Buscar

fund. socias

Prévia do material em texto

Aluno: SAVYA PEREIRA NOGUEIRA
	Matrícula: 201511457805
	Disciplina: CCJ0089 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS  
	Período Acad.: 2017.2 (G) / SM
	
	
		1.
		As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. Quanto a antropologia, esta centraliza suas observações a partir:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	De questões políticas e sociais para a manutenção do poder;
	
	
	Das conceituações interacionistas de comunidades indígenas;
	
	
	Do aparelho ideológico do Estado
	
	
	Da sociabilidade e das relações de gênero;
	
	
	Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades;
	
	
		2.
		O conhecimento que está baseado na compreensão do mundo através da aprendizagem acumulada de gerações anteriores, muitas vezes implica em juízos pessoais acerca das coisas dos valores. Também conhecido como conhecimento espontâneo. Este conhecimento é denominado de:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Mitologico
	
	
	Religioso
	
	
	Filosofico
	
	
	Científico
	
	
	Senso Comum
	
	
		3.
		Roberto da Matta, em seu livro Relativizando, discute as principais diferenças entre ciências naturais e ciências sociais (e humanas). A compreensão destas questões permite afirmar que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Nas ciências sociais o investigador mantém sob controle o objeto de sua investigação, sem que este reaja a suas formulações.
	
	
	São considerados verdadeiros em ciências sociais apenas os conhecimentos que podem ser reproduzidos em condições controladas.
	
	
	Enquanto os objetos das ciências naturais podem ser considerados complexos, os objetos das ciências sociais devem ser considerados simples.
	
	
	A principal característica das ciências sociais é o estabelecimento de uma distinção fortemente marcada entre a qualidade do sujeito e do objeto pesquisado.
	
	
	Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisado.
	
	
		4.
		A especificidade das Ciências Sociais pode ser observada quanto ao seu objeto e método de estudo e isto as diferencia das Ciências Naturais, por exemplo. Marque a opção abaixo que contempla a especificidade das Ciências Sociais:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	a possibilidade de reprodução em laboratório das experiências sociais históricas.
	
	
	a neutralidade científica absoluta do investigador diante do seu objeto de estudo.
	
	
	a relação dialética entre o investigador e o objeto investigado.
	
	
	a possibilidade de controle e reprodução de fenômenos sociais em laboratório
	
	
	o distanciamento absoluto e a neutralidade científica total entre o objeto de estudo e o observador
	
	
		5.
		"O entendimento do significado da cultura, da relatividade dos hábitos, costumes e valores e da sua transitoriedade poderão tornar o ser humano mais tolerante, pois aquilo que julgamos certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim pode ter diferentes significados em outros lugares, e num outro momento"(DIAS, 2005) . Uma atitude contrária a esta tendência é denominada de:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	difusão cultural
	
	
	relativismo cultural
	
	
	darwinismo social
	
	
	diversidade cultural
	
	
	etnocentrismo
	
	
		6.
		(UNIOESTE) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que
		Quest.: 6
	
	
	
	
	o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.
	
	
	é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
	
	
	relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural.
	
	
	relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
	
	
	relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
	
	
		7.
		Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Religiosa, tradicional e carismática.
	
	
	Racional-legal, tradicional e carismática.
	
	
	Racional-legal, afetiva e carismática.
	
	
	Racional-legal, tradicional e valorativa.
	
	
	Racional-legal, tradicional e burocrática.
	
	
		8.
		"A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, (...) numa palavra, opressores e oprimidos têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta." Karl Marx Segundo Marx, a atual luta de classes, típica da sociedade capitalista se configura entre:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Nobreza e Plebe
	
	
	Proletariado e Nobreza
	
	
	Burguesia e Proletariado
	
	
	Nobreza e Clero
	
	
	Burguesia e Nobreza
	
	
		9.
		(Uema 2012) Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das ciências, adotou o Positivismo. Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo de Auguste Comte.
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Busca da singularidade e objetividade "sociedade concebida como mutável, visto que não há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido."
	
	
	Nenhuma das assertivas acima.
	
	
	Busca da complexidade e singularidade "sociedade e seus sistemas não atemporais. Privilégio da parte sobre o todo."
	
	
	Busca da objetividade e neutralidade "sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização."
	
	
	Busca da complexidade e dualidade "sociedade concebida como prenhe de conflitos e contradições; há uma circularidade entre todo e parte, ou seja, um determina o outro simultaneamente."
	
	
		10.
		Ordem e progresso são questões fundamentais que norteiam a teoria Comtiana. Assim como na Europa, o positivismo teve grande influência no Brasil, sendo demonstrado em símbolos como nossa bandeira, nosso Hino. Deste modo é correto afirma que:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	O positivismo foi uma corrente que valorizava as ciência e exaltava a razão.
	
	
	O positivismo apenas está no lema da bandeira.
	
	
	O positivismo apenas é contextualizado na Europa.
	
	
	O positivismo explicava a diversidade cultural no Brasil.
	
	
	O positivismo não teve relevância na formação do pensamento sociológico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes