Buscar

PARADIGMAS DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTOS1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O paradigma de Análise ___________________________ caracteriza-se pela implementação de programas usando 3 tipos de processamento (sequencia, decisão e repetição) e pelo repudio ao uso de desvios incondicionais (como por exemplo o comando GOTO).
Estruturada
No que se refere ao conceito de requisitos, analise as assertivas I. Os requisitos podem sem funcionais e não funcionais. II. Os requisitos não funcionais descrevem funções que o sistema deveria atender. III. Os requisitos funcionais descrevem funções que o sistema precisa ter para atender as necessidades de seus usuários IV. Os requisitos, de um modo geral, representam necessidades dos usuários que o sistema precisa atender. Assinale a ÚNICA alternativa correta
Apenas estão corretas as assertivas I, III e IV
Com relação ao diagrama de atividades, vimos durante as aulas que ele pode ser usado em 3 situações distintas. Uma delas seria para representar com mais qualidade (complementando) a especificação de um caso de uso. Cite 3 (três) situaçãos em que devemos usar esse recurso de complementar a especificaçao de um caso de uso com diagrama de atividades ? Quais são essas 3 situações?
Gabarito: 1. Quando o caso de uso tiver uma especificação textual longa (muitas linhas de especificação) 2. Quando o caso de uso tiver uma especificação complexa (difícil de entender lendo o texto da especificação) 3. Quando o caso de uso tiver atividades em paralelo, que não podem ser visualizadas no texto da especificação.
A análise essencial divide a construção do sistema em 2 grandes modelos. O primeiro constitui-se no cerne do sistema, ou seja refere-se ao funcionamento do negócio e o segundo totalmente voltado aos aspectos de desenvolvimento (projeto e implementação). Assinale a opção que mostra, respectivamente, o nome desses dois modelos:
Essencial e Implementação
Em termos de documentação de software, o diagrama UML mais recomendado para documentar requisitos funcionais e as dependências entre eles é o:
Diagrama de Casos de Uso
Em um diagrama de Sequencia, temos que mostrar que uma Disciplina possui outra como pré-requisito, ou seja o envio de uma mensagem ao próprio objeto. Como se chama esse tipo de relacionamento?
Gabarito: Auto delegração
No que se refere as características dos Requisitos de Sistemas no contexto da Análise Estruturada de Sistemas, analise as assertivas a seguir I. Os requisitos mudam com muita frequencia durante o processo de desenvolvimento. II. Nessa epoca, reinava o processo de desenvolvimento Em Cascata Clássico e os requisitos seguiam congelados desde o levantamento dos requisitos até o final do processo de desenvolvimento. III. As mudanças de requisitos não eram problemas nessa época. Assinale a ÚNICA opção correta
Estão corretas as opções I e II
Como se chama o técnica de programação que, primeiro, coibiu o uso de desvios incondicionais (como por exemplo GOTO), por ser prejudicial às boas técnicas de programação?
Programação Estruturada
Assinale a ÚNICA opção INCORRETA, no que se refere aos conceitos e uso do Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER), também denominado Modelo de Entidade e Relacionamento.
Somente foi usado na Análise Orientada a Objeto.
A especificação de processos em análise estruturada corresponde a:
Descrição de todos os processos do Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) que aparecem no nível de refinamento final (úitmo nível).
Conforme o que estabelece a metodologia para o Projeto e Análise Estruturada, o Diagrama de Fluxo de Dados - DFD é uma ferramenta de modelagem empregada no desenvolvimento de sistemas, que oferece uma visão orientada para:
Funções

Outros materiais