Buscar

Resumo de SISTEMA URINÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA URINÁRIO
 Conceito e Divisão:
	O sistema urinário, juntamente com o sistema respiratório e com o sistema digestório, é considerado um sistema excretor. O sistema urinário é o principal responsável pelo equilíbrio hídrico e eletrolítico, além da excreção de derivados nitrogenados tóxicos, como a ureia e a creatinina. Também é responsável pela eliminação de resíduos tóxicos que podem ser o resultado da ação de bactérias e a remoção de várias drogas que foram introduzidas no corpo. O veículo de excreção do sistema urinário é a urina produzida pelos rins. Assim, o sistema urinário compreende os órgãos responsáveis pela produção da urina, os rins, e os órgãos responsáveis pela condução da urina até a sua eliminação para o meio externo: os ureteres, a bexiga urinária e a uretra. 
Rim I – Estrutura e Forma:
	Estrutura: 
O rim é um órgão par (A), abdominal, localizado posteriormente ao peritônio parietal (b) (ou seja, é retroperitoneal). Está envolvido por uma cápsula fibrosa (c), e quase sempre por uma cápsula adiposa (d). 
Forma: 
Tem a forma de um grão de feijão, e apresenta duas faces: anterior (E) e posterior e dois pólos: superior (f) e inferior (g). Junto ao pólo superior, encontramos a glândula supra-renal (H). 
Sua borda medial apresenta o hilo (I), por onde passam o ureter (j), artéria (k) e veia (l) renais, vasos linfáticos e nervos, constituindo o pedículo renal. 
Rim II – Estrutura Interna (Corte):
Corte: 
Ao dividirmos o rim em duas metades, anterior e posterior, encontramos na periferia o córtex renal (A) (porção mais clara), que se projeta na medula renal (B) (porção mais escura). 
O córtex renal vai da cápsula para as bases das pirâmides, e apresenta as colunas renais (C), que cruzam as pirâmides. 
A medula renal apresenta 8 a 12 pirâmides renais (D) (porções cônicas), cujos ápices convergem para projeções – as papilas renais (e). Na pelve renal, encontramos os cálices renais menores(f), que se unem em cálices renais maiores (G). 
A pelve renal (H), uma porção coletora de urina que é uma expansão do ureter (I), aloja-se no seio renal (J). 
Órgão Urinário I – Ureter, Bexiga urinária e Uretra:
Ureter (A) 
Tubo muscular que une o rim (B) à bexiga urinária (C). Parte da pelve renal e, com trajeto póstero-descendente (parte abdominal (a)), penetra na pelve (parte pélvica (a’)), para terminar na bexiga urinária (via óstio ureteral). 
Bexiga Urinária (C) 
Vazia, se achata contra a sínfise púbica (d). Cheia, toma forma ovóide. No homem, é anterior ao reto (e). Na mulher, é anterior ao reto e ântero-inferior ao útero e canal vaginal (f). 
Uretra (G) 
Tubo mediano que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior. No homem, é via comum para a micção e a ejaculação, e possui cerca de 20 cm. Na mulher, serve apenas para micção, e possui cerca de 4 cm. 
Órgão Urinário II – Bexiga Urinária:
Função 
Funcionar como reservatório da urina, transformando o fluxo contínuo dos ureteres em fluxo periódico (micção). 
Constituição 
Basicamente, a bexiga é formada por duas partes: 
Trígono vesical (área triangular, onde desembocam os óstios dos ureteres óstio ureteral aberto e fechado e o óstio interno da uretra [orifício uretral interno 
O músculo liso da parede da bexiga que forma a porção principal do corpo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes