Buscar

Cadeia de Suprimentos.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cadeia de Suprimentos
Aula 01
01 - São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Coordenação Inter Organizacional¿.
R - É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos.
02 - Podemos dizer que são Blocos dos Fluxos Básicos: 
R - Demanda, Suprimento e Caixa
03 - Em vez de focar os relacionamentos individuais, o conceito de cadeia de suprimentos:
R - dá uma visão geral do fluxo de bens e serviços do fornecedor ao usuário final e o fluxo de pagamentos e informações em direção oposta.
04 - Menor custo de capital possível é a estratégia direcionada para a minimização do nível de investimento do sistema logístico. Essa estratégia visa: Marque a alternativa correta.
R - Utilizar parte desse capital para aquisição de matérias primas com a finalidade de baixar o preço mediante a aquisição de lotes maiores.
05 - Qual das definições abaixo melhor representa o conceito de Supply Chain Management?
R - Integração estratégica externa e interna da empresa em diferentes Cadeias de Valor, estendendo a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos seus fornecedores e clientes.
06 - É correto afirmar que é um exemplo de feedback negativo
R - A redução da demanda em relação à previsão
07 - A Logística pode ser entendida como: Marque a opção INCORRETA
R - Disponibilidade de produtos no tempo e no espaço, com a integração de informações, controle de estoques, armazenagem, expedição, transporte, distribuição e TI.
08 - Escolha a afirmação INCORRETA.
R - Um desempenho logístico integrado nem sempre produz melhores resultados que funções gerenciadas individualmente, sem coordenação entre si, constitui o paradigma fundamental da Logística.
09 – Dados informam que a empresa ProntoLog foi multada e seu Gestor demitido sem justa causa, haja visto que não assegurou o fornecimento de peça importante para o sistema WMS, do armazém logístico. A partir da informação acima, analise as alternativas abaixo e Marque a resposta correta em relação as atividades de um Gestor em SCM.
R – Esta situação poderia ser evitada se o Gestor realiza-se visitas técnicas para verificar realidades dos fornecedores e assistência técnica disponível.
10 – O conceito que tem grande semelhança com o de gestão da cadeia de suprimentos é:
R – O de logística integrada
11 – Em seu estágio mais avançado, está sendo utilizada para o planejamento de processos de negócios que integram não só as áreas funcionais da empresa, como também a coordenação e o alinhamento dos esforços de diversas organizações na busca por reduzir custos e agregar o máximo valor ao cliente final. A isto tem sido dado o nome de:
R – Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Aula 02
01 - Marketing e Logística devem trabalhar juntos para obter vantagem competitiva. Cada uma área tem papéis definidos para atingir os objetivos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
R - Possui, entre suas atividades, a de determinar a melhor forma de fazer com que os produtos cheguem ao local desejado, no momento em que o consumidor precisar dele, que é quando será percebido o maior valor.
02 - Gerencia a matéria-prima e seus componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição. Qual a denominação de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão?
R – Suprimentos
03 - A relação da empresa com seu mercado é dependente de uma série de funções que precisam ser desempenhadas simultaneamente, entre elas a Gestão dos Estoques. Com base nesta afirmativa, assinale o item que se refere à principal função de um sistema de estoques:
R - Equilibrar as oscilações entre a demanda e o fornecimento.
04 - Os três ciclos de atividades logísticas são:
R - Suprimentos, produção e distribuição.
05 - Dentre os macro-processos que definem as atividades logísticas na Cadeia de Suprimentos, aquele encarregado de transformar as matérias-primas e outros materiais em produtos finais é denominado:
R - Logística de Produção.
06 - A função logística tem como objetivo :
R - agregar valor aos clientes e fornecedores
07 - Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilização dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
R - Logística
08 - Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos. Qual dos textos abaixo define operações, características ou processos do ciclo PRODUÇÃO?
R - A principal responsabilidade é participar da formulação de uma programação de produção e providenciar em tempo hábil de materiais e componentes e estoque em processo, gerando os produtos acabados necessários;
Aula 03
01 - A principal unidade de análise da Logística é o ciclo de atividades. A análise da integração logística em termos de ciclos de atividades fornece uma perspectiva básica da dinâmica, das interfaces e das decisões que devem ser vinculadas para a criação de um sistema operacional.
Com relação ao ciclo de atividades de Distribuição, podemos afirmar que ele:
R - ocorre na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante
02 - Quais são os estágios abaixo que formam o ciclo de suprimentos?
R - fabricante e fornecedor
03 - Nas empresas em que o setor de armazenagem e distribuição possui formato tradicional e um menor grau de automação integrada, são comuns falhas operacionais como:
R - Longo tempo de preparação dos pedidos (separar, embalar, classificar, etiquetar, disponibilizar para embarque, etc.)
04 - Podemos afirmar que a cadeia de suprimentos é composta por três elos fundamentais, são eles: Produção, Suprimentos e Distribuição. Sendo assim, marque a opção que conceitue corretamente a ¿Produção¿.
R - É o elo da cadeia em que as matérias primas e outros materiais serão transformados em um produto final.
05 - Percebe-se que o gerenciamento dos ciclos de atividades logísticas torna-se essencial para alcançar a eficiência de toda a cadeia de suprimentos. Qual das descrições está relacionada com o ciclo de atividades SUPRIMENTOS ?
R - Refere-se as ações com relação aos insumos. Sendo assim, os insumos serão comprados, armazenados e transferidos para o processo produtivo à medida que forem solicitados para cumprir planos de produção.
06 - Qual estágio abaixo configura a extremidade inicial da Cadeia de Suprimentos?
R - fornecedor e fábrica
07 - A Logística é essencialmente a orientação e a estrutura de planejamento que procuram criar um plano único para o fluxo de produtos e de informação ao longo de um negócio. Assim, em relação aos fluxos envolvidos numa Cadeia de Suprimento é correto afirmar que:
R - O Fluxo financeiro se preocupa com o faturamento, fluxo de caixa, cobrança; recebimento (contas a pagar e a receber) etc;
08 - O fabricante faz pedidos de componentes aos fornecedores que possam reabastecer seus estoques. A relação é muito parecida com aquela entre distribuidores e fabricantes, com uma diferença significativa: enquanto os pedidos entre varejistas e distribuidores são acionados com incerteza em relação à demanda do cliente, os pedidos dos componentes podem ser determinados com precisão, uma vez que o fabricante já decidiu qual será sua programação de produção. Qual a denominação deste ciclo ?
R - Suprimentos
09 - O ciclo de atividades de Distribuição ocorre na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante e engloba todos os processos ligados ao reabastecimento dos estoques do varejista.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um processo que NÃO pertence ao ciclo
de atividades de Distribuição.
R - Programação de vendas do varejista.
10 - Concluída a produção, o estoque de produtos acabados é alocado e distribuído diretamente para os clientes ou para centros de distribuição para entrega subseqüente para o cliente. Qual o ciclo de atividades que está descrito?
R - Distribuição
11 - Em relação ao estoque de produtos acabados podemos afirmar que são:
R - Itens que foram finalizados e estão disponíveis para embarque ou para atender futuros pedidos de clientes.
12 - Existem algumas limitações que prejudicam a eficácia de um sistema integrado de planejamento de estoques, tais como: Marque a opção que NÃO está correta.
R - Menor espaço de armazenagem ocupado, em vista de menores níveis de estoque.
13 - Dentre os custos com estoques podemos destacar abaixo: Marque a opção CORRETA.
R - Custos da falta de mercadoria.
14 - Em relação a estoque em processo pode-se considerar aquele que:
R - Ordens de produção que ainda estão sendo executadas.
15 - É a área responsável por captar as informações dos mercados consumidores e desenvolver a visão que irá definir como é possível oferecer mais valor. É um processo social por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. O texto define o papel de:
R - Marketing
16 - Ocorre na interface entre o fabricante e o fornecedor e inclui todos os processos necessários para garantir que os materiais estejam disponíveis e a fabricação ocorre sem atrasos. Qual a denominação deste ciclo?
R - Suprimentos
Aula 04
01 - Devido ao crescimento da concorrência e exigência por melhores produtos, gerando um ambiente de competitividade maior entre as empresas, torna-se necessário um trabalho conjunto entre Marketing e Logística. Cada área com papéis definidos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
R - Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilidade dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
02 - O Nível de Serviço Logístico representa a a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento de pedidos. No que concerne ao conceito de Nível de Serviço Logístico, é CORRETO afirmar:
R - Consistência é a capacidade de a empresa executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados de maneira constante, o que significa, por exemplo, o cumprimento de compromissos de entrega pontual no decorrer do tempo.
03 - Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Este ciclo de atividade é medido pelo tempo decorrido desde o momento que um pedido é colocado até a chegada de remessa ao cliente. Essa relação entre prazo de execução do fornecimento e investimento do cliente em estoque é fundamental em operações logísticas baseadas no tempo. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
R - Velocidade
04 - Num Centro de Distribuição, durante um período de 2 meses, foram solicitados 500 pedidos de itens de material, com um número médio de 2 itens por pedido. Foram entregues 960 itens conforme solicitado. Qual o nível de atendimento deste Centro de Distribuição?
R – 96%
05 - Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. É a capacidade de ter o produto no momento que ele é desejado pelo cliente. Uma das práticas mais comuns em obtê-la é armazenar em antecipação aos pedidos dos clientes. O planejamento da demanda é baseado, normalmente, em previsões das necessidades e pode incluir estratégias diferenciadas para itens específicos. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
R - Disponibilidade
06 - O Marketing e a Logística devem ter uma interface muito grande, pois dessa forma os serviços oferecidos ao cliente serão efetivados. Se cada um fizer sua parte pensando no que precisa entregar ao outro, o cliente é quem ganha. Marque a opção correta sobre a Logística.
R - É o setor responsável por viabilizar operacionalmente o que foi projetado.
07 - O Marketing e a Logística devem ter uma interface muito grande, pois dessa forma os serviços oferecidos ao cliente serão efetivados. Se cada um fizer sua parte pensando no que precisa entregar ao outro, o cliente é quem ganha. Marque a opção correta sobre o Marketing.
R - É o setor responsável por entender, captar o que os clientes desejam.
08 - O fator de nível de serviço associado à capacidade de ter o produto em estoque no momento que ele é desejado pelo cliente é conhecido como:
R - Disponibilidade.
09 – Está relacionado a como o cliente percebe o desempenho logístico da empresa vendedora. Qual é muitas vezes mensurável?
R – Nível de serviço
10 – Depende das condições do mercado e se apresenta normalmente fora do controle imediato da empresa Essa é a definição de: Anote a alternativa CORRETA.
R – Demanda Independente
11 – Desenvolver uma função de importância considerável, pois é capaz de agregar valor ao produto através de um ambiente focado na integração entre processos, gerando disponibilidade de produtos e serviços no momento oportuno. Descreve o papel da área:
R – Logistica
12 – Com relação à parceria formada entre o Marketing e a Logística, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I ¿ O Marketing e a Logística formam um elo importante para as relações entre as empresas e os clientes e promovem o aumento da satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços. PORQUE II ¿ Um bom serviço logístico é imprescindível à fidelização e à satisfação dos clientes. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
R – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
13 – Dentro da Cadeia de Suprimento, todas as decisões acerca de estoques, transportes, localização, compras etc influenciam diretamente o nível de serviço ao cliente, que envolvem Elementos da pré-transação, transação e pós-transação. Neste aspecto, os elementos pós-transação estão descritos na alternativa:
R – Peças sobressalentes, Rapidez em atender aos chamados de reparo, Reclamação dos clientes;
14 – Manter estoques é uma das formas de oferecer melhor nível de serviço logístico, pois:
R – reduz a probabilidade de faltas de produtos para os clientes
15 – Um excelente desempenho de prestação de serviço ao cliente tende a adicionar valor para todos os membros da cadeia de suprimentos. Existem atributos na prestação do serviço ao cliente. O atributo VELOCIDADE é assim definido:
R – É a capacidade de ter o produto disponível onde e quando o cliente deseja
Aula 05
01 - Um dos níveis de funcionalidade da informação logística é composto das seguintes atividades: formulação de alianças, desenvolvimento de capacitação, análises do serviço ao cliente baseadas no lucro. Nesse nível de funcionalidade está o:
R - Planejamento estratégico.
02 - São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Velocidade¿
R - A Ti possibilita a identificação para a posterior eliminação de processos redundantes e que não estejam agregando valor a Cadeia de Suprimentos.
03 - As informações logísticas devem refletir o Status atualizado e incorporar atividades periódicas de avaliação. Significa o grau de conformidade entre as informações geradas e os dados da realidade. Qual o requisito do Sistema de Informações?
R - Precisão
04 - Antes do conceito de integração total pelas empresas, o conceito de cadeia de suprimentos,
as gestões baseavam-se em papel, e eram comuns os erros, que até então eram tolerados. Algumas decisões gerenciais são extremamente complexas de serem solucionadas sem a utilização da Tecnologia da Informação. Existem vários sistemas com responsabilidades específicas, sendo assim, é correto afirmar que a sigla do programa que integra todos os processos da empresa é:
R - ERP
05 - Um gerente da cadeia de suprimentos de uma empresa de grande porte busca analisar os impactos do uso de tecnologias de informação sobre algumas das variáveis presentes em sua área. Marque a alternativa correta que lista três destas variáveis:
R - Competitividade, integração E velocidade.
06 - O avanço da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem permitindo às empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Atualmente, existem vários exemplos de empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva. Atualmente, existem razões que justificam a importância de informações precisas e a tempo para sistemas logísticos eficazes. Relacionamos abaixo algumas dessas razões, assinale a única que não se enquadra nesse contexto:
R - A Informação com rapidez e precisão é crucial para o bom desempenho dos processos logísticos, pois possibilita aos gestores aumentar os custos e o tempo dispendido na solução dos problemas, por isso o uso da tecnológia da informação pode ser considerado a maior ferramenta dos tempos modernos.
07 - São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Integração¿.
R - É a organização que acontece entre os diversos departamentos da empresa e seus parceiros externos que são partes integrantes da Cadeia de Suprimentos.
08 - É o nível que embasa as atividades operacionais táticas e estratégicas que possuem elevado nível de complexidade. Programação e roteamento de veículos, gerenciamento e níveis de estoque, configurações de redes são algumas atividades que se podem encontrar nesse nível de função logística. Escolha a denominação que define o texto acima.
R - Apoio a Decisão
09 – Pode-se observar que as funcionalidades das informações das atividades logísticas estão dispostas em nível de relacionamento. Qual nível de funcionalidade dos sistemas de informações que está definido no texto abaixo: Neste nível, podem-se encontrar atividades como mensuração financeira, gerenciamento de ativos, mensuração do serviço ao cliente e mensuração da qualidade e produtividade. Escolha a denominação que define o texto acima.
R – Controle Gerancial
10 – Consiste em dados ou análises a respeito de estoque, transporte e clientes e fazem parte da cadeia de suprimento.
R – informações
11 – Trata-se de uma tecnologia voltada para a gestão de armazéns, depósitos, centros de distribuição, entre outras instalações, contribui para uma melhor gestão de estoques, de inventário e na localização de produtos. Trata-se da tecnologia da informação:
R – WMS
12 – Qual o significado da nomenclatura EDI?
R – Intercambio Eletrônico de Dados.
13 – Os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado e este se baseia em quatro níveis de funcionalidade. Qual a descrição relacionada com o nível ESTRATEGICO 
R – Viabiliza iniciativas que resultam em ganhos de vantagem competitiva para a cadeia, como: agilidade, velocidade de resposta às novas demandas do mercado, aumento da flexibilidade, atendimento personalizado, maior satisfação do cliente.
14 – O Sistema que permite a conexão com impressoras de notas fiscais, coletores de dados, impressoras e leitoras de códigos de barras e demais equipamentos utilizados na movimentação de produtos (esteiras, empilhadeiras, balanças etc), é chamado de:
R – Warehouse Management Systen;
Aula 06
01 - O aumento da competitividade global trouxe consigo a grande desenvolvimento da tecnologia. Os processos enxutos e sem erros, os grandes estoques, as decisões que devem abranger inúmeras variáveis, não seriam possíveis sem o auxílio incondicional da Tecnologia da informação.
Assinale o item que indica uma influência FALSA da Tecnologia da Informação para a cadeia de suprimentos:
R - Auxiliar no aumento de estoques totais, trazendo assim um grande benefício com o aumento dos custos associado ao aumento do nível de serviço
02 - É denominado "sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistema de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc.) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistema de informações gerenciais, sistema de apoio a decisão etc.)".
R - ERP (Enterprise Resource Planning).
03 - Quanto a relevância da TI nos processos de armazenagem, transporte e movimentação de materiais, consta 01 alternativa incorreta. Assinalar a mesma.
R - O emprego da TI pode reduzir a qualidade das operações de transporte.
04 - Identifique entre as afirmações, a seguir, aquela que não corresponde a um SISTEMA LEGADO (sistema de TI baseado em tecnologia mainframe) de uma Cadeia de Suprimento.
R - Os Sistemas Legados ou sistemas analíticos não se concentram no nível operacional, mas sim nas decisões de planejamento e estratégia. Analisam as informações fornecidas por sistemas legados ou ERP para ajudarem os gerentes da cadeia de suprimento a tomarem boas decisões.
05 - O programa computacional que integra todos os processos de uma empresa tem como sigla:
R - ERP.
06 - Várias tecnologias surgiram, e continuam surgindo, algumas restritas e outras bastante abrangentes, trazendo eficácia ao gerenciamento integrado de toda a cadeia de suprimentos. A tecnologia que permite a automatização do processo de compra, fornece suporte ao reabastecimento automático do estoque e aproxima o entendimento entre compradores e seus fornecedores é conhecida como:
R - Intercâmbio eletrônico de dados ¿ EDI.
07 - Quando estudamos sobre tecnologias de informação, aprendemos que existem alguns princípios básicos que precisam ser conhecidos e que existem nos sistemas de informação. Assinale a alternativa que contém dois desses princípios básicos:
R - Disponibilidade e precisão.
08 - Marque a aplicação desenvolvida pela TI que trouxe benefícios à atividade logística de planejamento de transportes.
R – TMS.
09 – Dentre os Sistemas de Informações utilizados para administrar Cadeias de Suprimentos, um deles permite acesso aos dados e informações dos principais processos da organização e de suas funções administrativas. Esse Sistema é conhecido como:
R – Sistema Integrado de Gestão - ERP
10 – Os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado e este se baseia em quatro níveis de funcionalidade. Qual nível de funcionalidade do sistema está definido no texto abaixo: Nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas.
R – Sistema Transacional
11 – A implantação de um sistema ERP tem potencial para melhorar significativamente o desempenho das organizações. Isso em parte é devido à visibilidade das informações, que é resultado da:
R – integração dos processos em um único sistema.
12 – Esse fluxo percorre toda a cadeia até o fornecedor e a retroalimenta. Essa definição refere-se a : Marque a alternativa CORRETA
R – Fluxo de informações
13 – Consta apenas uma alternativa incorreta sobre a INTEGRAÇÃO ,quando o tema é a aplicação da tecnologia da informação nos sistemas logísticos.Assinalar a mesma.
R – Por meio da
tecnologia da informação é possível reduzir o controle das atividades desenvolvidas na cadeia,já que o controle é menos relevante que outros itens.
14 – As tecnologias de identificação de produtos, insumos ou serviços mais utilizados são o código de barras e as etiquetas eletrônicas (Radio Frequency Identification - RFID). Quanto a essas tecnologias, avalie as afirmações a seguir: I. A tecnologia de código de barras tem uma característica de grande importância para o mercado atual, que é a identificação única do produto, insumo, pallet ou caixa. II. A tecnologia RFID armazena as informações em um chip instalado em sua estrutura. III. Sistemas com código de barras necessitam acessar um banco de dados para coletar informações pertinentes aos produtos, insumos ou serviços que estão sendo movimentados. É correto o que se afirma em:
R – I, II e III.
15 – O uso de sistemas de informação é a prática mais comum em armazéns, sendo essencial no caso de grandes instalações. Mesmo em armazéns menores e mais simples, melhorias significativas podem ser obtidas pela adoção:
R – de sistemas WMS
Aula 07
01 - Com a finalidade de facilitar o processo de transporte e reduzir custo com imobilização de capital com estoque, um fornecedor combinou deixar estocado com um cliente um determinado lote do produto e só cobrar dele o pagamento da quantidade efetivamente consumida por mês. Esse tipo de estoque é considerado:
R - Estoque em consignação.
02 - Existem vários indicadores de produtividade na análise e controle de estoques. Marque a opção abaixo que não corresponde a um destes indicadores:
R - Origem dos fornecedores.
03 - Em relação aos conceitos preconizados nas estratégias de estoque, analise as alternativas abaixo:
 I. No estudo da Cadeia de Suprimentos, uma das abordagens mais contundentes é a definição da demanda.
II. Não ter estoques, ou o que se chama de ¿estoque zero¿, é algo bastante improvável de ser conseguido pela grande maioria das empresas, mas o que se pretende é que os estoques sejam mínimos, não abrindo mão do nível de serviço ao cliente.
III. A política dos estoques prioriza deixar faltar material, pois o mais importante é capitalização dos recursos financeiros e materiais, mesmo que prejudique o cliente.
IV. O método ABC é um instrumento de planejamento que permite ao gerente orientar seus esforços em direção à aquisição máxima de produtos, o que acarreta na economia, no que se refere às questões relacionadas ao sazonalismo.
 A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETOS:
R - apenas os itens I e II
04 - Sobre os estudos das fases de decisão na Cadeia de Suprimentos, assinale, entre as opções a seguir, aquela que se relaciona como uma ¿estratégia ou projeto¿ da Cadeia de Suprimento.
R - A empresa decide como estruturar a Cadeia de Suprimento e determina qual será a configuração da cadeia e que processos cada estágio deverá desempenhar.
05 - UMA EMPRESA DE PRODUTOS PARA INFORMATICA VENDEU EM UM DETERMINADO ANO O VALOR DE R$ 12.600,00 (DOZE MIL SEISCENTOS E CINQUENTA REAIS) E PARA TANTO O SEU ESTOQUE MÉDIO FOI DE R$ 600,00. QUANTAS VEZES A EMPRESA GIROU O SEU ESTOQUE?
R - 21
06 - A empresa ACXYZ comercializa materiais de construção apresentou vendas de R$ 28.600.000,00 no ano passado. O estoque médio calculado foi de R$ 1.750.000,00. Supondo um ano de 360 dias, a cobertura de estoque da empresa ACXYZ é de, aproximadamente:
R - 22 Dias.
07 - Um gerente de suprimentos instalou um controle em seu Sistema, que mostra, para cada item do estoque, o resultado da divisão do valor consumido no período, pelo valor do estoque médio desse mesmo período. Com esse controle ele fica conhecendo:
R - O giro de estoque.
08 - Antes do conceito de integração total pelas empresas, o conceito de cadeia de suprimentos, as gestões baseavam-se em papel, e eram comuns os erros, que até então eram tolerados. Algumas decisões gerenciais são extremamente complexas de serem solucionadas sem a utilização da Tecnologia da Informação. Existe vários sistemas com responsabilidades específicas, sendo assim, é correto afirmar que a sigla do programa que dá apoio, principalmente as atividades de armazenagem e gestão de estoques é:
R - WMS
09 – Um gerente de suprimentos instalou um controle em seu Sistema, que mostra, para cada item do estoque, o resultado da divisão do valor consumido no período, pelo valor do estoque médio desse mesmo período. Com esse controle ele fica conhecendo:
R – O giro de estoque.
10 – De acordo com Slack, Jones e Johnston (2013), os estoques surgem nas empresas quando há diferença entre oferta e demanda. Qual das opções abaixo auxilia para que os estoques sejam o mais equilibrado possível na cadeia de suprimentos?
R – Previsão da demanda.
11 – Um caminhão está carregado com 10 caixas de leite integral; 5 caixas de leite semidesnatado; 3 caixas de leite desnatado e 2 caixas e meia de iogurte sabor morango. Qual é o SKUs desse carregamento?
R – quatro
12 – Uma fábrica de televisores necessita transportar a sua produção mensal. Considerando que : 1º) a produção é de 900 unidades por mês; 2º) o valor unitário de aquisição da TV na fábrica é de R$ 1.200,00; 3º) o valor do frete para transportar da origem A até o destino B é de R$ 30,00 por tv. Pede-se: Qual será o gasto total com o frete para transportar a produção mensal de A para B ?
R – R$ 27.000,00
13 – Na classificação ABC de materiais, os materiais do tipo A são:
R – Os em que se dispende alta soma de recursos financeiros
14 – Analise as afirmações abaixo a respeito do controle de estoque realizado com a Curva ABC e marque a alternativa INCORRETA.
R – Na Curva ABC os itens classificados como C são itens prioritários, pois são materiais valiosíssimos devido a sua importância econômica. É constituída até 10 a 20% dos itens, porém apresentam alto valor acumulado acima de 50% até 80% em geral.
15 – Sla(1997, p.410) afirma que¿: ¿ Mesmo além da cadeia de suprimentos imediata, há benefícios estratégicos que podem ser ganhos através da gestão dos fluxos desde os fornecedores dos fornecedores até os clientes¿. Estes benefícios têm direcionado as empresas a buscar novas técnicas de trabalho, onde a velocidade de atendimento, a redução de estoques, o aumento do valor agregado ao cliente entre outras, aparecem como oportunidades latente de incremento nos negócios. Uma das técnicas é o recebimento de matérias de vários fornecedores atendendo a clientes comuns, operando como uma instalação de passagem. Assinalar a alternativa correspondente à técnica descrita:
R – Cross docking;
16 – Com relação aos tipos de estoque, Taylor (2005) afirma a existência de 3 tipos: estoques de matéria-prima, estoque em processo e estoque de produtos acabados. Assim, leia a afirmações abaixo: I) Estoque de matéria prima consistem em materiais e insumos que são utilizados na produção; II) Estoque em processo: inclui todos os materiais que estão sendo processados na empresa; III) Estoque de produtos acabados: inclui todos os produtos que estão prontos e aguardando embarque. Estão corretas as afirmações:
R – Todas as afirmações estão corretas.
Aula 08
01 - As instalações do tipo transit point são bastante similares aos centros de distribuição avançados, mas não mantêm estoques. Marque a opção que trata do objetivo do transit point:
R - Estar localizado de forma a atender a determinada área de mercado distante dos armazéns centrais e opera como uma instalação de passagem, recebendo carregamentos consolidados e separando-os para entregas locais a clientes individuais.
02 - Os CDs requerem sistemas de controle com alto grau de precisão, capazes de controlar, processar e dar agilidade à movimentação de materiais. Essa nova configuração demanda:
R - Manutenção de fortes investimentos em automação, treinamento de pessoal, sistemas de informações e de controle.
03 - Os Centros de Distribuição (CDs) são unidades construídas para armazenar produtos acabados ou comprados para revenda, Sendo assim, marque
a opção que tenha a finalidade correta dos CDs.
R - Com a finalidade de despachá-los para outras unidades, filiais ou clientes.
04 - As análises comparativas permitem concluir que a escolha do tipo, da localização e da infraestrutura necessária para um Centro de Distribuição (CD) é uma decisão estratégica da empresa e o primeiro passo na escolha de sua logística de distribuição.
Assim, uma das DESVANTAGENS de se investir em um CD é:
R - Aumento nos gastos com transporte de suprimento
05 - Com relação à operação de Cross Docking, assinale a alternativa INCORRETA:
R - consiste na recolha em armazém de certos produtos (podendo ser diferentes em categoria e quantidades), face a pedido de um cliente, de forma a satisfazer o mesmo.
06 - Para não manter estoque e permitir um rápido fluxo de produtos a baixos custos de transporte, é possível utilizar instalações intermediárias entre as unidades produtoras e os clientes finais. As definições estão relacionadas com os seguintes conceitos citados abaixo, na ordem apresentada: a) Não apresentam estoque e os produtos que recebem já possuem destinos certos, não havendo a necessidade de espera por um pedido. b) São vários fornecedores atendendo a vários clientes. A operação consiste em receber mercadorias consolidadas, separá-las e recarregar os veículos de maneira que cada um siga para um único destino. c) Seu objetivo é montar produtos ao longo da cadeia de distribuição. Cada vez mais produtos possuem suas peças fundamentais produzidas em diversos países.
R - Transit Point - Cross Docking - Merge in Transit
07 - Armazenagem e manuseio de materiais são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. Nesse contexto, os depósitos prestam quatro classes principais de serviços aos usuários. Com relação aos serviços prestados pelos depósitos, assinale a alternativa INCORRETA.
R - Produção de bens.
08 - Qual das alternativas a seguir descreve as características dos Centros de Distribuição no sistema CROSS DOCKING ?
R - Carretas completas chegam de múltiplos fornecedores e então se inicia um processo de separação dos pedidos, com a movimentação das cargas da área de recebimento para a área de expedição.
09 – Sobre o Cross Docking, qual alternativa está correta?
R – É uma estratégia de distribuição/armazenagem onde a mercadoria recebida do fornecedor não é armazenada, sendo já encaminhada (após conferência e/ou separação) para o(s) cliente(s) da empresa.
10 – Qual das descrições abaixo está relacionada com os conceitos de Centros de Distribuição no sistema de CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO AVANÇADOS?
R – O estoque é posicionado em vários elos de uma cadeia de suprimentos.
11 – Dentre as estratégias empresariais de distribuição, encontra-se o cross docking. Sobre essa estratégia, assinale a alternativa INCORRETA.
R – O cross docking organiza a cadeia de suprimentos de forma a usar o centro de distribuição apenas como ponto de transferência, porém, com a armazenagem de produtos.
12 – Durante décadas, muitas empresas tiveram grandes perdas financeiras em seus negócios por não compreenderem realmente a relevância da distribuição física de seus produtos. Nos dias atuais, muito esforços são feitos por elas no sentido de estruturar sistemas de distribuição capazes de atender de forma econômica os mercados geograficamente distantes das fontes de produção. Assinale a alternativa que contempla uma maneira de contribuir com a distribuição física de produtos:
R – Trabalhar melhores níveis de serviço cada vez mais altos em termos de disponibilidade de estoque e tempo de atendimento ao cliente.
13 – As instalações do tipo transit point são bastante similares aos centros de distribuição avançados, mas não mantêm estoques. Marque a opção que trata do objetivo do transit point:
R – Estar localizado de forma a atender a determinada área de mercado distante dos armazéns centrais e opera como uma instalação de passagem, recebendo carregamentos consolidados e separando-os para entregas locais a clientes individuais.
Aula 09
01 - Quanto à classificação as embalagens são definidas com relação a sua função, e podem ser cinco as classificações. Sendo assim, marque a opção que retrate um exemplo de ¿Embalagem Quaternária¿.
R - Os paletes e contêineres.
02 - Quanto à classificação as embalagens são definidas com relação a sua função, e podem ser cinco as classificações. Sendo assim, marque a opção que retrate um exemplo de ¿Embalagem Secundária¿.
R - Um engradado de bebidas ou Pack.
03 - O desempenho logístico pode ser significativamente elevado, ao se combinar as tecnologias de informação, com os mais modernos meios de comunicação, já hoje amplamente disseminados e cada vez mais rápidos. Qual das descrições corresponde à tecnologia do TMS (Transportation Management System)
R - Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de cargas de forma integrada. O sistema é desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as suas necessidades;
04 - Dentre os tipos de embalagem que estudamos, a que tem a finalidade de facilitar a movimentação e a armazenagem é a denominada:
R - Quaternária.
05 - A classificação das embalagens indica cinco tipos, com finalidades diferentes. A embalagem que fica diretamente em contato com o produto que contém é a do tipo:
R - Primária.
06 - Quanto à classificação as embalagens são definidas com relação a sua função, e podem ser cinco as classificações. Sendo assim, marque a opção que retrate um exemplo de ¿Embalagem de Quinto Nível¿
R - Os contêineres no caso de exportações e importações.
07 - Quanto à classificação, as embalagens são definidas com relação a sua função, e podem ser primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e de quinto nível. Assinale a alternativa ERRADA:
R - São exemplos de embalagens de quinto nível os paletes
08 - O modal que apresenta maior capilaridade para que os produtos alcancem seus destinos, sendo portanto o mais independente dentre todos aqueles que podem contribuir para a distribuição dos produtos, refere-se ao:
R - Rodoviário.
09 - Através do uso combinado dessas tecnologias, é possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos. Indique a alternativa que corresponde a descrição a seguir. É uma forma de representar a numeração, que viabiliza a captura automática dos dados por meio de leitura óptica nas operações automatizadas.
R - Código de Barras;
10 - Quanto à classificação as embalagens são definidas com relação a sua função, e podem ser cinco as classificações. Sendo assim, marque a opção que retrate um exemplo de ¿Embalagem Terciária¿.
R - Um plástico que embale mais de um Pack.
11 - As embalagens são atualmente itens imprescindíveis na vida cotidiana, não dá para pensar nos produtos sem a embalagem. Sendo assim, é correto afirmar com relação à função da armazenagem ¿Comunicação¿ que:
R - É a função que permite levar a informação, utilizando ferramentas diversas, como símbolos, caracteres, impressões e cores.
12 - As embalagens são atualmente itens imprescindíveis na vida cotidiana, não dá para pensar nos produtos sem a embalagem. Sendo assim, é correto afirmar com relação à função da armazenagem ¿Proteção¿ que:
R - Essa função deve possibilitar todos os manuseios necessários até que o produto chegue ao consumidor final sem danos.
13 - Durante o planejamento das embalagens de produtos a serem vendidos no varejo em supermercados, é muito importante considerar os espaços de manuseio e as dimensões das prateleiras desses estabelecimentos. Essa afirmação se aplica mais às embalagens:
R - Primárias e secundárias.
14 – As embalagens são atualmente, item imprescindível na vida cotidiana, não dá para pensar os produtos sem a embalagem. Sendo assim, analise as assertivas abaixo, com relação à função das embalagens. Analise a afirmação abaixo: ¿A embalagem tem a finalidade de promover a venda do produto, não importando em seu projeto, a proteção que ela proporcionará
a este¿. É correto afirmar que, essa afirmação é com relação ao setor de:
R – Marketing.
Aula 10
01 - Num Centro de Distribuição, durante um período de 2 meses, foram solicitados 500 pedidos de itens de material, com um número médio de 2 itens por pedido. Foram entregues 960 itens conforme solicitado. Qual o nível de atendimento deste Centro de Distribuição?
R - 96%
02 - Um dos indicadores mais utilizados mundialmente para controlar estoques é a cobertura dos estoques. Assinale a alternativa correta relacionada à definição do indicador COBERTURA DOS ESTOQUES:
R - Indica o número de unidades de tempo; por exemplo, dias que o estoque médio será suficiente para cobrir a demanda média.
03 - Em quais funções geralmente ocorrem a padronização das embalagens?
R - Primária e secundária
04 - Dependendo do foco em que está sendo analisado, o conceito de embalagem pode variar. A afirmação CORRETA é:
R - Para um profissional da área de marketing, a embalagem pode ser classificada como uma forma de atrair os clientes e aumentar as vendas;
05 - A seleção de um modal de transporte pode ser usada para criar uma vantagem competitiva do serviço. Para tanto,é importante conhecer algumas características dos modais de transporte. Qual das características descritas a seguir está relacionada ao transporte FERROVIÁRIO?
R - É utilizado principalmente no deslocamento de grandes tonelagens de produtos homogêneos, ao longo de distâncias relativamente longas.
06 - Um dos indicadores mais utilizados mundialmente para controlar estoques é o giro dos estoques. Assinale a alternativa correta relacionada à definição do indicador GIRO DOS ESTOQUES:
R - Corresponde ao número de vezes em que o estoque se renovou durante um determinado período (normalmente um ano).
07 - O transporte é um dos principais componentes do sistema logístico das empresas pela possibilidade de redução de custos das operações. É acionado pela demanda de consumo que gera a necessidade de produção e reposição de bens no mercado, desde as fontes de matéria prima até a industrialização dos produtos para o consumidor. Cada modal de transporte apresenta características distintas para cada necessidade de transporte.
O modal indicado para a distribuição urbana em pequenas distâncias e conexões entre os demais modais é:
R - Rodoviário
08 - As informações mais importantes para os consumidores finais de um produto normalmente ocorrem na embalagem:
R - Primária
09 - Para compreender melhor o que o transporte logístico pode beneficiar as empresas, precisamos saber as características dos transportes e suas funções. Qual dos textos a seguir está relacionado ao transporte AÉREO?
R - Mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagem desacompanhada, partes e peças de reposição, mercadoria perecível, animais de estimação, etc.
10 - É o único modo de transporte que possibilita um serviço ponto a ponto para a generalidade dos produtos, relativamente rápido e barato, tendo assim uma grande flexibilidade operacional, permitindo acesso a pontos isolados e sendo usado para efetuar o transporte entre os pontos de origem e de destino, bem como os terminais relativos a outros modos de transporte (Costa, Dias e Godinho (2010).
R - Transporte Rodoviário.
11- A classificação das embalagens se subdivide em: primária, secundária, terciária, quaternária e embalagem de quinto nível. Sendo que:
R - A embalagem de quinto nível é a embalagem especial para o envio a longa distância;
12 - Para compreender melhor o que o transporte logístico pode beneficiar as empresas, precisamos saber as características dos transportes e suas funções. Qual das características descritas a seguir está relacionada ao transporte RODOVIÁRIO?
R - Destina principalmente ao transporte de curtas e médias distâncias de produtos acabados e semi-acabados. Por via de regra, apresenta preços de frete mais elevados do que os modais concorrentes.
13 – Entre as vantagens da carga unitizada, pode-se assinalar:
R – Reduz o tempo de carga e descarga.
14 – Pode-se observar que no transporte de produtos, várias características precisam ser observadas para que se tenha um nível de serviço desejável pelo cliente, com o menor custo possível Qual das características descritas a seguir está relacionada ao transporte AQUAVIÁRIO ?
R – O modal considerado é o mais lento dos modais de transporte. Por esse motivo não pode transportar produtos perecíveis.
15 – Uma das principais razões para incorrer nas despesas extras de embalagem é diminuir a ocorrência de danos e perdas devidas a roubo, armazenagem em locais errados e deterioração. Qual das descrições a seguir está relacionada à função de PROTEÇÃO ?
R – É importante efetuar testes de vibração, compressão, impacto e queda.
Pergunta
01 - Os estudos e pesquisas identificam alguns fatores fundamentais de serviço ao cliente. Qual a definição do fator FLEXIBILIDADE ?
R - Flexibilidade é a capacidade da empresa de lidar com solicitações extraordinárias dentro de serviço do cliente. A competência da empresa esta diretamente relacionada a maneira como são tratadas as situações inesperadas, de ser maleável.
02 - Atualmente observa-se, uma significativa inclinação do desenvolvimento de sistemas integrados de gestão para aplicação nas operações logísticas. Quais as características do sistema denominado WMS (WarehouseManagement System) ?
R - O Sistema de Gerenciamento de Armazéns, chamado de WMS, é uma tecnologia utilizada em armazéns onde ele integra e processa as informações de localização de material, controle e utilização da capacidade produtiva de mão-de-obra, além de emitir relatórios para os mais diversos tipos de acompanhamento e gerenciamento. Com uma ferramenta desse porte a empresa passa a ter um ganho na produtividade com a economia de tempo nas operações de embarque e desembarque, transporte e estocagem de mercadoria e ainda controlar o estoque de produtos no seu armazém. Podendo ainda permitir que o gerente de logística controle as operações de armazém apenas de longe observando apenas se o funcionamento do sistema está adequado às operações logísticas.
03 – Para se organizar um sistema de transporte é preciso ter uma visão sistêmica, que envolve planejamento, mas para isso se preciso que se conheça as características dos modais? Quais as características do modal ferroviário?
R - O modo ferroviário, é utilizado principalmente no deslocamento de grandes toneladas de produtos homogêneos, como por exemplo os minérios de ferro e de manganês, carvão mineral, derivados de petróleo e cereais em grão, ao longo de distâncias relativamente longas, possuem custo mais baixo que o rodoviário.
04 – Descreva a importância da informação e da tecnologia da informação em uma cadeia de suprimento.
R - A tecnologia da informação é de suma importância dentro de uma organização, ela é atuante em todos setores, levando informações precisas ao departamentos de controle, e sistematicamente utilizada em todos os setores de uma organização, para controle de entrada, de saídas, do processamento de faturas, de pedidos, o financeiro, o gerencial, o administrativo.
05 - Ao longo do tempo a Logística passou por diversas etapas de desenvolvimento. Defina as características da etapa Integração Estratégica. 
R - Integração Estratégica é marcada pela integração de forma abrangente, cobrindo toda a cadeia de suprimentos. O tratamento das questões Logísticas passa a ser estratégico, de fundamental importância para a manutenção do estado de competitividade das empresas. O surgimento de empresas virtuais, que são fabricantes de produtos de grande valor agregado, bem como a utilização da Internet e da tecnologia de informação, formam um novo paradigma na organização e gestão empresarial.
06 - Os transportes representam uma das atividades logísticas. Defina o papel dos transportes na Logística.
R - Transportes é uma atividade da que envolve a escolha do melhor modal de transporte, para transportar o maior número de mercadorias, com o mínimo
custo e menor tempo possível. Portanto, Transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a com o menor custo possível. As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.
07 - Ao longo do tempo a Logística passou por diversas etapas de desenvolvimento. Defina as características da etapa Integração Estratégica.
R - Integração Estratégica é marcada pela integração de forma abrangente, cobrindo toda a cadeia de suprimentos. O tratamento das questões Logísticas passa a ser estratégico, de fundamental importância para a manutenção do estado de competitividade das empresas. O surgimento de empresas virtuais, que são fabricantes de produtos de grande valor agregado, bem como a utilização da Internet e da tecnologia de informação, formam um novo paradigma na organização e gestão empresarial.
08 - Os Centros de Distribuição, diferentes dos armazéns tradicionais, fazem parte das atividades logísticas. Qual o papel dos Centros de Distribuição ?
R - Os Centros de Distribuição são uma espécie de "armazem", cujo seu principal papel é receber (da fábrica) e distribuir (para o cliente final) as mercadorias (sem estocar) para facilitar a chegada desses produtos aos clientes finais. São utilizados no sistema indireto/escalonado. Um dos sistemas ultizado nessa redistribuição nos CDs é o cross-docking.
09 - Qual a fase da elaboração da embalagem que considera todas as suas interações na cadeia de suprimentos ? Explique. 
R - A interação da embalagem com as operações logísticas deve iniciar-se no planejamento da embalagem, pois nesta etapa são definidos aspectos fundamentais, que irão influenciar todo o processo, como: dimensões, tipo de material, design, custo e padronização das embalagens. Estes aspectos são fundamentais para o planejamento e eficiência no armazenamento e transporte dos produtos, caso a embalagem não seja planejada de acordo com os recursos existentes, será necessário adequar todos os recursos à embalagem.
10 - As deficiências do controle de estoques normalmente são mostradas por reclamações contra sintomas específicos. Cite três desses sintomas encontrados normalmente nas empresas.
R - a) grandes e periódicas dilatações dos prazos de entrega para os produtos acabados e dos tempos de reposição para matéria-prima; b) quantidades maiores de estoque, enquanto a produção permanece constante; c) elevação do número de cancelamentos de pedidos ou mesmo devoluções de produtos acabados; d) variação excessiva da quantidade a ser produzida; e) produção parada frequentemente por falta de material; f) falta de espaço para armazenamento; g) baixa rotação dos estoques, obsolescência em demasia
Simulado 01
01 - A logística tem como objetivo principal colocar as mercadorias ou serviços no lugar certo, na hora certa, nas condições acertadas com o cliente e sempre ao menor custo possível. Com o passar dos tempos, houve uma acentuada evolução em termos conceituais, em que a logística dividiu-se em quatro fases. Dentre as afirmativas abaixo, qual delas está relacionada ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (Supply Chain Management):
R - Fase que contempla uma visão sistêmica da empresa, incluindo desde fornecedores até os canais de distribuição.
02 - Ao longo do tempo a logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da LOGISTICA FRAGMENTADA
R - As atividades logísticas (transportes, estoques, processamento de pedidos, etc.) eram tratadas não sob a visão sistêmica. Como resultado desta estruturação, criava-se, entre os vários setores das empresas, conflitos de responsabilidades e objetivos.
03 - Para integrar os processos de negócio e atender o consumidor final, antes o fornecedor deve assegurar os suprimentos de produtos, serviços e informações, de tal forma que acrescente valor ao cliente. Qual item abaixo atende a esta integração:
R - Gerenciamento da cadeia de suprimentos
04 - Para se obter o sucesso do cliente, uma das dimensões necessárias a excelência logística é:
R - maior sincronização e cooperação das informações
05 - O fabricante faz pedidos de componentes aos fornecedores que possam reabastecer seus estoques. A relação é muito parecida com aquela entre distribuidores e fabricantes, com uma diferença significativa: enquanto os pedidos entre varejistas e distribuidores são acionados com incerteza em relação à demanda do cliente, os pedidos dos componentes podem ser determinados com precisão, uma vez que o fabricante já decidiu qual será sua programação de produção. Qual a denominação deste ciclo?
R - Suprimentos
06 - A Logística é essencialmente a orientação e a estrutura de planejamento que procuram criar um plano único para o fluxo de produtos e de informação ao longo de um negócio. Assim, em relação aos fluxos envolvidos numa Cadeia de Suprimento é correto afirmar que:
R - O Fluxo financeiro se preocupa com o faturamento, fluxo de caixa, cobrança; recebimento (contas a pagar e a receber) etc;
07 - Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. É a capacidade de ter o produto no momento que ele é desejado pelo cliente. Uma das práticas mais comuns em obtê-la é armazenar em antecipação aos pedidos dos clientes. O planejamento da demanda é baseado, normalmente, em previsões das necessidades e pode incluir estratégias diferenciadas para itens específicos. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
R - Disponibilidade
08 - Num Centro de Distribuição, durante um período de 2 meses, foram solicitados 500 pedidos de itens de material, com um número médio de 2 itens por pedido. Foram entregues 960 itens conforme solicitado. Qual o nível de atendimento deste Centro de Distribuição?
R – 96%
09 - Os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado e este se baseia em quatro níveis de funcionalidade. Qual a descrição relacionada com o nível ESTRATEGICO ?
R - Viabiliza iniciativas que resultam em ganhos de vantagem competitiva para a cadeia, como: agilidade, velocidade de resposta às novas demandas do mercado, aumento da flexibilidade, atendimento personalizado, maior satisfação do cliente.
10 - O avanço da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem permitindo às empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Atualmente, existem vários exemplos de empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva. Nesse contexto o uso da TI é fundamental para o desenvolvimento da logística, principalmente com o uso de sistemas de informação gerencial. Análise as afirmações abaixo e assinale a que não se enquadra nesse contexto evolutivo.
R - O fluxo de informações antigamente baseava-se principalmente em papel resultando em uma transferência de informações não tão rápida, confiável e sem erros. O advento da tecnologia com custo decrescente, associado a sua maior facilidade de uso permitiu aos executivos poder contar com um meio mais rápido de transferência de dados.
Simulado 02
01 – Menor custo de capital possível é a estratégia direcionada para a minimização do nível de investimento do sistema logístico. Essa estratégia visa: Marque a alternativa correta.
R - Utilizar parte desse capital para aquisição de matérias primas com a finalidade de baixar o preço mediante a aquisição de lotes maiores.
02 - Qual das definições abaixo melhor representa o conceito de Supply Chain Management?
R - Integração estratégica externa e interna da empresa em diferentes Cadeias de Valor, estendendo a coordenação dos fluxos
de materiais e informações aos seus fornecedores e clientes.
03 - Para integrar os processos de negócio e atender o consumidor final, antes o fornecedor deve assegurar os suprimentos de produtos, serviços e informações, de tal forma que acrescente valor ao cliente. Qual item abaixo atende a esta integração:
R - Gerenciamento da cadeia de suprimentos
04 - Para se obter o sucesso do cliente, uma das dimensões necessárias a excelência logística é:
R - Maior sincronização e cooperação das informações
05 - A principal unidade de análise da Logística é o ciclo de atividades. A análise da integração logística em termos de ciclos de atividades fornece uma perspectiva básica da dinâmica, das interfaces e das decisões que devem ser vinculadas para a criação de um sistema operacional.
Com relação ao ciclo de atividades de Distribuição, podemos afirmar que ele:
R - ocorre na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante.
06 - Podemos afirmar que a cadeia de suprimentos é composta por três elos fundamentais, são eles: Produção, Suprimentos e Distribuição. Sendo assim, marque a opção que conceitue corretamente a ¿Produção¿.
R - É o elo da cadeia em que as matérias primas e outros materiais serão transformados em um produto final.
07 - O Marketing e a Logística devem ter uma interface muito grande, pois dessa forma os serviços oferecidos ao cliente serão efetivados. Se cada um fizer sua parte pensando no que precisa entregar ao outro, o cliente é quem ganha. Marque a opção correta sobre a Logística.
R - É o setor responsável por viabilizar operacionalmente o que foi projetado.
08 - Num Centro de Distribuição, durante um período de 2 meses, foram solicitados 500 pedidos de itens de material, com um número médio de 2 itens por pedido. Foram entregues 960 itens conforme solicitado. Qual o nível de atendimento deste Centro de Distribuição?
R – 96%
09 - É a base das operações logísticas; nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas. Esse sistema transacional é caracterizado por regras formalizadas, comunicações inter-funcionais, grandes volumes de transações e um foco operacional nas atividades cotidianas. A denominação deste Sistema de Informações é :
R - Transacional
10 - Marque a definição que melhor se aplica a tecnologia de informação aplicada a logística que é utilizada para identificar, rastrear e gerenciar desde produtos e documentos até animais ou mesmo indivíduos, sem contato e sem a necessidade de um campo visual. Utiliza-se de uma etiqueta ou tag transponder. Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Essa tecnologia também é também é utilizado para maior agilidade em pagamento de pedágios e estacionamentos de shoppings
R - RFID (Radio Frequency Identification ( Identificação por Rádio Freqüência)
Simulado 03
01 - Escolha a afirmação INCORRETA.
R - Um desempenho logístico integrado nem sempre produz melhores resultados que funções gerenciadas individualmente, sem coordenação entre si, constitui o paradigma fundamental da Logística.
02 - Quando a elaboração do planejamento logístico passou a envolver, também, a participação de agentes externos como os fornecedores e os clientes, surgiu uma nova fase, considerada como a era da:
R - Logística integrada.
03 - O último elo da cadeia de suprimentos é:
R - distribuição do produto
04 - Podemos notar que alguns processos são comuns a todos os elos da Cadeia de Suprimentos e são esses processos, portanto que trazem mais impactos em custos para a Cadeia. Dessa forma, podemos afirmar sobre o processo de Armazenagem que:
R - Quando nos referimos a ele estamos nos reportando aos espaços físicos, onde são guardadas, as mercadorias.
05 - Dentre os custos com estoques podemos destacar abaixo: Marque a opção CORRETA.
R - Custos da falta de mercadoria.
06 - Em relação a estoque em processo pode-se considerar aquele que:
R - Ordens de produção que ainda estão sendo executadas.
07 - O Marketing e a Logística devem ter uma interface muito grande, pois dessa forma os serviços oferecidos ao cliente serão efetivados. Se cada um fizer sua parte pensando no que precisa entregar ao outro, o cliente é quem ganha. Marque a opção correta sobre o Marketing.
R - É o setor responsável por entender, captar o que os clientes desejam.
08 - O Nível de Serviço Logístico representa a a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento de pedidos. No que concerne ao conceito de Nível de Serviço Logístico, é CORRETO afirmar:
R - Consistência é a capacidade da empresa executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados de maneira constante, o que significa, por exemplo, o cumprimento de compromissos de entrega pontual no decorrer do tempo.
09 - A eliminação dos operadores de check-out nos estabelecimentos de varejo é possível através de um scanner ou sensor de leitura de etiqueta inteligente (RFID) que registra os produtos selecionados para compra. Ao sair, um processador eletrônico automático checa os produtos e debita a despesa diretamente no cartão de débito ou crédito do consumidor. O fator chave na estratégia da cadeia de suprimento que caracteriza este sistema é:
R - Tecnologia da informação
10 - Antes do conceito de integração total pelas empresas, o conceito de cadeia de suprimentos, as gestões baseavam-se em papel, e eram comuns os erros, que até então eram tolerados. Algumas decisões gerenciais são extremamente complexas de serem solucionadas sem a utilização da Tecnologia da Informação. Existe vários sistema com responsabilidades específicas, sendo assim, é correto afirmar que a sigla do programa que dá apoio, especificamente as atividades de transporte é:
R - TMS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais