTUNIDADES
As oportunidades surgiram com a exposição na internet, conquistando o interesse de amigas que fizeram a rede de negócio fluir com indicações de consumidora a consumidora. Seu marketing eram as próprias clientes postando fotos das peças que adquiriram e a satisfação em usá-las.
AMEAÇAS
A principal ameaça é a crise econômica no país e a concorrência com empresas que vendem produtos mais baratos e qualidade inferior, o que acaba sendo atraente até reorganizarem os orçamentos. As clientes querem estar enfeitadas gastando pouco, não se importando com a durabilidade do produto.
�
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O empreendedorismo pode ser aprendido e desenvolvido em diversas situações do nosso cotidiano, por necessidade ou por opção em fazer um investimento, e não obrigatoriamente nascer com a pessoa, como se fosse um componente genético ou comportamento exclusivamente nato. A empreendedora em análise começou por necessidade de renda própria e complementar, percebeu possuir comportamentos necessários para gerir seu próprio negócio, superando suas metas com ética, determinação, exigência de qualidade e eficiência, persistência, persuasão, rede de contatos e autoconfiança. Manteve seu negócio mesmo em tempos de crises. É uma empresária que faz acontecer, assume os riscos e solidificou sua empresa no mercado de acessórios de beleza. 
�
REFERÊNCIAS
Castor, B.V,J., Zugman, F, Dicionário de Termos de Estratégia Empresarial, Editora Atlas, p89-91, 2009
CLAVEL, James, Suntzu: A Arte da Guerra. São Paulo: Best Bolso, 2011
Endeavor.org.br/entenda-matriz-swot
McCraw, T.K., Prophet of Innovation, Harvard University Press, p7-9, 2007
MOSSO, Mario Manhães. Pequena Empresa e Empreendedorismo – Eternamente Fênix. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2010, p. 246.
�
ANEXO I 
Questionário
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Denise Semijoias
Endereço: Av Pedro Paulo de Souza N. 750 Ap 1006 Bl D Setor Goiânia 2
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Ramo de Atividades: Acessórios, Bijouteria
Produtos e/ou serviços: Produtos/Bijouteria
Data de Inicio das atividades: Março/2014
Entrevistado: Denise Costa
Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? 
Existem outros empreendedores em sua família? 
Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? 
Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio? 
Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento? 
Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionandosua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? 
De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? 
Como você encontrou a oportunidade de empreender? 
Como você avaliou esta oportunidade? 
Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. 
Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio? 
Quais são suas forças e fraquezas? 
Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? 
O que significa ter ética nos negócios para você? 
Quais os recursos econômico/financeiros você precisou para iniciar o negócio? 
Onde e quando obteve estes recursos? 
Quando e como obteve o primeiro cliente? 
Qual foi o momento mais critico do negócio? Como foi superado? 
Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor? 
A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma? 
Você faria tudo isso novamente? Porque? 
Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso? 
Respostas
A perda do emprego em um banco, onde era gerente, e a necessidade de renda para complementar o orçamento da família.
Sim. Tios, primos...
Após a faculdade
Administração de empresas. Sim, me ajudou a analisar os riscos e vantagens organizar o orçamento que, a princípio, não era muito farto, e a ter coragem de pôr em prática alguns conhecimentos que adquiri na faculdade.
Porque só analisam os riscos, tem medo de fracassar e perder o investimento que fizeram.
Através do meu esforço e dedicação em conquistar novos clientes, inovar meu negócio, tornando-o sólido no mercado e recebendo o retorno que almejo.
A ética no trabalho é fundamental. Valorizar e levar ao cliente produtos de qualidade, demostra respeito e cria uma relação de confiança, e certeza de novas compras.
Buscando aquilo que me encantava, e como sempre amei e usei semijóias, investi no que havia de melhor no mercado. Personalizando algumas peças para terem a minha marca, para fornecer algo diferente e de qualidade para as minhas clientes.
Analisando as tendências de mercado, questionando os riscos e à viabilidade da realização do meu sonho, buscando clientes que se identificassem com as minhas peças nas redes sociais.
 No inicio não. Apenas analisei alguns riscos, investindo em poucas peças para evitar grandes perdas, e à medida que a procura foi aumentando, também aumentei o investimento.
 Era bancária, e lá também trabalhava com vendas, mas os produtos e clientes eram bem diferentes. Geralmente eles vinham até mim, não eu a eles.
 Minha força está no compromisso com meu trabalho e respeito as minhas clientes, a facilidade em me comunicar e a dedicação em deixá-las sempre satisfeitas, em troca da fidelização das mesmas. Também a compra de produtos direto dos fabricantes, me permite dar formas e valores diferenciados às peças. A fraqueza está na falta de tempo que possuo para estudar mais sobre empreender, e na crise econômica do país, que faz com que as pessoas cortem gastos. Como trabalho com acessórios, julgam meus produtos como supérfluo, e é o primeiro corte que fazem quando a crise aperta!
 Não tenho sócios. 
 Significa dar aos meus clientes aquilo que eu gostaria de adquirir. Vendo qualidade, satisfação, confiança e recebo clientes fieis que sempre retornam para comprar mais!
 Como disse, iniciei com pouco! Cerca de R$ 5000,0, que foi suficiente para montar meu primeiro mostruário atraente aos meus clientes.
 Parte do acerto da minha demissão, e parte foi incentivo do meu marido ao meu novo empreendimento de vida.
 Assim que montei meu mostruário, o expus na internet em redes sociais e atraiu a atenção das minhas amigas, que viraram clientes e me indicavam novas.
 Quando se instalou a crise com a troca da presidência do país. A instabilidade econômica me afetou bastante. Todos fizeram cortes de gastos e começam com o que julgam desnecessário, ou supérfluo, e como meu produto de venda é acessório, foi o primeiro corte que minhas clientes fizeram. Apelei para meu poder de negociação, dando descontos e investi em marketing. Deixei de lado as vendas na internet e fui para o contato pessoal com minhas clientes. Elas se sentiram atraídas e satisfeitas com o novo tratamento, descontos, parcelamentos, e consegui manter o fluxo de caixa, sem deixar que a crise me afetasse tanto a ponto de tornar meu negócio inviável!
 Positivo é a satisfação de ver um sonho se tornar realidade, e cada nova conquista é sempre motivo de comemoração e motivação. Negativo é que nem sempre o mercado é propício e temos que arcar com os prejuízos e correr riscos. É preciso estar sempre atento porque não se tem garantia de um salário fixo no final do mês.
 Minha família sempre comemora comigo as conquistas e a satisfação pessoal que ganhei com meu empreendimento. Não tenho mais aquele stress e correria do antigo emprego. Hoje faço meus horários, participo mais ativamente das atividades dos meus filhos e marido, e tenho a motivação deles para continuar superando minhas metas, além do mais, consegui complementar o salário do meu marido e aumentamos nossa qualidade de vida.
 Claro que sim! A satisfação profissional afeta diretamente a pessoal, e isso não tem preço! É muito gostoso trabalhar com o que se gosta, acredita e tem vontade de superar a cada dia. Os lucros vão além do dinheiro!
 Não tenha medo de arriscar! Acredite no seu sonho e no poder que tem em realiza-lo! Observe, analise os prós e contras, mas invista toda sua energia e dedicação nos prós. Trate seus clientes com respeito, como amigos, parceiros de vida e negócios, com ética, e considerando todas as suas vendas, das pequenas às grandes, dê a todos os o mesmo valor. O sucesso da sua empresa depende da satisfação dos novos e dos já fidelizados clientes, não os decepcionem! Cada novo dia será uma nova conquista, por isso tenha em seu trabalho a sua fonte de prazer! Estes são os lembretes diários que faço a mim mesma!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes