Buscar

PROCEDIMENTO Produtivo

Prévia do material em texto

PROCEDIMENTO 
 Matéria-Prima 
 Quando houver necessidade ou vantagem da utilização de nova matéria-prima quer para elaborar novo produto ou para substituir algum em uso, o Gerente Técnico solicita, amostra de matéria-prima ao setor de compras. Toda amostra de matéria-prima recebida é encaminhada para o controle de qualidade para ser registrada. 
 Todas as amostras deverão vir acompanhadas do Boletim Técnico e FISPQ do produto. 
 A critério do Gerente Técnico, algumas matérias-primas poderão ou não ser avaliadas numa formulação laboratorial no laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento. 
 O Gerente Técnico também é responsável por aprovar ou não a nova matéria-prima baseada nos resultados e, uma vez aprovada, a mesma deverá ser codificada de acordo com o procedimento para Codificação de Matéria-prima, Embalagens, Produtos Acabados e Intermediários - PSGI-015. 
 O controle de qualidade emite o parecer técnico no formulário Ficha de Avaliação de Matéria-Prima (F-004) comunica ao setor de Compras (através deste formulário) que deverá providenciar o cadastro de fornecedores. . Após a aprovação da Matéria-Prima, o controle de qualidade abre uma ficha do produto com suas especificações para o controle do recebimento da mesma. 
Embalagem 
Quando houver necessidade da utilização de novas embalagens, a Diretoria e ou Gerente Técnico solicita amostras ao setor de Compras. Todas as amostras de embalagens recebidas são encaminhadas ao Gerente Técnico para sua avaliação. 
 Teste de Resistência 
Encher os galões ou baldes (e reservar por 7 dias) com Tecryl D3, não deverá haver nenhum tipo de vazamento e ruptura nas alças. Afixar etiquetas de testes de embalagens, identificando a data de inicio e termino de teste. 
 Bombonas plásticas de 05 litros – testar resistência com relação ao volume e vazamento. 
Encher as bombonas com água, vedar e verificar, após 03 dias. 
 Potes e frascos plásticos de 250, 500, 900, 1000, 1500 ml – deverão ser testados quanto às condições de vazamento. 
Colocar água até a metade do pote e vedá-lo com a tampa e colocar de cabeça para baixo. 
 Latas de flandes redondas e retangulares de 1/16, 1/18, ¼ de galão - deverão ser testados quanto às condições de vazamento. 
Encher a embalagem com água, vedar e colocar de cabeça para baixo. 
 Caixa de papelão – deverão ser testadas quanto ao seu tamanho e gramatura. 
Os testes deverão ser feitos com as próprias embalagens a serem condicionadas na caixa. 
 Tambores – inspeção visual. 
Litografia e Serigrafia – A arte deve ser defina pela Diretoria, a aprovação das mesmas após a confecção é de responsabilidade da Diretoria e do Gerente Técnico. 
 Questões Ambientais e de Segurança - Deverá ser observado as condições ecológicas das embalagens. A embalagem não deve apresentar riscos de segurança quando do manuseio. 
PROCEDIMENTO 
Aquisição de matérias-primas e embalagens: 
A compra de materias-primas e embalagens são realizadas de acordo com as vendas efetuadas. 
No caso da necessidade de aquisição de materias-primas e embalagens, o comprador faz a coleta de preços, condições de pagamento e prazo para retirada do produto, junto aos fornecedores cadastrados, conforme a listagem de insumos e embalagens por fornecedores F006. A cotação é feita via telefone ou e-mail. 
A quantidade a ser comprada é analisada criticamente por pelo menos dois Diretores, devido ao fluxo de caixa. A aprovação da mesma será evidenciada através da própria ordem de compra emitida. Após a compra é provisionado os pagamentos pelo setor financeiro. 
As compras deverão ser efetuadas num prazo máximo de 48 horas, qualquer dificuldade na efetivação da compra e no prazo de entrega deverá ser comunicado ao Gerente Comercial a fim de não afetar a programação de entrega, para que providências sejam tomadas junto ao cliente caso não seja possivel manter o prazo de entrega. Esta comunicação é verbal e ou por e-mail a decisão registrada na própria ordem de compra. 
A ordem de compra deve conter, entre outros dados o nome comercial do produto e condições comerciais. 
Após a emissão da Ordem de Compra (OC), o comprador envia uma cópia da ordem de compra ao fornecedor quando solicitado, por qualquer meio e mantém uma cópia no setor para o responsável pelo recebimento matéria-prima realizar a conferencia no ato do recebimento da compra. Por ocasião do recebimento do produto, o responsável pelo recebimento faz a inspeção de recebimento confrontando a ordem de compra com o produto recebido e procede conforme o procedimento Inspeção de Recebimento -.Após o recebimento encaminha a NF para o setor de compras para análise no que se refere à parte contratual, em caso de divergências o mesmo toma as devidas providencias junto ao fornecedor formalizando de maneira a permitir a perfeita rastreabilidade do assunto através de registros na própria ordem de compra, sempre que possível deve ser solicitado uma formalização por escrito. Estando tudo correto, é realizado o registro de entrada do produto no sistema e a ordem de compra é enviada para o setor administrativo financeiro para o fechamento da compra e registros de contas a pagar. 
Em caso de Não-Conformidade é aberto um Relatório de Não Conformidade, Ação Corretiva e Preventiva –F019, quando houver devolução do produto, esta ordem de compra é encerrada e é aberta uma nova para reposição do produto. 
No caso do cancelamento do pedido, se houver uma nova compra, a mesma terá o mesmo tratamento de um novo pedido. 
Aquisição de Serviços
A contratação de Serviços que afetam a qualidade é efetuada diretamente pela área responsável, via Instrumento Contratual, Proposta Comercial ou Pedido Verbal. 
Para esta contratação são observados os critérios de Avaliação, Seleção e Qualificação de Fornecedores, dispensando-se o processo de emissão de Ordem de Compra. 
A identificação e rastreabilidade destes serviços são efetuadas mediante seus registros contratuais e/ou documentos pertinentes. 
PROCEDIMENTO Planejamento e controle da Produção
Após o aceite do pedido, o Gerente Comercial envia para o setor de PCP o Relatório de Saída de Notas para a Transportadora por pedidos, para acompanhamento dos mesmos e planejamento da produção. 
A critério da Diretoria e do Gerente Comercial, alguns produtos, atendidos nos últimos três meses com constância (produtos de alto giro), são mantidos em estoque para pronta entrega.
Para os produtos que não são de alto giro, este são produzidos de acordo com os pedidos dos clientes. 
No caso da necessidade da fabricação tanto para estoque quanto para atender pedido o responsável pela produção emite a OF cadastrando-a de maneira a permitir a rastreabildade do produto, observando e analisando os seguintes critérios: 
- Prazo de entrega; 
- Tempo de processo; 
- Tempo de controle da qualidade; 
- Disponibilidade de equipamento. 
De acordo com as prioridades o Supervisor de Produção de posse da OF, distribui as tarefas para os auxiliares de produção que solicitam as pesagens das matérias-primas ao almoxarifado, segundo a Instrução de Trabalho IT-005 e procede a produção de acordo com as instruções de processo descrita na própria OF. As várias etapas do processo são registradas pelo auxiliar de produção nos campos apropriados da ordem de fabricação.
Durante o processo produtivo os produtos serão inspecionados pelo Controle de Qualidade seguindo as especificações mencionadas na OF no item inspeção de processo. Nesta etapa do processo o Supervisor de Produção e ou Controle de Qualidade poderá em caso de não atendimento as especificações ajustar o produto adicionando ou não matérias-primas ou reajustando processo de fabricação para atendimento as especificações contidas na OF. 
Ao Término do processo produtivo, é encaminhada uma amostra de aproximadamente 300 ml do produto devidamente identificada, juntamente com a OF ao Controle de Qualidade para realização da inspeção final. 
É de responsabilidade do Controle de Qualidade a análise e a aprovação doproduto final, determinando as características indicadas na OF, segundo os MA´S mencionados na ficha de controle de qualidade de produto acabado. 
O Controle de Qualidade analisa o produto verificando as especificações mencionadas nas OF´s. Ocorridos os testes se aprovado o produto, é liberado para enlatamento, através da própria OF. Caso haja ensaios complementares realizados após 24 horas os mesmos serão realizados, caso haja alguma divergência em relação a especificação um não conformidade será aberta para a tratativa do problema. 
Em caso de reprovação é responsabilidade do Controle de Qualidade emitir um relatório de não conformidade, segundo o PSGI-021. O Gerente Técnico poderá ou não mandar reprocessar o produto, com ou sem adições de matérias-primas, dentro das faixas das tolerâncias mencionadas na OF. 
Todos os funcionários do Controle de Qualidade estão aptos para aprovar ou não o produto. 
O Controle de Qualidade cadastra os resultados nas fichas de controle de qualidade de produto acabado. 
Após o enlatamento e rotulagem do produto, o Supervisor de Produção da baixa nas matérias-primas no sistema e encaminha a OF juntamente com o produto para almoxarifado de produto acabado para a estocagem e posterior registro de entrada. A OF fica arquivada no setor de expedição Para todos os processo citados acima o operador deverá observar os cuidados com a Segurança como um todo, estar devidamente protegido com o seu uniforme e EPI´s para sua segurança, deverá ser observado os cuidados de preservação dos mesmos. 
2- Para todos os processo citados acima o operador deverá observar os cuidados com o Meio Ambiente. Tais como: Coletar e descartar corretamente os resíduos sólidos e líquidos gerados.
PROCEDIMENTO 
 Identificação e Rastreabilidade 
 O nº da Ordem de Compras (OC) é a rastreabilidade da matéria-prima. 
 Se por ocasião do recebimento da matéria-prima, a ordem de compra tenha vários itens de um mesmo fornecedor e algum item ficar pendente, o responsável pelo recebimento após a liberação do recebimento, retorna a OC para o setor de compras, até que todos os itens sejam atendidos. A rastreabilidade será feita pelo número da OC 
barra ( / ) item recebido. Se a matéria-prima não for toda do mesmo lote, o número da OC identifica cada lote com uma barra e uma letra. Nº OC / ITEM / LOTE.
As amostras das matérias-primas coletadas para análise, são identificadas através de etiqueta de Identificação contendo: nome do produto, nº OC, lote, quantidade e data do recebimento. 
Após a aprovação da matéria-prima a mesma recebe uma etiqueta verde “APROVADO”, com os dados de entrada do produto, visando atender a rastreabilidade do processo. 
 Os produtos em processo, intermediários e acabados são identificados e rastreados tomando como base o número da ordem de fabricação que é considerado o número do lote (OF/lote) em todos os estágios da produção. As matérias-primas que entram na sua composição são rastreadas através do número da OC. 
 Para os serviços que afetam diretamente a qualidade do produto, sua identificação e rastreabilidade serão efetuadas através dos registros dos contratos efetuados. 
 Durante a operação de acondicionamento dos produtos da JL BUENO, as embalagens são etiquetadas. Na etiqueta constam, entre outros, o nome e código do produto e o número do lote .
Durante o processo de fabricação dos produtos, os dispersores, containers, tambores, tachos, baldes e outros, onde foram acondicionadas as matérias-primas são identificados através da etiqueta “EM PROCESSO” esta etiqueta fica fixada nos containers. Cada etapa do processo finalizada é assinalada pelo o operador no campo indicado, visando manter identificado a atual situação do produto em produção. 
 Após o término do processo e após a aprovação do Controle de Qualidade, a etiqueta em processo continua identificando os containers, até o enlatamento do produto. As embalagens dos intermediários aprovados pelo Controle de Qualidade, são identificados com a etiqueta de verde “Aprovado Inspeção de Recebimento” onde no campo da OC é colocado o numero da OF. As sobras de produtos aprovadas são identificadas com a etiqueta de produto. 
 A Ordem de Fabricação (OF) da JL BUENO, contém campo para os números da OC, das matérias-primas e para os números das OF's dos produtos intermediários. O encarregado pela pesagem transcreve para a OF o número da OC da matéria-prima, ou o número da OF do produto intermediário ou produto acabado contido na etiqueta de identificação, todos os produtos aprovados deverão conter a etiqueta de aprovação. O produto que estiver com etiqueta de produto acabado está aprovado para uso.
Preservação de Produto 
Manuseio 
De forma a prevenir danos e deteriorização / contaminação das matérias-primas, as mesmas são manuseadas com os cuidados necessários para garantir a integridade das suas embalagens. As matérias-primas utilizadas, na sua grande maioria, são produtos químicos. Desta forma, o manuseio destes materiais deverão ser realizados utilizando-se equipamentos de proteção individual, fornecidos pela empresa. 
- O mesmo cuidado deverá ser tomado para os produtos intermediários e finais durante o processo produtivo. 
- Para o manuseio de produtos e matéria-prima poderão ser utilizados suportes de tambores e paleteiras observando-se os devidos cuidados para não contaminar, rasgar ou amassar as embalagens dos produtos.
Armazenamento 
- As matérias-primas são armazenadas em área de almoxarifado, cobertas e ventiladas, devendo ser colocadas sobre pallets. 
- Para sacarias de papel, plásticos, tambores e bombonas, são mantidas as embalagens originais. Para aquelas recebidas a granel como solvente, seu armazenamento é efetuado em graneis, tanques ou tambores.
Controles de Recepção e Expedição 
- As matérias-primas recebidas são estocadas no almoxarifado e identificadas segundo este procedimento. Os produtos acabados deverão permanecer nas áreas do almoxarifado de produto acabado, os produtos a serem expedidos deverão permanecer na área de expedição até que sejam enviados ao cliente. 
Áreas de Estocagem 
- A JL BUENO utiliza-se de depósitos para matérias-primas, produtos intermediários e acabados, bem como áreas demarcadas, nestes locais. 
- As áreas definidas permitem o correto armazenamento dos produtos e matérias-primas no tocante à sua proteção contra danos e avarias, garantindo sua correta preservação. 
- A JL BUENO utiliza-se ainda da metodologia “ Primeiro que entra é o primeiro que sai ” garantida no momento da entrada dos itens no estoque.
Identificação dos Materiais 
As matérias-primas, produtos intermediários, produtos finais e embalagens, inclusive os produtos não conformes, possuem identificação de sua situação de inspeção segundo os critérios descritos neste procedimento. As codificações utilizadas para as matérias-primas e produtos finais e intermediários encontram-se definidas no Procedimento .
Avaliação Periódica dos Materiais Estocados 
- Devido ao alto giro de estoque, a JL BUENO optou por efetuar a avaliação periódica dos produtos acabados e das matérias-primas em estoque. Todo mês é realizada uma inspeção visual no estoque de produto acabado e de matérias primas. 
Em caso de produto com validade vencida, a mesma é identificada com uma etiqueta de validade vencida, e é comunicado ao responsável pelo Controle de Qualidade para as providencias tais como: 
 Matéria-prima - deverá ser solicitado ao fornecedor a revalidação da mesma ou em alguns casos poderá ser revalidada pelo Controle de Qualidade da JL BUENO. 
- Revalidação pelo Fornecedor – O documento de revalidação enviado pelo fornecedor ficará anexado ao Pedido de Revalidação (PR). 
- Revalidação da JL BUENO – O controle de qualidade registra os resultados da análise na ficha de controle de qualidade. 
- A matéria-prima sendo aprovada a mesma é identificada com a etiqueta verde “APROVADO”. 
 Produto acabado - deverá ser solicitado ao Controle de Qualidade a revalidação produto. Sendo revalidado umaobservação com o número do PR é registrado no formulário de controle de qualidade de produto acabado. É emitido uma nova etiqueta com o novo prazo de validade para identificação do mesmo. 
Embalagem 
- As matérias-primas são mantidas nas suas embalagens originais, sendo substituídas em caso de vazamento do produto. 
- Os produtos intermediários e acabados são embalados segundo os termos da Instrução de Trabalho IT-003 – Filtragem, Enlatamento e Rotulagem do Produto. 
- A JL BUENO considera como item crítico as embalagens dos seus produtos. Tais materiais são testados quando da sua qualificação, segundo o PSGI-011.
Preservação 
- De forma a evitar a contaminação dos produtos, são mantidas as embalagens originais das matérias-primas. As mesmas somente são substituídas em caso de danos. 
- As matérias-primas e produtos não-conforme são segregados em áreas específicas identificadas para esta finalidade. 
- Os produtos acabados são identificados com as etiquetas de forma a permitir seu correto transporte e armazenamento nas dependências do cliente. 
- Todos os produtos são mantidos em pallets ou prateleiras. 
 Entrega 
- A proteção da Qualidade dos produtos fabricados pela JL BUENO, até sua entrega ao cliente é garantida mediante a utilização de embalagens adequadas e do uso de subcontratados qualificados para o seu transporte.
Por ocasião da expedição, o responsável verifica as condições de preservação das embalagens e dos produtos, bem como as identificações dos mesmos, dados do pedido de vendas / DANFE, e condições dos veículos destinados ao seu transporte, onde é aprovado ou não a sua adequação, tendo como base o check list de transporte para produtos perigosos conforme a tabela II. 
- No momento da expedição dos produtos, o conferente responsável entrega ao transportador o DANFE e a Ficha de Emergência com recomendações a serem seguidas em caso de acidentes. O mesmo carimba com o carimbo de Inspeção da Expedição o verso do espelho da NF visando aprovar ou não a adequação do transporte.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes