Buscar

O saber e o "saber fazer" do professor - Texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Baseado nas aulas: A MEDIAÇÃO DOCENTE – Didática. Profa. Cidinha Amaral, 2005 e MODELOS PEDAGÓGICOS, de Moises Logroño, 2011.
	Formação Básica do professor, sólida formação teórica, unidade teoria e prática, compromisso social e democratização da escola trabalho coletivo articulação entre formação inicial e formação continuada
	
Saberes conceituais e metodológicos da área, saberes integradores- relativos ao ensino da área saberes pedagógicos.
	SABERES CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DA ÁREA
Dominar os conteúdos que vai ensinar o que isto significa? -saber o livro texto universitário? -Dominar o conteúdo do livros didático do Ensino Fundamental ou Médio? 
IDEAL: Conhecer e apropriar-se do livro texto Evitar transmissão mecânica do conteúdo dos livros ou apostilados, etc... Importante conhecer a história da ciência, da disciplina.
	O conhecimento é histórico. Como se deu a construção do conhecimento da disciplina. Orientações metodológicas próprias da disciplina. Conhecer a inserção social da disciplina. Acompanhar a evolução dos estudos da disciplina em questão. Estabelecer relações interdisciplinares com áreas afins.
	Relação Teoria e Prática: saber o conteúdo, saber ensinar o conteúdo. O conteúdo escolar - 3 tipos de conteúdos:
 -Conceituais -Procedimentais –Atitudinais. SABERES INTEGRADORES: como se ensina determinada disciplina? do mesmo jeito que aprendi? forma dogmática, mecanizada, memorização, etc.
	Concepções espontâneas sobre o conteúdo, senso comum, conhecimento da experiência Esquemas conceituais prévios dos alunos, o aluno não é uma tábula rasa. Como o aluno aprende? Referencial construtivista: ação do aluno na reconstrução dos conhecimentos X ação do professor: atividades problematizadoras, desestabilizadoras, questionadoras favorecer a reflexão, o pensar, a pesquisa
	O professor precisa - saber sobre os conceitos espontâneos dos alunos -Saber fazer questões que mobilizem esses saberes -saber construir atividades inovadoras - saber dirigir os trabalhos dos alunos, manejo de classe -Abrir espaço para o diálogo, para a fala dos alunos, para a divergência -Possibilitar a passagem do senso comum ao conhecimento científico
	Favorecer a argumentação, Linguagem científica, Perceber contradições, Aprendizagem colaborativa.
SABERES PEDAGÓGICOS: Planejar, Estratégias de ensino, Como se dá a aprendizagem, Como se comunicar, Como organizar a aula......etc.....
A EDUCAÇÃO prioriza:
Tradicional – os conteúdos
Contemporânea – os objetivos
Emancipadora – as atividades
MODELOS PEDAGÓGICOS: SÃO DELINEAMENTOS TEÓRICOS QUE PERMITEM AO DOCENTE ASSUMIR UMA POSIÇÃO FRENTE AO CURRÍCULO, A SOCIEDADE E AO SER HUMANO QUE SE QUER FORMAR.
 
PEDAGOGIA TRADICIONAL: em um sentido social e cultural, o principal propósito da escola antiga foi a transmissão de conhecimentos.
A PEDAGOGIA TRADICIONAL – TEORIA CONDUTIVISTA:
Se fundamenta em teorias de aprendizagem condutivistas. 
O conhecimento se armazena na mente e a aprendizagem se adquire pelos sentidos.
A educação é um privilégio de um reduzido grupo social.
O desenvolvimento socioeconômico se sustenta em mão de obra barata. 
A cultura é estática e modela o homem. A função da transmissão cultural é ajustar os seres às normas sociais. Se educa para a vida. O conhecimento transmite as verdades que são universais.
Já a PEDAGOGIA ATIVA, que se usa na Teoria Construtivista, se sustenta na atividade física e intelectual do aluno. O aluno é o eixo do trabalho educativo. (COMENIO, LOCKE, PESTALOZZI, DEWEY, DECROLY)
A PEDAGOGÍA ATIVA - TEORIA CONSTRUTIVISTA
O conceito de cultura está na contínua troca. 
Busca de motivações para a aprendizagem e novos papéis do indivíduo.
A aprendizagem é um processo de desenvolvimento. Os fatores biológicos intervém na constituição de sua personalidade. Todo conhecimento é relativo.
A liberdade, igualdade e fraternidade são seus princípios. EDUCAR PARA A VIDA.
Ainda teria a PEDAGOGIA CONCEITUAL – TEORIA COGNITIVA que:
Se fundamenta em teorias desenvolvidas por Wallon, Vigotsky, Piaget e Merina; baseadas em sistemas cognitivos, valorativos e psicomotores. 
Elas propõem que a educação não é um elemento passivo na prática social, destacam a influência da cultura na formação social do homem.
Os propósitos estão em promover o pensamento, as habilidades e os valores; garantir os conceitos básicos da Ciência e as relações entre eles, mediante o desenvolvimento de operações mentais. A avaliação se baseia no desenvolvimento qualitativo, para PENSAR, SENTIR e AGIR.
Howard Gardner, com as concepções de “Inteligências Múltiplas”, também utilizou a Pedagogia Conceitual e destacou a importância da Inteligência Emocional para o desenvolvimento do ser humano e da aprendizagem.
COMPREENDER REALIDADES:
valorizar + conhecer + expressar
relacão entre os mundos: material, mental e cultural.

Outros materiais