A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
39 pág.
ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Pré-visualização | Página 17 de 18

a dispensação através de ordens verbais e sem prescrição ou restrição deste tipo de dispensação apenas em situações de emergência;
	
	V-V-F-F-V
	
	V-V-V-F-F
	
	V-F-V-V-V 
	
	V-F-F-V-V
	
	V-V-V-F-V
		
	5a Questão (Ref.: 201501460858)
Marque a alternativa correta:
		
	
	Todas as respostas anteriores.
	
	Quaisquer sangramentos sem as características de uma menstruação normal são chamados de hemorragias. 
	
	Ciclo menstrual pode apresentar anormalidades quanto ao: intervalo entre os fluxos; á duração; á intensidade;
	
	Metrorragia é caracterizado como evento ginecológico onde ocorre sangramento sem ritmicidade ou periodicidade; 
	
	A hemorragia uterina disfuncional é geralmente causada por disfunção ovariana e ausência de ovulação, acompanhando-se de irregularidades do ciclo menstrual; 
		
	 2a Questão (Ref.: 201502361624)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	As ações do farmacêutico , no modelo de atenção farmacêutica, na maioria das vezes, são atos clínicos individuais. Desta forma, as sistematizações das intervenções farmacêuticas dentro de um sistema não contribui para um impacto no nível coletivo para a promoção do uso seguro e racional de medicamentos.
	
	A interação medicamentosa vem se tornando uma atividade cada vez mais séria dentro dos hospitais, podem prolongar o tempo de internação de um paciente. Por definição, interação medicamentosa ocorre quando um fármaco interage com outro, podendo, na totalidade dos casos, potencializar a ação dos medicamentos. O risco de interação não tem correlação ao número de fármacos prescritos para um paciente, bem como se esse paciente está hospitalizado os riscos tendem a aumentar com a politerapia.
	
	Há possibilidade de que eventos adversos raros, porém graves, não sejam identificados nos estudos do medicamento realizados anteriormente ao registro. Portanto, há um consenso que parte do processo de avaliação da segurança dos medicamentos precisa ocorrer na fase pós-comercialização. Quanto mais forte for o sistema nacional de farmacovigilância e de notificações de Reações Adversas a Medicamentos, mais provável será que decisões regulatórias equilibradas sejam tomadas para uma pronta liberação de novos medicamentos, com a promessa de avanços terapêuticos.
	
	A morbimortalidade relacionada a medicamentos é um importante problema de saúde pública. Atenção farmacêutica é a provisão responsável da farmacoterapia com o objetivo de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. A prática da atenção farmacêutica pode reduzir todo e qualquer problema relacionados a farmacoterapia.
	
	Erros de medicação são considerados como quaisquer eventos preveníveis que podem levar ou causar o uso inapropriado de medicamentos ou dano a usuários, quando sob o controle de profissionais da saúde, usuários ou consumidores. A ocorrência de erros acontece basicamente quando o dano acomete o paciente gerando prejuízo à saúde e ao tratamento.
		
		
	1a Questão (Ref.: 201502024556)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: 
I - Apesar da ampliação e difusão dos conceitos de Atenção Farmacêutica deve-se ressaltar que este movimento pode substituir a Farmácia Clínica. Os principais autores descrevem a Farmácia Clínica como uma prática que facilita a interação do farmacêutico com o usuário do sistema de saúde, facilitando um melhor acompanhamento dos pacientes, controlando a farmacoterapia, prevenindo, identificando e solucionando problemas que possam surgir durante esse processo. Enquanto que Atenção Farmacêutica é uma especialidade da área da saúde, que descreve a atividade e o serviço do farmacêutico clínico para desenvolver e promover o uso racional e apropriado dos medicamentos e seus derivados. 
II - A Atenção Farmacêutica baseia-se principalmente no acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes, buscando a obtenção de resultados terapêuticos desejados por meio da resolução dos problemas farmacoterapêuticos, procurando-se definir uma atividade clínica para o farmacêutico, tendo o paciente como ponto de partida para a solução dos seus problemas com os medicamentos 
III - Racionalização terapêutica é o processo que compreende a prescrição apropriada, a disponibilidade oportuna e a preços acessíveis, a dispensação em condições adequadas e o conjunto de doses indicadas, nos intervalos definidos e no período de tempo indicado de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade. Os medicamentos devem ser tomados de acordo com: suas necessidades clínicas, doses apropriadas, por período de tempo correto e ao menor custo para si a para a comunidade. 
IV - Os elementos identificados a partir dos entendimentos prioritários dos grupos de trabalho da I Oficina Nacional de Atenção Farmacêutica explicitam aspectos fundamentais da realidade, traduzida, entre outras, pela seguinte constatação: Deficiências na formação, excessivamente tecnicista, com incipiente formação na área clínica; Descompasso entre a formação dos farmacêuticos e as demandas dos serviços de atenção à saúde, tanto públicos como privados e nos diferentes níveis, bem como daquelas referentes ao setor produtivo de medicamentos e insumos necessários ao âmbito da saúde; Falta de diretrizes e escassez de oportunidades de educação continuada. 
V - O termo Problemas Farmacoterapêuticos pode ser definido como qualquer evento indesejável que apresente o paciente, que envolva ou suspeita-se que envolva a farmacoterapia e que interfere de maneira real ou potencialmente em uma evolução desejada do paciente. 
		
	
	Estão corretas as afirmativas II, III, V
	
	Estão corretas as afirmativas II, IV, V
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV
	
	Estão corretas as afirmativas III, IV, V
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, IV
		
	 2a Questão (Ref.: 201501457339)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Uma das finalidades da função administrativa Organização é :
		
	
	Analisar as condições dos ambientes interno e externo . 
	
	Definir missão , visão , e objetivos da empresa .
	
	Estabelecer padrões de mensuração para os resultados alcançados pela empresa . 
	
	Distribuir tarefas e recursos entre os integrantes da empresa .
		
	 3a Questão (Ref.: 201502369313)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	São medicamentos isentos de prescrição usados em caso de gripe e resfriados, EXCETO:
		
	
	Antipiréticos e Analgésicos.
	
	Anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs).
	
	Anti-histamínicos.
	
	Descongestionantes nasais.
	
	Antivirais.
		
	 4a Questão (Ref.: 201501470249)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação a Farmacovigilância assinale as alternativas corretas.
		
	
	Definido como um erro de decisão ou de redação, não intencional, que pode reduzir a probabilidade do tratamento ser efetivo ou aumentar o risco de lesão no paciente, quando comparado com as praticas clínicas estabelecidas e aceitas.
	
	A farmacovigilância protege as populações de danos causados por produtos comercializados, por meio da identificação precoce do risco e intervenção oportuna. 
	
	Resposta nociva a uma droga, não intencional, que ocorre nas doses usais para profilaxia, terapêutica, tratamento ou para modificação de função fisiológica.
	
	Qualquer desvio no preparo e administração de medicamentos mediante prescrição médica, não observância das recomendações ou guias do hospital ou das instruções técnicas do fabricante do produto. 
	
	Embora sejam formulados para prevenir, aliviar e curar enfermidades, os produtos farmacêuticos podem produzir efeitos indesejáveis, maléficos e danosos. 
		
	 5a Questão (Ref.: 201502223513)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: