Buscar

RELATÓRIO SMART GRID

Prévia do material em texto

Trabalho Smart Grid – INTRO 1S 2017
Turma 04 – Grupo 03
Prof. Vitor Chaud
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
	Pontos do grupo:
	
	NOME COMPLETO
	RGA
	NOTA
	ASSINATURA
	Gabriel Camerro Rangel Garcia
	201710454
	
	
	Gabriel Carvalho Cândido
	201710146
	
	
	Gabriel da Silva Gonçalves
	201710332
	
	
	Gabriel dos Reis Guerra
	201710743
	
	
	Giovani Bruno Cicone
	201710910
	
	
Uberaba, 17 de Julho de 2017
INTRODUÇÃO 
A maneira como a distribuição de energia é feita é arcaica no ponto de vista de muitos especialistas, depende-se muito de uma única fonte geradora e, caso ela falhe, toda a rede fica sem abastecimento. Ademais, a medição do consumo nem sempre é a real obtida pelo consumidor final. Tendo tudo isso em mente, realizou uma proposta mundial de criação de uma rede de energia inteligente, também conhecida como Smart Grid, uma ideia inovadora para melhorar o consumo e a geração de energia.
Um sistema de Smart Grid consiste em rede inteligentes de energia elétrica, que integram a distribuição de energia, sendo mais segura e inteligente. Nesse conceito, o fluxo de energia elétrica e de informações é estabelecido de maneira bidirecional. Dessa forma, a energia que, tradicionalmente, é gerada, transmitida e distribuída pelas concessionárias, poderá também ser gerada e integrada às redes consumidoras. Com isso, cria-se o prosumidor, isto é, aquele que produz e fornece energia ao sistema.
A lógica do sistema smart está em uma palavra: inteligência. Isso diz respeito às novas redes que serão automatizadas com medidores de qualidade e de consumo de energia em tempo real, ou seja, a sua casa vai conversar com a distribuidora, e, quem sabe, futuramente, fornecer eletricidade para ela. Poderá ser aplicado também para combater a perde de energia ao longo da transmissão.
O CONCEITO DE SMART GRID
Basicamente, o Smart Grid carrega o conceito de redes inteligentes, para atribuir várias melhorias no setor energético, respondendo a demanda das concessionárias e dos consumidores. A redução do número de falhas e também do tempo de reestabelecimento; a melhora da qualidade da energia entregue ao consumidor; combater de forma eficaz a perda comercial (roubo de energia) são algumas das vantagens com a aplicação do sistema. 
Na ilustração abaixo está bem exemplificado de como funcionaria o sistema, com a implementação de redes energéticas inteligentes. 
Figura 1: Ilustração do sistema Smart Grid e seu funcionamento envolvendo consumidores, concessionárias, indústrias e comércios. [1]
VANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO DO SMART GRID
Entre os principais benefícios gerados para a concessionaria estão: o aumento da eficiência operacional, aprimoramento da relação com os clientes, otimização de investimentos, além da redução significativa de perdas.
Os clientes terão uma redução nos custos, tarifas mais baixa, terão acesso a novas fontes de energia e de novos mercados, além do aumento da eficiência energética como um todo.
Já o governo e empresas reguladoras terão como benefícios: a redução de custos, aumento da qualidade energética do país e a implantação de geração de energia melhor distribuída.
Não se esquecendo de citar a geração de empregos, o incentivo a pesquisas e desenvolvimento de novos negócios e parcerias que a smart grid pode proporcionar.
SUSTENTABILIDADE
Entre os vários fatores que fazem do smart grid uma das apostas para o mundo moderno, está sua relação com o meio ambiente. Com a atual sanção do tratado de Kyoto os países passaram a se preocupar ainda mais com suas responsabilidades ambientais, e passaram a ver o smart grid como resposta para a poluição excessiva causada pelas usinas termoelétricas, que em 2006 representavam 86,5% de toda produção energética no mundo.
Atualmente, as redes inteligentes são pouco difundidas pois necessitam de alto recurso e infraestrutura, entretanto a proposta de consumidor-produtor incentiva a descentralização da produção energética, e acarreta em novas opções de fornecimento, sendo assim qualquer pessoa poderá produzir sua própria energia, armazenar ou vender os excedentes. Muito se fala de energia eólica e energia fotovoltaica.
A CASA INTELIGENTE
Com os avanços tecnológicos da atualidade, a tendência e que até mesmo os eletrodomésticos comuns se tornem inteligentes e conectados, como por exemplo, programar uma geladeira para dar preferência a horários onde a eletricidade é mais barata. Hoje já e possível monitorar quanto cada aparelho consome, não só mensalmente, mas também em tempo real, através de centrais que se conectam a todos os aparelhos, o que é quase impossível com os métodos comuns de medição. Por meio de um site ou software, você pode acompanhar o gasto energético da sua televisão ou da geladeira nova e saber com precisão, quanto vai custar a fatura de energia no fim do mês.Figura 2: Exemplificação de um sistema de casa inteligente. [2]
 Até os carros podem servir como provedores de energia, pois o desenvolvimento de carros elétricos e a possibilidade de gerar eletricidade com a frenagem dos mesmos, a energia armazenada nas baterias do veículo pode servir como fonte de eletricidade para sua casa em momentos em que o valor do KW for mais alto.
CONCLUSÃO
É possível concluir que o sistema de Smart Grid é uma boa tecnologia para a sociedade. Apesar de parecer que as empresas de energia vão perder com a possibilidade de produção doméstica pelo próprio consumidor, mas outros fatores fazem com que as concessionárias também ganhem. O que precisa ser verificado é o custo de implantação dos medidores eletrônicos e de toda a rede de dados.
Contudo, a possibilidade de se ter mais informações e alternativas de consumo por parte do usuário final é atraente. Ao ter mais informações sobre o gasto energético será possível controlar melhor as despesas e evitar sustos no final do mês. 
Mas o principal ponto das Smart Grids é o apelo ambiental, já que muito do desperdício será diminuído. A busca por formas alternativas de produção de energia também é um dos combustíveis das Smart Grids, tendo em vista que diversos tratados ambientais são discutidos todos os anos.
REFERÊNCIAS
[1]Infográfico – Energia. Disponível em: <http://andremarquesilustracoes.blogspot.com.br/2013/01/infografico-energia.html> Acesso em: 15 de Julho de 2017
[2]CAMARGO, C. Smart Grid: a rede elétrica inteligente. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/3008-smart-grid-a-rede-eletrica-inteligente.htm> Acesso em: 15 de Julho de 2017.
[3]AUTOR DESECONHECIDO. O que são as rede inteligentes de energia?. Disponível em: <http://www.cemig.com.br/pt-br/A_Cemig_e_o_Futuro/sustentabilidade/nossos_programas/Redes_Inteligentes/Paginas/as_redes_inteligentes.aspx> Acesso em: 15 de Julho de 2017.
[4]SCUSSEL, A. Saiba mais sore o conceito de redes inteligentes (smart grid). Disponível em: <http://mundogeo.com/blog/2011/10/10/saiba-mais-sobre-o-conceito-de-redes-inteligentes-smart-grid/> Acesso em: 15 de Julho de 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes