Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO 1 CICLO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito. DIREITO EMPRESARIAL
		
	
	Pelo princípio da autonomia, vale nos títulos somente o que neles está escrito. 
	
	Pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado. 
	
	Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento a partir do momento em que ele é posto em circulação. 
	
	Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título de crédito não se vinculam ao negócio que deu lugar ao seu nascimento, independentemente de sua circulação. 
	
	Pelo princípio da autonomia, entende-se o mesmo que literalidade.
	Questão concurso adaptada: De acordo com a legislação vigente acerca dos títulos de crédito, assinale a alternativa incorreta: 
		
	
	Os títulos de crédito típicos (letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata) passaram a ser regidos primordialmente pelo Código Civil 2002, aplicando-lhes as legislações especiais de forma supletiva. 
	
	Atos consubstanciados em documentos apartados não influenciam no conteúdo das obrigações retratadas no título, pois dele não são considerados parte. 
	
	De acordo com o entendimento consolidado do STJ a nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da liquidez do título que a originou. 
	
	Quanto à ordem, o endosso pode ser lançado pelo endossante no verso do próprio título, ou se for no anverso constará a expressão ¿por endosso¿ 
	
	Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento, a partir do momento em que ele é posto em circulação. 
	O título de crédito é um documento escrito e somente se levará em consideração aquilo que estiver nele expressamente escrito. Somente produzem efeitos jurídicos-cambiais os atos lançados no próprio título de crédito. Importante destacar que atos documentados em instrumentos em separado, ainda que válidos e eficazes entre os sujeitos diretamente envolvidos, não produzirão efeitos perante ao portador do título. Trata-se:
		
	
	cartularidade;
	
	documentalidade;
	
	inoponibilidade.
	
	literalidade;
	
	autonomia. 
	
Os títulos de créditos tem como alicerce os seus princípios, tais como: o principio da autonomia, da cartularidade e da literalidade. Em relação ao último princípio citado é correto afirmar que:
		
	
	As exceções pessoais oponíveis pelo sacado contra o sacador não se aplicam ao endossatário beneficiário do titulo.
	
	O beneficiário do titulo pode exercer os direitos correspondentes apenas na medida em que eles são mencionados na cártula. 
	
	A relação jurídica aperfeiçoa-se independentemente da sua causa subjacente.
	
	As alternativas (A) e (B) estão corretas.
	
	O extravio do titulo de crédito gera a perda do direito expresso na cártula.
		
	Em relação ao princípio da literalidade: 
		
	
	Só vale o que está escrito.
	
	Os títulos de crédito são cártulas.
	
	Não permite que as causas sejam invocadas para se opor ao cumprimento do título.
	
	Não admite segunda via.
	
	O Título de Crédito será sempre um documento literal.
PROCESSO CIVIL III
	(NCPC)O réu em defesa ofertou como preliminar a ausência de legitimidade passiva além de compensação como defesa indireta. Da sentença de procedência foram as partes intimadas em 22/05/08 (quinta-feira)por Diário Oficial. Desta forma poderá a parte interpor recurso de: 
		
	
	b. apelação até o dia 05/06/08 porém estará caracterizada a incompatibilidade lógica pois que ofertou como defesa processual a ilegitimidade passiva devendo a apelação não ser recebida; 
	
	d. apelação até o dia 06/06/08, no entanto, estará caracterizada a incompatibilidade lógica da interposição do recurso e fundamentação utilizada em defesa o que fará com que o recurso não seja recebido. 
	
	a. apelação até o dia não caracterizando incompatibilidade lógica o fato de ter ofertado como defesa processual a ilegitimidade passiva eis que sobre a contestação incide o princípio da cumulatividade; 
	
	c. apelação até o dia 12/06/08 não caracterizando incompatibilidade lógica o fato de ter ofertado como defesa processual a ilegitimidade passiva eis que sobre a contestação incide o princípio da eventualidade; 
		
	
	
	Em relação aos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Para aferição da tempestividade do recurso remetido pelo correio, será considerada como data de interposição a data de postagem.
	
	No prazo para interposição de recurso, a petição será protocolada em cartório ou conforme as normas de organização judiciária, ressalvado o disposto em regra especial.
	
	O prazo para interpor todos os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.
	
	O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.
	
	O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.
		
	
	
	
	Pedro ingressou com uma ação de cobrança em face da empresa Monsenhor. Diante da dissolução irregular da empresa, o autor requereu a desconsideração da personalidade jurídica com o objetivo de viabilizar a condenação dos sócios ao pagamento da respectiva dívida. O Juiz indeferiu o requerimento de desconsideração da personalidade jurídica e, após a fase instrutória, condenou a empresa ré a pagar o montante devido. Pedro interpôs recurso de apelação contra a sentença condenatória visando reformar tão a decisão que indeferiu a desconsideração da personalidade jurídica. Diante do caso, assinale a opção correta:
		
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que cabe ao recorrente optar entre interpor agravo de instrumento contra decisões interlocutórias no prazo legal ou impugnar todas as decisões interlocutórias no recurso de apelação em razão da ausência de preclusão das questões incidentes na Lei nº 13.105/2015. 
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que não há mais preclusão das decisões interlocutórias proferidas ao longo do processo.
	
	Pedro agiu equivocadamente, pois, neste caso, operou-se a preclusão temporal considerando que não foi interposto agravo de instrumento no prazo legal, sendo incabível a impugnação da respectiva decisão interlocutória em sede de apelação.
	
	Pedro agiu equivocadamente, pois somente cabe impugnação de decisões interlocutórias, em preliminar de recurso de apelação, quando o recorrente pretender, também, a reforma do mérito julgado na sentença. 
		
	
	Em determinado processo indenizatório movido por José em face de João o juiz julgou procedente em parte para condenar o réu a indenizar no valor de R$30.000,00. O autor se satisfez com a decisão e não recorreu para aumentar a indenização. O réu apresentou recurso de apelação no último dia do prazo. Neste caso o autor poderá:
		
	
	apelação.
	
	embargos de declaração
	
	recurso adesivo.
	
	agravo interno. 
	Acerca dos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa correta:
		
	
	O recorrente poderá, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, desde que não tenham sido apresentadas as contrarrazões recursais.
	
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
	
	O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, apenas como fiscal da ordem jurídica.
	
	A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, salvo nas ações que corram em segredo de justiça.
	
	Dos despachosnão cabe recurso, apenas embargos de declaração.
PROCESSO PENAL II
	VUNESP - 2013 - TJ-RJ - Assinale a alternativa correta a respeito das provas processuais penais 
		
	
	A teoria dos frutos da árvore envenenada está positivada em nossa legislação infraconstitucional
	
	O Código de Processo Penal não admite, nem mesmo excepcionalmente, a prova tarifada como sistema de apreciação da prova.
	
	Fatos axiomáticos são os que dependem de prova
	
	não há nenhum tipo de procedimento no Processo Penal brasileiro que adote o sistema da intima convicção. 
	
	A regulamentação dos meios de prova feita pelo Código de Processo Penal é taxativa, não sendo admitidas provas atípicas ou inominadas
		
	(MPDFT - 2013 - MPDFT - Promotor de Justiça) - Assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	
	O Código de Processo Penal faz distinção entre provas e elementos informativos. 
	
	A prova oral pode, em dadas situações, prevalecer sobre a prova pericial, na avaliação judicial dos fatos que são o objeto da imputação
	
	O Código de Processo Penal considera a fonte independente como exceção à proibição de utilização das provas ilícitas por derivação
	
	O ônus da prova, na ação penal condenatória, recai sobre a acusação. 
	
	Nos termos do Código de Processo Penal, o juiz não pode determinar, de ofício, a produção antecipada de provas urgentes e relevantes, no curso do inquérito policial
	(FCC/2012 ¿ DPE/PR ¿ Defensor Público - adaptada) No processo penal, o réu se defende de fatos, sendo irrelevante a classificação jurídica constante da denúncia ou queixa. A respeito dos institutos da emendatio libelli e mutatio libelli no Código de Processo Penal é correto afirmar: 
		
	
	O Tribunal de Justiça pode receber aditamento em grau de recurso, determinando o retorno dos autos à origem para a nova instrução do feito. 
	
	Quando na instrução advir fato diverso não contido na denúncia, deve o Ministério Público, em alegações finais, requerer a condenação do acusado pelo novo crime. 
	
	A ausência de aditamento, mesmo após a remessa dos autos ao Procurador-Geral de Justiça, na forma do art. 384, § 1º do CPP, obrigará o Juiz a absolver o acusado, em razão da ausência de correlação. 
	
	A alteração na definição jurídica do fato, mesmo sem alteração em sua descrição, exige aditamento da imputação. 
	
	Após o oferecimento do aditamento a defesa terá o prazo de 10 (dez) dias para se manifestar, podendo arrolar testemunhas, requerer diligências e proceder a novo interrogatório do réu. 
	(XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO) Wilson está sendo regularmente processado pela prática do crime de furto. Durante a instrução criminal, entretanto, as testemunhas foram uníssonas ao afirmar que, para a subtração, Wilson utilizou-se de grave ameaça, exercida por meio de uma faca. A partir do caso narrado, assinale a opção correta. 
		
	
	E) Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	B) Não haverá necessidade de aditamento da inicial acusatória, haja vista o fato de que as alegações finais orais acontecem após a oitiva das testemunhas e, com isso, respeitam-se os princípios do contraditório e da ampla defesa. 
	
	C) A hipótese é de mutatio libelli e, nos termos da lei, o Ministério Público deverá fazer o respectivo aditamento. 
	
	A) A hipótese é de emendatio libelli e o juiz deve absolver o réu relativamente ao crime que lhe foi imputado. 
	
	D) Caso o magistrado entenda que deve ocorrer o aditamento da inicial acusatória, se o promotor de justiça e, recusar-se a fazê-lo, o juiz estará obrigado a absolver o réu da imputação que lhe foi originalmente atribuída.
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O Delegado de Polícia, desconfiado de que Fabiano é o líder de uma quadrilha que realiza assaltos à mão armada na região, decide, com a sua equipe, realizar uma interceptação telefônica sem autorização judicial. Durante algumas semanas, escutaram diversas conversas, por meio das quais descobriram o local onde a res furtiva era armazenada para posterior revenda. Com essa informação, o Delegado de Polícia representou pela busca e apreensão a ser realizada na residência suspeita, sendo tal diligência autorizada pelo Juízo competente. Munidos do mandado de busca e apreensão, ingressam na residência encontrando diversos objetos fruto de roubo, como joias, celulares, documentos de identidade etc., tudo conforme indicou a interceptação telefônica. Assim, Fabiano foi conduzido à Delegacia, onde se registrou a ocorrência. Acerca do caso narrado, assinale a opção correta.
		
	
	A realização da busca e apreensão é admissível, tendo em vista que houve autorização prévia do juízo competente, existindo justa causa para ajuizamento da ação penal.
	
	A realização da busca e apreensão não é admissível porque houve representação do Delegado de Polícia, não existindo justa causa para o ajuizamento da ação penal.
	
	A realização da busca e apreensão é admissível, apesar da interceptação telefônica ter sido realizada sem autorização judicial, existindo justa causa para ajuizamento da ação penal.
	
	A realização da busca e apreensão não é admissível, pois derivou de uma interceptação telefônica ilícita, aplicando-se a teoria dos frutos da árvore envenenada, não existindo justa causa para o ajuizamento da ação penal.

Outros materiais