A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
39 pág.
ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Pré-visualização | Página 1 de 18

ATENÇÃO FARMACÊUTICA
	 1a Questão (Ref.: 201502734168)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na dispensação dos MIP, é essencial que o usuário receba orientações a respeito dos aspectos relacionados ao seu tratamento. Qual das alternativas a seguir não é caracterizada como possível orientação?
		
	
	c) Duração do tratamento
	 
	d) Não informar as possíveis reações adversas para não assustar o paciente.
	
	b) Modo de ação do(s) medicamento(s)
	
	a) Administração (como, quando, quanto)
	
	a) Interações com outros medicamentos e/ ou alimentos
		
	 2a Questão (Ref.: 201502734184)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a ação terapêutica do Ambroxol?
		
	
	a) Anticoagulante
	 
	a) Mucolítico
	
	c) Antiinflamatório
	
	b) Analgésico
		
	 3a Questão (Ref.: 201502737739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação aos erros de medicamentos, marque a alternativa que estaá relacionada a este problema.
		
	
	Embalagens;
	
	monitoramento e uso de medicamentos.
	
	A prática profissional;
	 
	Farmácia hospitalar;
	
	Rótulos;
		
	 4a Questão (Ref.: 201502731756)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual das alternativas corresponde às atribuições do profissional farmacêutico?
		
	
	d) Divulgar resultados de exames ou métodos de pesquisa sem comprovação científica
	
	c) Fornecer ou permitir o fornecimento de medicamento ou drogas, para uso diverso da sua finalidade
	 
	a) Informar e orientar o paciente sobre a utilização correta do medicamento
	
	e) Fornecer medicamentos, ou seus correlatos, drogas insumos farmacêuticos, alimentos e dietéticos, contrariando normas legais
	
	b) Dispensar medicamento sujeito a prescrição sem identificação de seu nome ou fórmula
		
	 5a Questão (Ref.: 201503300227)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Que classe de laxantes não deve ser utilizada por mais de sete dias sem recomendação médica devido ao risco de causar dependência, irritação e/ou dano permanente na mucosa intestinal?
		
	
	Formadores de bolo fecal
	 
	Estimulantes
	
	Nenhuma das alternativas
	
	Emolientes
	
	Não há contraindicação no uso de nenhuma classe de laxantes
		
		
	 2a Questão (Ref.: 201502731758)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma criança de 5 anos recebeu a prescrição de Amoxicilina 250mg, três vezes ao dia, durante três dias. Qual dos itens a seguir expressa o tipo de Problema Relacionado com o Medicamento (PRM), nesse caso?
		
	
	c) Fármaco não indicado para a patologia
	
	e) Dose inadequada
	 
	b) Duração do tratamento inadequada
	
	a) Frequência de administração inadequada
	
	d) Medicamento não é seguro para o paciente
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201502733760)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o M.S. (Ministério da Saúde) como pode ser definido os OTCs?
		
	 
	a) Aqueles cuja dispensação não requerem autorização, ou seja, receita expedida por profissional
	
	d) Aqueles cujo não pode dispensar por não requererem autorização, ou seja, receita expedida por profissional
	
	b) Aqueles cuja dispensação requerem autorização, ou seja, receita expedida por profissional
	
	c) Aqueles cuja dispensação não requerem autorização, ou seja, receita expedida por farmacêutico
		
	 5a Questão (Ref.: 201502734188)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O indivíduo está apresentando diarréia e recebe a orientação para realizar a reidratação oral. Qual paciente que deverá ser ter cautela?
		
	
	c) Pacientes entre 10 até 18 anos
	
	d) Paciente com Hanseníase
	 
	b) Pacientes Hipertensos e Diabéticos
	
	a) Paciente com tuberculose
		
	 1a Questão (Ref.: 201503638504)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A interação medicamentosa vem se tornando uma atividade cada vez mais séria dentro dos hospitais, podem prolongar o tempo de internação de um paciente. Por definição, interação medicamentosa ocorre quando um fármaco interage com outro, podendo, na totalidade dos casos, potencializar a ação dos medicamentos. O risco de interação não tem correlação ao número de fármacos prescritos para um paciente, bem como se esse paciente está hospitalizado os riscos tendem a aumentar com a politerapia.
	
	Erros de medicação são considerados como quaisquer eventos preveníveis que podem levar ou causar o uso inapropriado de medicamentos ou dano a usuários, quando sob o controle de profissionais da saúde, usuários ou consumidores. A ocorrência de erros acontece basicamente quando o dano acomete o paciente gerando prejuízo à saúde e ao tratamento.
	 
	Há possibilidade de que eventos adversos raros, porém graves, não sejam identificados nos estudos do medicamento realizados anteriormente ao registro. Portanto, há um consenso que parte do processo de avaliação da segurança dos medicamentos precisa ocorrer na fase pós-comercialização. Quanto mais forte for o sistema nacional de farmacovigilância e de notificações de Reações Adversas a Medicamentos, mais provável será que decisões regulatórias equilibradas sejam tomadas para uma pronta liberação de novos medicamentos, com a promessa de avanços terapêuticos.
	
	A morbimortalidade relacionada a medicamentos é um importante problema de saúde pública. Atenção farmacêutica é a provisão responsável da farmacoterapia com o objetivo de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. A prática da atenção farmacêutica pode reduzir todo e qualquer problema relacionados a farmacoterapia.
	
	As ações do farmacêutico , no modelo de atenção farmacêutica, na maioria das vezes, são atos clínicos individuais. Desta forma, as sistematizações das intervenções farmacêuticas dentro de um sistema não contribui para um impacto no nível coletivo para a promoção do uso seguro e racional de medicamentos.
		
	 2a Questão (Ref.: 201503312368)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: 
I - Dentre as principais causas de não adesão ao tratamento pelo paciente, pode-se destacar: Efeitos não esperados; Medo da farmacodependência; Não confiança no médico; Não confiança no medicamento; Não consciência da gravidade da enfermidade; Uso demasiado de medicamentos; Conselhos para abandono do tratamento; Além de outras informações inadequadas. 
II - Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM) são problemas de saúde vinculados somente ao resultado negativo da terapêutica farmacológica do paciente e que interferem ou podem interferir nas respostas de saúde esperadas. 
III - A atenção farmacêutica consiste em um conjunto de práticas realizadas pelo farmacêutico, visando à orientação do paciente quanto ao uso correto de medicamentos. Essa prática é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um serviço indispensável na relação paciente-medicamento. 
IV - O Acompanhamento farmacoterapêutico é o cuidado exclusivo do farmacêutico, com o usuário, que visa garantir que o paciente obtenha os melhores resultados possíveis do tratamento por meio de seus medicamentos e atinja os objetivos terapêuticos desejados. Após terapia medicamentosa instituída ao usuário é de responsabilidade do profissional farmacêutico o acompanhamento e monitoramento da efetividade, segurança e adesão a terapia. 
V - Seguimento do Tratamento Farmacológico personalizado é a prática profissional na qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do paciente relacionadas com os medicamentos. Isto se realiza mediante a detecção, prevenção e resolução de problemas relacionados com os medicamentos (PRM). Este serviço implica um compromisso, e deve ser fornecido de forma continuada, sistematizada e documentada, em colaboração com o próprio paciente e com os demais profissionais do sistema de saúde, com o objetivo de alcançar resultados concretos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.