Buscar

História do Direito Caso 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS WEST SHOPPING
Aluno: Robson José da Silva Matrícula: 2016.01.15592-1
Disciplina: História do Direito Brasileiro Prof. Claudio
Curso: Direito Turno: Manhã
CASO CONCRETO 11
A Constituição de 1946 reassumiu o pluripartidarismo como valor, posição o que reforça sua predisposição para a adoção de um regime democrático. Foram os principais partidos do período. PSD – Partido Social Democrático – surgido a partir da máquina do Estado, sob os auspícios da burocracia, dos interventores nos Estados e do próprio Getúlio. PTB – Partido Trabalhista Brasileiro – fundado em setembro de 1945, sob a égide de Getúlio, do Ministério do Trabalho e da burocracia sindical, tendo como objetivo reunir os trabalhadores em torno da política getulista. UDN – União Democrática Nacional – formada em abril de 1945, tem suas origens no Manifesto dos Mineiros de 1943 e na antiga oposição liberal, continuadora da tradição dos partidos democráticos estadual.
A Constituição de 1946 avança mais ainda na questão do voto feminino, tornando obrigatório o voto também para as mulheres independentemente de ter, ou não, função pública.
A Constituição de 1946 permitia que candidatos adversários se elegessem para os cargos de Presidente e Vice-presidente, o que não ocorre com a Constituição atual, que até admite que sejam de partidos diferentes, mas de uma mesma coligação partidária.
É importante ressaltar que inexistiu parlamento no período do Estado Novo. Cancelaram-se todas as formas de representação autônoma dos interesses sociais: os sindicatos foram postos sob tutela estatal, os partidos políticos banidos e o Parlamento fechado, o que acabou por transferir os poderes deste ditador.
No âmbito das democracias liberais, aquela que presa a autonomia individual (direitos fundamentais) e a autonomia pública do cidadão ( participação política) ) está é uma impossibilidade, pois configura exatamente uma ditadura.
Várias são as ditaduras no período, sendo que é possível sem esforço citar as mais conhecidas na Europa Ocidental: o Nazismo na Alemanha, o Fascismo na Itália, o Franquismo na Espanha, o Salazarismo em Portugal. Embora se discuta se realmente o Estado Novo seguia algum modelo específico ( como o polonês, por exemplo), a verdade é que todos estes regimes possuem muitos pontos semelhantes, principalmente o centralismo, a violação aos direitos fundamentais e o uso da violência para sua manutenção.
Tendo sido o AI-5 um documento que institucionalizou a arbitrariedade, concedendo amplos poderes para que o presidente da República atuasse contra os direitos políticos dos cidadãos e contra as liberdades individuais, a metáfora metrológica de tempo negro parece ter sido adequada, pois o período posteriormente veio a ser conhecido como anos de chumbo.
A frase Tradição que se renova naquele contexto representava que a tradição de golpes de Estado mais uma vez se confirmava ( nesse caso, um golpe dentro do golpe ), sem que o país conseguisse resolver seus problemas pela via institucional.
Duas são as características de um Estado Democrático de Direito: garantia de participação política aos seus cidadãos e garantia de usufruo das liberdades individuais. Nesse sentido, o AI-5 é a antítese do Estado Democrático de Direito, pois atacou de forma violenta dois dos seus mais importantes pilares.

Outros materiais