Buscar

Paulo Cezar Pinheiro Carneir1

Prévia do material em texto

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, após se propor a um estudo com o objetivo de aferir se as reformas legislativas havidas em meio ao movimento de acesso à justiça foram fiéis às premissas iniciais, assevera que o desenvolvimento dessa empreitada depende da apresentação de proposta que contenha os quatro grandes princípios que devem informar o real significado da expressão acesso à justiça. São eles, exceto:
	
Quest.: 1
		Isonomia. 
		
2.
	
O "acesso à Justiça" é uma preocupação constante dos juristas, especialmente dos processualistas. Neste sentido, no âmbito do "Projeto Florença", ainda nos anos 70 do século passado, os Profs. Cappelletti e Garth elaboraram importante pesquisa acerca das barreiras a este acesso em diversos países, tendo identificado três "ondas" no movimento para o acesso efetivo à justiça. Assim, é ERRADO afirmar:
	
Quest.: 2
resposta		Os Profs. Cappelletti e Garth concluíram que os meios para melhorar o "acesso à Justiça" exigem sempre a criação de órgãos jurisdicionais e a uniformização do procedimento, devendo ser desencorajados a mediação ou outros mecanismos de interferência apaziguadora.
		
3.
	
Foi proposta ação de conhecimento por Paulo em face de Francisco. O feito correu seu itinerário regularmente até que os autos foram conclusos para decisão. O juiz proferiu sentença. No curso do prazo para recorrer surgiu um novo Código de Processo Civil, excluindo o preparo prévio como condição de admissibilidade do recurso. Aponte a alternativa CORRETA:
	
Quest.: 3
	
	Resposta 3	o recurso é apreciado à luz da legislação vigente à época de sua interposição;
4.
	
Analisando o princípio constitucional da inafastabilidade do controle jurisdicional, marque o item correto:
	
Quest.: 4
		
		aplica-se ao processo civil e significa que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário qualquer lesão ou ameaça a direito.
		
.
5.
	
No que concerne a Resolução n. 125 do Conselho Nacional de Justiça, que trata sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, tem-se por base as seguintes premissas: I. O direito de acesso à Justiça (artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição) implica, além da vertente formal perante os órgãos judiciários, acesso à ordem jurídica justa. II - Cabe ao Judiciário estabelecer política pública de tratamento adequado dos problemas jurídicos e dos conflitos de interesses, que ocorrem em larga e crescente escala na sociedade, de forma a organizar em âmbito nacional não somente os serviços prestados nos processos judiciais mas também os que possam sê-lo mediante outros mecanismos de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação. III - A cláusula compromissória e o compromisso arbitral são espécies de acordos cabíveis na mediação e na conciliação.
	
Quest.: 5
		Somente as proposições I e II estão corretas.
				
		
6.
	
No que concerne à evolução histórica da implementação da mediação, assinale a alternativa correta: I. A primeira iniciativa legislativa em direção aos meios alternativos de solução de conflitos ganhou forma com o Projeto de Lei (PL) nº 4.827/1998, oriundo de proposta da Deputada Zulaiê Cobra. II. O mediador auxilia as pessoas em conflito a identificarem, por si mesmas, alternativas de benefício mútuo, indicadas para as hipóteses em que se desejem preservar ou restaurar vínculos, ou seja, aquelas situações em que a pauta subjetiva interfere diretamente na objetiva e, por isso, deve ser tratada como tal. III- É o processo pelo qual as partes envolvidas no litígio buscam, de forma direta e sem a interveniência de uma terceira pessoa, chegar a uma solução consensual.
	
Quest.: 6
		
		Somente as I e II estão corretas.
		
7.
	
O princípio da inércia da jurisdição:
	
Quest.: 7
		é relativo podendo ser mitigado conforme a discricionariedade do juiz.
		é consequência do princípio constitucional de devido processo legal.
		está presente mesmo na instauração de inventário de ofício.
		é absoluto, sem possibilidade de sofrer qualquer forma de mitigação.
		pode ser mitigado na jurisdição voluntária, mas não na contenciosa.
8.
	
São princípios da Jurisdição, exceto:
	
Quest.: 8
		
	Delegabilidade.
		
9.
	
De acordo com o art. 92 da CRFB/88, são órgãos do Poder Judiciário, exceto:
	
Quest.: 9
		o Ministério Pùblico.
		
10.
	
(FGV/PC/DELEGADO/2010) - Com relação ao tema Poder Judiciário analise as afirmativas a seguir: I. Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil. II. A competência dos tribunais estaduais será definida na Constituição Federal, sendo apenas a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça. III. O Tribunal de Justiça não poderá constituir câmaras regionais, devendo funcionar de forma centralizada, a fim de assegurar igualdade de acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo. Assinale:
	
Quest.: 10
		
		a) se somente a afirmativa I estiver correta.
		
	
Sobre o Código de Processo Civil de 2015 é correto afirmar: I. Dentre os objetivos da norma está o de priorizar a conciliação, incluindo-a como o primeiro ato de convocação do réu a juízo, uma vez que proporciona larga margem de eficiência em relação à prestação jurisdicional. II. As mudanças pensadas pela comissão de juristas quando da elaboração do novo texto objetivam não enfrentar centenas de milhares de processos, mas, antes, desestimular a ocorrência do volume atual de demandas, com o que visa tornar efetivamente alcançável a duração razoável dos processos. III. Houve a preocupação em sintonizar as regras legais com os princípios constitucionais.
	
Quest.: 1
		Todas as opções estão corretas.
		
2.
	
Sobre a teoria constitutiva ou unitarista do ordenamento jurídico é correto afirmar:
	
Quest.: 2
		
		A jurisdição é a função do Estado que busca a justa composição da lide, caracterizada pela exigência de subordinação do interesse alheio ao interesse próprio, bem como pela resistência da outra parte.
		
3.
	
Questão. Assinale a alternativa correta, que diga respeito à natureza das leis processuais:
	
Quest.: 3
		normas públicas, cogentes e instrumentais.
		
4.
	
São princípios da Jurisdição
	
Quest.: 4
		
		Devido processo legal, isonomia e inafastabilidade
		
5.
	
São princípios da arbitragem, exceto:
	
Quest.: 5
		Inafastabilidade do controle jurisdicional.
		
6.
	
No que concerne à jurisdição e a seus equivalentes, assinale a opção correta.
	
Quest.: 6
			
		Nas hipóteses de jurisdição voluntária, embora não haja litígio entre os envolvidos, o julgador deve observar a legalidade estrita na apreciação do pedido.
		
7.
	
São características ou princípios da Jurisdição:
	
Quest.: 7
		
		Inércia e substitutividade.
8.
	
Nos procedimentos de jurisdição voluntária:
	
Quest.: 8
		o juiz não é obrigado a observar critério de legalidade estrita, podendo adotar em cada caso a solução que reputar mais conveniente ou oportuna.
		
9.
	
Sobre os Órgãos do Poder Judiciário, analise as assertivas: I. No Brasil, os órgãos que compõem o Poder Judiciário ocupam‑se, principalmente, da função jurisdicional, à exceção do Conselho Nacional de Justiça, que possui função administrativa e regulamentar. II. O Conselho Nacional de Justiça não é considerado órgão do Poder Judiciário. III. Os Tribunais e Juízes Militares não são órgãos do Poder Judiciário.
	
Quest.: 9
		
		Apenas a afirmativa I está correta.
		.
10.
	
Qual é o órgão do Poder Judiciário que cabe o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário:
	
Quest.: 10
		Conselho Nacional de Justiça.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes