Buscar

Prova Objetiva Comunicação Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Leia o texto abaixo:
“É cada vez mais importante que os profissionais cuidem não apenas de sua formação técnica, mas também das formas de se comunicar melhor profissionalmente, fazendo com que colegas, parceiros de trabalho, superiores hierárquicos e clientes percebam suas qualidades profissionais. É para isso que servem as técnicas de Marketing Pessoal. O profissional que cuida do seu Marketing Pessoal sabe onde quer chegar profissionalmente e lapida passo a passo sua carreira para seguir seu planejamento” (WERNER e FERREIRA JUNIOR, 2016).
 
Considerando o texto acima e os conteúdos estudados na disciplina de Comunicação nas Organizações, analise as afirmativas sobre a construção do Marketing Pessoal:
(  ) A construção do Marketing Pessoal acontece de forma natural, sem nenhum esforço extra, pois as pessoas sabem reconhecer os verdadeiros talentos.
(  ) Quanto mais estruturado for o planejamento de Marketing Pessoal do profissional, mais chances ele terá de conseguir bons resultados.
(  ) Assim como no Planejamento Estratégico das empresas, o primeiro passo é definir as estratégias para se atingir o sucesso Profissional.
(  ) Assim como as empresas, as pessoas precisam se tornar conhecidas em seu meio profissional e construir uma imagem positiva.
(  ) Da mesma forma que as organizações, as pessoas devem ter uma ideia clara de que posicionamento almejam atingir no futuro.
 
Assinale a sequência correta:  
 
	
	A
	F-V-V-V-V
	
	B
	V-V-F-V-V
	
	C
	F- V-F-V-V
A afirmação I é falsa pois na construção do Marketing é preciso saber se mostrar para a empresa e para o Mercado, porém sempre de forma ética e assertiva. O item III também é falso pois o sucesso precisa ser uma consequência, e não o ponto de partida. Assim como no Planejamento Estratégico das empresas, o primeiro passo é definir a Missão, a Visão, os Valores e os Objetivos do Profissional (Aula 06).
	
	D
	V-V-F-F-F
	
	E
	F-V-V-F-V
�
Questão 2/10
O Endomarketing é uma área de ação derivada do Marketing tradicional que busca adaptar os conceitos, estratégias e ações do Marketing para o ambiente interno das organizações.
Assinale a única alternativa correta que apresenta o papel do endomarketing.
	
	A
	O Endomarketing visa apenas vender os produtos e serviços da empresa para os fornecedores.
	
	B
	O Endomarketing visa apenas vender os produtos e serviços da empresa para o cliente externo.
	
	C
	Um dos objetivos do endomarketing é integrar os funcionários à empresa.
Você acertou!
O Endomarketing visa um elo entre o cliente, o produto e o empregado.
 O Endomarketing reconhece o trabalhador como cliente interno, ou seja, o primeiro cliente da organização.
O Endomarketing visa, não apenas vender os produtos e serviços da empresa para os funcionários, mas fazer com que ele se sinta parte da organização.
O objetivo principal do endomarketing é integrar os funcionários à empresa.
 
	
	D
	Um dos objetivos do endomarketing é integrar funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade.
	
	E
	O objetivo do endomarketing a facilitar a interação entre funcionários e clientes externos.
�
Questão 3/10
Sobre a comunicação integrada, analise as seguintes sentenças e assinale a única correta: 
	
	A
	Comunicação Integrada é o conjunto das ações de comunicação de uma organização utilizadas para não se integrar as equipes de trabalho.
	
	B
	Comunicação Integrada é um esforço da área de finanças para que o público que não consome um serviço, aceite mais facilmente a ideia de comprar ou adquirir um serviço de uma organização, sendo essa teoria usada exclusivamente para bens intangíveis.
	
	C
	Comunicação Integrada é o esforço conjunto de diversas áreas direta ou indiretamente ligadas à comunicação de uma organização para que todas as mensagens transmitidas por ela sejam coesas e não conflitantes.
Você acertou!
A sentença considerada correta é a de letra “c”, pois temos que Comunicação Integrada é aquela que, de fato, integra toda a comunicação de uma empresa para que não sejam transmitidas mensagens truncadas para o público interno ou externo da organização.
	
	D
	Comunicação Integrada é uma tendência no Marketing que busca menor interatividade com o consumidor, pois vivemos um tempo de afastamento entre empresa x consumidor.
	
	E
	Comunicação integrada são ações desconectadas e desagregadas, onde cada departamento possui sistemas e canais de comunicação diferenciados.
�
Questão 4/10
A comunicação na Administração Pública deve seguir os mesmos princípios para as mais diferentes organizações, contudo os objetivos da comunicação de organizações públicas são diferentes dos objetivos das organizações privadas. Sobre essa diferença da comunicação em empresas públicas e privadas avalie as afirmativas a seguir:
I. A organização pública tem por objetivo vender e conquistar o público externo.
II. Como a organização pública deve prestar conta para a sociedade não é necessário trabalhar os princípios da comunicação interna, apenas da comunicação externa.
III. A organização pública deve manter a equipe bem informada, pois o público interno é fundamental na adoção de boas estratégias de comunicação.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta
Você acertou!
Enquanto a empresa privada pode ter por objetivo vender ou conquistar o público interno e o externo, a administração pública tem a obrigação de prestar contas à sociedade e servir a ela. Quando pratica uma boa Comunicação Interna, o objetivo da empresa pública deve ser o de manter suas equipes bem informadas para que essas saibam atender e responder bem ao cidadão, e motivadas para darem o melhor de si no trabalho. Assim como em todas as formas de Comunicação Organizacional, também na área pública é necessário entender que o público interno é um dos mais importantes públicos-alvo para a adoção de boas estratégias de comunicação, pois é ele o responsável por fazer valer a missão e cumprir os objetivos da organização.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
�
Questão 5/10
Leia o texto:
“É aquela comunicação que se ocupa de construir a boa imagem e reputação de uma organização, bem como de divulgar essa imagem aos públicos interno e externos da organização. Ela deve ressaltar a missão, os objetivos, os valores e a ideologia da instituição, formando o que se chama de personalidade organizacional. ”
 
Qual o tipo de comunicação é descrita no texto?
	
	A
	Comunicação com as mídias
	
	B
	Comunicação interna
	
	C
	Comunicação Institucional
Você acertou!
Comunicação institucional é aquela comunicação que se ocupa de construir a boa imagem e reputação de uma organização, bem como de divulgar essa imagem aos públicos interno e externos da organização. Ela deve ressaltar a missão, os objetivos, os valores e a ideologia da instituição, formando o que se chama de personalidade organizacional.
	
	D
	Comunicação financeira
	
	E
	Comunicação ambiental
�
Questão 6/10
Sobre comunicação interna, analise as seguintes sentenças:
I. A Comunicação Interna na pequena empresa deve ser estruturada, planejada e bem executada, para que as equipes de trabalho estejam bem informadas sobre o andamento da organização. Também é por meio da Comunicação Interna que a empresa pode adotar práticas de participação dos colaboradores, em busca de uma gestão mais compartilhada na tomada de decisão.
II. Quanto à Comunicação Externa, é importante que se estabeleça um rigor bastante grande na produção do material gráfico, pois se ele contiver erros, isso poderá afetar negativamente a imagem da organização.
III. Também é importante estruturar bem a comunicação digital. É importante saber receber e responder as críticas dos clientes. Quando não há
atenção ao consumidor, ele pode se tornar um formador de opinião negativa a respeito da empresa.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I, II, III.
Você acertou!
Todas as sentenças acima estão corretas. Assim como nas grandes empresas, também nas pequenas a Comunicação tem que ser bem estruturada, tanto a Interna quanto a Externa. A Interna é importante para conferir transparência e democracia à organização, enquanto a Externa é importante para a empresa construir uma imagem positiva a seu respeito.
	
	E
	Nenhuma das afirmativas são verdadeiras.
 
�
Questão 7/10
Da mesma forma que uma organização deve ser rigorosa no planejamento de suas ações de comunicação junto ao público externo, também deve haver a preocupação de se planejar bem a comunicação interna. Assim como a Comunicação Externa deve estar alinhada às estratégias gerais da organização, a comunicação Interna também deve estar harmonizada com as diretrizes da empresa.
O contexto apresenta a implantação de um plano para a comunicação interna que objetiva:
	
	A
	Auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos, a partir do público interno
Você acertou!
De acordo com Assad (2013), é importante que a Comunicação Interna seja estratégica. Mas a autora aponta que muitas empresas não possuem estratégia definida, outras têm estratégias vagas ou que não são condizentes à realidade da empresa. A autora aponta que a Comunicação pode, inclusive nesses casos, auxiliar a organização a organizar a própria estratégia. O objetivo geral é que cada área utilize a estratégia organizacional como ponto de partida para criar suas próprias táticas e objetivos. Assad (2013) alerta ainda sobre o risco de as empresas desenvolverem suas estratégias de forma reativa ao aparecimento de problemas, e não proativa, como deveria ser, antecipando-se aos problemas. Segundo a autora, isso pode fazer com que a Comunicação Interna não desperte as equipes à participação e os trabalhadores se tornem, portanto, pouco participativos (Aula 05, p. 11).
	
	B
	Auxiliar na elaboração de um único diagnóstico sobre os canais de marketing e comunicação
	
	C
	Analisar uma única vez o comportamento do público e da concorrência
	
	D
	Montar o plano de ação e definir indicadores de resultados apenas em períodos de maior índice de vendas
	
	E
	Elaboração o orçamento para épocas de baixa nas vendas
�
Questão 8/10
Analise as ações que são de competência do profissional responsável pelas ações de Comunicação Institucional:
I – planejar, organizar e gerenciar eventos da organização
II – planejar e organizar entrevistas coletivas e individuais
III – redigir e editar as publicações internas voltadas aos funcionários;
IV – acompanhar noticiário referente a assuntos pertinentes à organização
V – divulgar e curtir os  dados pessoais dos colaboradores no facebook
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I e V.
	
	B
	I, II e V
	
	C
	I, III e V.
	
	D
	I, II, III e V.
	
	E
	I, II, III e IV.
Você acertou!
A ações de competência do profissional responsável pelas ações de Comunicação Institucional:
I – planejar, organizar e gerenciar eventos da organização
II – planejar e organizar entrevistas coletivas e individuais
III – redigir e editar as publicações internas voltadas aos funcionários;
IV – acompanhar noticiário referente a assuntos pertinentes à organização
�
Questão 9/10
Canais formais são aqueles oficialmente escolhidos para transmitir informações para as equipes.
 
É um exemplo de canal formal:
	
	A
	Mensagens de WhatsApp
	
	B
	Conversas de corredor
	
	C
	Rádio Peão
	
	D
	Encontros casuais
	
	E
	Boletins
Você acertou!
São exemplos de canais formais: boletins, jornais, informativos, memorandos, mensagens eletrônicas, quadro de avisos, entre outros.
�
Questão 10/10
A comunicação na Administração Pública deve seguir os mesmos princípios para as mais diferentes organizações, contudo os objetivos da comunicação de organizações públicas são diferentes dos objetivos das organizações privadas. Para tanto, foram elaboradas as 10 funções da Comunicação na Administração Pública.
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a função “A Comunicação como forma de integração interna”:
	
	A
	A comunicação é importante para alimentar os ambientes internos de informação, promovendo a motivação e o comprometimento das equipes.
Você acertou!
A Comunicação como forma de integração interna: Importante para alimentar os ambientes internos de informação, promovendo a motivação, a integração e o comprometimento das equipes, que, por sua vez, tornam-se mais engajadas no cumprimento das metas e no alcance da missão da organização (Aula 04).
	
	B
	É importante que os valores da organização estejam centrados nos interesses públicos e no papel da instituição, e não de seus dirigentes, integrando a cultura interna da organização.
	
	C
	A Comunicação clara e transparente é uma obrigação da instituição e o acesso a ela é um direito dos usuários e consumidores de seus serviços.
	
	D
	Os dirigentes de uma instituição pública devem estar preparados para responder por ela e, para isso, devem ter ampla bagagem conceitual e cultural, além de estarem sempre abertos ao aprendizado sobre como se comunicar com os mais diversos públicos.
	
	E
	A empresa pública deve ter o cidadão como foco de suas ações.
_1570435969.unknown
_1570435977.unknown
_1570435981.unknown
_1570435983.unknown
_1570435984.unknown
_1570435982.unknown
_1570435979.unknown
_1570435980.unknown
_1570435978.unknown
_1570435973.unknown
_1570435975.unknown
_1570435976.unknown
_1570435974.unknown
_1570435971.unknown
_1570435972.unknown
_1570435970.unknown
_1570435953.unknown
_1570435961.unknown
_1570435965.unknown
_1570435967.unknown
_1570435968.unknown
_1570435966.unknown
_1570435963.unknown
_1570435964.unknown
_1570435962.unknown
_1570435957.unknown
_1570435959.unknown
_1570435960.unknown
_1570435958.unknown
_1570435955.unknown
_1570435956.unknown
_1570435954.unknown
_1570435945.unknown
_1570435949.unknown
_1570435951.unknown
_1570435952.unknown
_1570435950.unknown
_1570435947.unknown
_1570435948.unknown
_1570435946.unknown
_1570435941.unknown
_1570435943.unknown
_1570435944.unknown
_1570435942.unknown
_1570435939.unknown
_1570435940.unknown
_1570435937.unknown
_1570435938.unknown
_1570435936.unknown
_1570435935.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais