Buscar

POLITICAS PUBLICAS (enunciado)

Prévia do material em texto

Pergunta 1 UNIDADE 1 POLITICAS PUBLICAS 
Para compreender as políticas públicas na atualidade, é necessário compreender sua adoção ao longo dos governos ocidentais, fenômeno que tomou maiores proporções desde o final do século XIX. Os eventos a seguir têm direta relação com o debate sobre Políticas Públicas, à exceção de:
	
	a.
	Mudanças sociais decorrentes da Revolução Industrial, levando ao aumento da população urbana e de sua participação política na Europa e, posteriormente, a outros países ocidentais.
	
	b.
	A Grande Depressão de 1929 (crise da Bolsa de Valores norte americana, levando a uma severa recessão nesse país e, posteriormente, à Europa).
	
	c.
	Ascensão de movimentos artísticos no início do século XX como o modernismo, cubismo e surrealismo; levando à ampliação das revoltas sociais nesse período.
	
	d.
	Intensificação das políticas de bem-estar social nos EUA e na Europa no período pós-Segunda Guerra Mundial.
	
	e.
	Nova ascensão do pensamento liberal durante a década de 1970, como consequência da crise do chamado Estado de bem-estar social, por sua vez relacionada a uma crise econômica internacional no mesmo período.
0,5 pontos   
Pergunta 2
Os fundamentos de política social são a base sobre a qual se estruturam os sistemas de proteção social. As condições econômicas gerais interferem nas posições políticas dos governos. Assinale a alternativa coerente com essas ideias:
	
	a.
	O liberalismo inicial desejava romper com as amarras do Estado absoluto, prezando, assim, pelo bem-estar social.
	
	b.
	A tradição marxista entende que a acumulação de capital e a equidade caminham juntas.
	
	c.
	A concentração e a monopolização de capital demoliu a utopia liberal do indivíduo empreendedor.
	
	d.
	Para o liberalismo, a inserção social do indivíduo deve ser realizada a partir do apoio das 
políticas de proteção social.
	
	e.
	O discurso neoliberal defende as políticas de bem-estar social.
0,5 pontos   
Pergunta 3
Conforme Straub (2005), a Psicologia da saúde:
I. Preocupa-se com a interação de fatores implicados na determinação de saúde.
II. É um dos subcampos da Psicologia, sendo que dentre as áreas de interesse incluem a clínica psicológica, os fatores biológicos e os traços de personalidade.
III. Busca, por meios de princípios e pesquisa psicológica para a melhoria, tratamento e prevenção de doenças
IV. Embora existindo desde o século XVIII, desempenha atualmente papel fundamental para enfrentar os desafios para a saúde do mundo nos próximos séculos.
V. É uma ciência que busca responder questões a respeito da forma como o bem-estar é afetado, quer seja por meio do que as pessoas pensam, sentem e fazem.
 
É verdadeiro o que se afirma em:
	
	a.
	I, III e V.
	
	b.
	I, II e IV.
	
	c.
	II, III e V.
	
	d.
	III, IV e V.
	
	e.
	I, III e IV.
0,5 pontos   
Pergunta 4
Os Programas e os Serviços de Assistência Social Nacional se dividem em dois níveis: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
Leia as afirmativas sobre o nível básico.
I. Caráter preventivo com objetivo de fortalecer laços familiares e comunitários.
II. Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
III. Programa de Atenção Integral à Família (Paif).
IV. Programa Agente Jovem.
V. Ações para crianças de 0 a 6 anos.
 
Correspondem à Proteção Social Básica apenas as afirmativas:
	
	a.
	Todas as afirmativas.
	
	b.
	I, II e III.
	
	c.
	I, II e V.
	
	d.
	I, II, III e V.
	
	e.
	II, III e IV.
0,5 pontos   
Pergunta 5
Tororssian e Rivem em “Políticas Públicas e Assistência Social Diálogo” com as práticas psicológicas, chamam atenção para a transformação existente na passagem do termo “carência” para o de “vulnerabilidade”. De uma visão que enfatiza o paternalismo (carência) nas relações sociais, passa-se a olhar o sujeito como portador de direitos. Leia as assertivas relacionadas a essa mudança.
I. O direcionamento do olhar para os “direitos” em detrimento das carências apresenta a oportunidade de analisar as potencialidades de sujeitos, grupos e comunidades.
II. A vulnerabilidade passa a ser analisada por meio do acesso dos sujeitos às oportunidades econômicas sociais e culturais promovidas pelo Estado, sociedade e mercado de trabalho.
III. Além de trabalhar na conquista de dados mais objetivos, como os índices socioeconômicos, por exemplo, os profissionais podem auxiliar na cicatrização de traumas, recuperando um lugar no mundo para retomar seu desenvolvimento.
É verdadeiro o que se afirma em:
	
	a.
	I.
	
	b.
	I, II e III.
	
	c.
	I e II.
	
	d.
	III.
	
	e.
	II e III.
0,5 pontos   
Pergunta 6
O papel do Estado diante da proteção social de sua população responde, dentro de uma concepção materialista, a um movimento dialético produzido pelo confronto de antagonismos e surgimento de sínteses. Dessa forma, as políticas públicas refletem um momento histórico, com suas produções e peculiaridades. Aponte, dentre as alternativas abaixo, a correta:
	
	a.
	O Estado formula suas práticas a partir dos interesses do povo.
	
	b.
	O Estado do bem-estar social tem como fundamento as práticas neoliberais.
	
	c.
	O neoliberalismo apregoa que o Estado deva ser o único responsável pela educação e saúde de sua população.
	
	d.
	O liberalismo supõe que o trabalho e a busca pelos interesses pessoais conduzem à justiça social.
	
	e.
	O Estado do bem estar social admite que o mercado se autorregula e promove por si a justiça social.
0,5 pontos   
Pergunta 7
De acordo com o texto “Fundamentos de Política Social”, de Elaine Behring (2000), assinale a opção incorreta.
	
	a.
	A afirmação da hegemonia neoliberal no Brasil tem sido responsável pela redução dos direitos sociais e trabalhistas, desemprego estrutural, precarização do trabalho, desmonte da previdência pública, sucateamento da saúde e educação.
	
	b.
	O acesso à seguridade social esteve historicamente associado ao exercício do trabalho, direta ou indiretamente.
	
	c.
	Na atualidade, direitos e políticas sociais universais de Estado convivem com políticas sociais focalizadas.
	
	d.
	O receituário keynesiano de regulação econômica e social, que privilegiava o pleno emprego, contrapõe-se com a perspectiva de estado de bem-estar social.
	
	e.
	A mundialização e a financeirização do capital vêm acompanhadas pelo aprofundamento do desemprego, da desigualdade social e expropriação de direitos dos trabalhadores.
0,5 pontos   
Pergunta 8
A partir da leitura dos textos indicados na bibliografia deste módulo, analise as afirmações abaixo:
I - O debate acerca do papel do Estado desenvolveu-se principalmente a partir da decadência do sistema feudal e da reordenação sociopolítica e econômica que atravessou os séculos XVI e XVII.
II - De maneira geral, é possível observar na reflexão sobre o papel do Estado uma busca constante pelo desenvolvimento de uma forma racional do exercício do poder político por meio do Estado.
III - Autores como Nicolau Maquiavel (1469-1527), Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) viam o Estado como um mediador do processo civilizatório.
	
	a.
	Somente a I é falsa.
	
	b.
	Somente a II é falsa.
	
	c.
	Somente a III é falsa.
	
	d.
	Somente a I e a II são falsas.
	
	e.
	Nenhuma das afirmações é falsa.
0,5 pontos   
Pergunta 9
Para a Psicologia é interessante ter um modelo capaz de descrever especificamente o papel dos fatores psicológicos na regulação do estado de saúde. Partindo do modelo de saúde estudado na disciplina é incorreto afirmar que:
	
	a.
	O comportamento regula os estados biológicos, na medida em que regula o contato do indivíduo com as variáveis funcionais do meio ambiente.
	
	b.
	O modelo psicológico deve eliminar os modelos biológicos e socioculturais porque, quando um modelo psicológico é analisado, os fatores biológicos e socioculturaistrazem de forma invariável suas concepções de origem.
	
	c.
	A descrição psicológica do continuum saúde-doença deve corresponder à dimensão individual das variáveis que ocorrem na interação entre os fatores biológicos e suas relações socioculturais.
	
	d.
	As patologias biológicas podem ser explicadas pela associação de comportamentos instrumentais de risco e elevado grau de vulnerabilidade biológica.
	
	e.
	Na perspectiva da Psicologia da saúde, o comportamento é concebido como práticas individuais de um organismo biológico em um meio regulado pelas relações socioculturais.
0,5 pontos   
Pergunta 10
Em relação à história da construção das políticas públicas brasileiras, aponte a alternativa correta.
	
	a.
	O governo de Getúlio Vargas desmontou algumas políticas trabalhistas conquistadas na República Velha.
	
	b.
	O INAMPS e INPS inauguram a assistência à saúde para todos os cidadãos, independentemente de ser ou não um contribuinte.
	
	c.
	O período colonial brasileiro marca o surgimento das políticas de transferência de renda.
	
	d.
	A democracia instaura benefícios fundamentais aos cidadãos como o teto de trabalho de 8 horas e o FGTS.
	
	e.
	A Constituição Federal instaura deveres ao Estado quanto à redução da pobreza.
UNIDADE II
Pergunta 1
As alternativas abaixo se referem à Psicologia da Saúde. Assinale a que estiver incorreta:
	
	a.
	A área da Psicologia da Saúde abrange as seguintes diretrizes: aprofundar, de maneira científica, as causas e origens de determinadas doenças; promoção à saúde; prevenção e tratamento de doenças; bem como promover Políticas de Saúde Pública e o aprimoramento do Sistema de Saúde Pública.
	
	b.
	Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar são campos distintos, embora relacionados. A primeira é mais ampla e inclui questões relacionadas à saúde pública, epidemiologia e política, enquanto a segunda enfatiza a atuação do psicólogo dentro do Hospital.
	
	c.
	O trabalho do Psicólogo da Saúde deve enfatizar prioritariamente a atuação em comunidades e a prevenção de doenças.
	
	d.
	Os contextos de intervenção variam desde cuidados de saúde básicos até diferentes unidades hospitalares e locais de trabalho.
	
	e.
	As áreas de interesse são as condições sociais, fatores biológicos e traços de personalidade, inserindo o sujeito nos contextos: biológico, psicológico, social e sistemas biopsicossociais, desde os sistemas corporais até a cultura.
0,5 pontos   
Pergunta 2
A violência está relacionada a um ato moralmente reprovável, causando danos na vítima em diversos aspectos de sua vida. Sobre o assunto, é correto afirmar que:
	
	a.
	A violência só pode ser detectada pelo psicólogo em atendimento clínico.
	
	b.
	Devido ao sigilo profissional e ao contrato realizado, quando o psicólogo se deparar com situação de violência, não deve notificar nenhum órgão de proteção, pois este procedimento fere a ética profissional.
	
	c.
	O profissional só poderá auxiliar nos casos em que a violência já tenha ocorrido, em nível de atenção à saúde.
	
	d.
	Quando os pais praticam violência contra a criança, os profissionais devem protegê-la, tratá-la e, acima de tudo, procurar outro lugar para que ela se desenvolva longe da presença dos familiares.
	
	e.
	Todos devem ficar atentos a mudanças que ocorram com a criança, uma vez que lesões físicas, mudanças psicológicas, comportamentais e cognitivas podem indicar que ela está sofrendo violência.
0,5 pontos   
Pergunta 3
No texto de Mary Jane Spink (2003), há a seguinte citação de David Marks: “as teorias de psicologia da saúde são, geralmente, elaboradas de forma a prover relatos sobre os processos cognitivo, emocional e motivacional presentes no nível pessoal”. Segundo Spink, esses relatos são elaborados de forma a explicar comportamentos e experiências relacionadas com a saúde ao nível do indivíduo. Com base nessas afirmações, leia cada alternativa abaixo listada e assinale a que estiver falsa:
	
	a.
	Tal afirmação está relacionada ao viés individualista presente na Psicologia da Saúde.
	
	b.
	O viés individualista é fruto de confluências: a natureza das teorias psicológicas; a convivência com o modelo médico e a ideologia individualista que permeia a sociedade ocidental moderna.
	
	c.
	O contexto de atuação da Psicologia da Saúde está situado nas instituições de saúde, onde sempre imperou o modelo médico, de cunho individualista, pautado pela perspectiva da medicina e da psicologia social.
	
	d.
	O contexto de atuação da Psicologia da Saúde está situado nas instituições de saúde, onde sempre imperou o modelo médico, de cunho individualista, pautado pela perspectiva biomédica.
	
	e.
	O psicólogo inserido na instituição hospitalar buscava subsídios na psicologia clínica, enquanto o psicólogo inserido nos níveis primário e secundário pautava-se na psicologia social.
0,5 pontos   
Pergunta 4
Ao tratar da questão da violência, Cristiane Barreto Napoli menciona que, para alguns adolescentes, a prática de atos infracionais surge como uma possibilidade de vislumbrar pertencimento, de encontrar um lugar e uma fórmula para viver. Considere as afirmativas abaixo:   
I.   A violência urbana é a maior causa de danos e perdas irreversíveis de vidas adolescentes.
II.  O crime é uma expressão coordenada pela forma e pelos discursos estabelecidos em cada época, e por suas coordenadas sociológicas do que seja um ato fora da lei.
III.  As medidas socioeducativas em meio aberto são destinadas aos adolescentes autores de atos infracionais.
IV.  A responsabilização jurídica dos adolescentes abre um campo de intervenção, em parceria com outros saberes, o que pode possibilitar aos sujeitos uma resposta diferente das práticas que os levaram ao rompimento dos laços sociais.
Considerando as afirmações, estão corretas as a alternativas:
	
	a.
	I e IV.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	I, III e IV.
	
	d.
	III e IV.
	
	e.
	I, II, III e IV.
0,5 pontos   
Pergunta 5
São feitas duas afirmações abaixo:
•           Ao Estado brasileiro compete a criação de mecanismos para coibir a violência no seio familiar.
•           O setor de saúde não pode assumir a responsabilidade de contribuir para a prevenção e erradicação da violência.
Pode-se afirmar que:
	
	a.
	As duas afirmações são falsas.
	
	b.
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	c.
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	d.
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	e.
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
0,5 pontos   
Pergunta 6
Segundo Esther Arantes (2011), no Brasil Colônia, não existia a categoria universal de criança. Não existiam as condições para se pensar que crianças indígenas, africanas e portuguesas compartilhassem uma mesma natureza humana. O que existiam eram categorias diferenciadas de crianças, sendo valorizadas como modelo o “filho de família”, entendido como sendo o “filho legítimo de legítimo casamento cristão”. Partindo desta perspectiva, considere as afirmações abaixo:
I. A criança indígena e a criança escrava possuíam status inferior, não sendo consideradas, prioritariamente, humanas.
II. As crianças que se encontravam privadas de tutela familiar, encontravam-se amparadas pela caridade, sendo recolhidas nos estabelecimentos para órfãos e expostas.
III. O termo menor era utilizado para discernir entre o menor abandonado e o menor criminoso.
IV. As instituições criadas para acolher crianças abandonadas tinham um caráter assistencialista.
É correto, o que se afirma em:
	
	a.
	I apenas.
	
	b.
	I e IV.
	
	c.
	III e IV.
	
	d.
	IV apenas.
	
	e.
	I, II, III e IV.
0,5 pontos   
Pergunta 7
Silva (2005) expressa que “não queremos que o encontro da Psicologia com os Direitos Humanos se desse nesta perspectiva de simplesmente agregar,de modo formalístico, um signo de valor que pudesse desculpabilizar a Psicologia pelo conjunto de suas construções históricas, pouco comprometidas com a questão dos Direitos Humanos” e que o “sofrimento mental é a nossa grande contribuição temática enquanto área de atuação” na “luta pelos Direitos Humanos”.
Das alternativas abaixo, qual delas está em consonância com a proposta apresentada e pode ser relacionada às práticas psicológicas, seus comprometimentos e compromissos com os Direitos Humanos?
	
	a.
	Os processos de violação dos Direitos Humanos quase sempre envolvem uma dimensão de produção de sofrimento mental, e o papel do psicólogo é ater-se à tecnologia cientificamente estabelecida.
	
	b.
	Voltar o foco sobre nós mesmos, sobre a Psicologia e como saber fazer na profissão, refletir como ela tem se comportado, qual o seu papel na sociedade, no sentido de promover os Direitos Humanos e combater a violação a estes direitos nas práticas do cotidiano.
	
	c.
	Há necessidade de que o profissional de psicologia participe sistematicamente dos grupos de discussão sobre Direitos Humanos para, então, tentar moldar a sua prática às dinâmicas sociais da sociedade brasileira, uma vez que nossas escolas teóricas apresentam subsídio suficiente para esta prática.
	
	d.
	A Psicologia ainda não atingiu um status de conhecimentos suficientes para desenvolver uma tecnologia adequada para lidar com o sofrimento mental no âmbito dos Direitos Humanos. Portanto, resta ao psicólogo fazer o que pode a partir de sua criatividade.
	
	e.
	Não é preciso desenvolver o conceito de Direitos Humanos entre os psicólogos, pois a Psicologia já está consolidada nesse campo e tradicionalmente os psicólogos possuem uma concepção abrangente desse conceito
0,5 pontos   
Pergunta 8
Sobre Psicologia da Saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Restringe-se aos ambientes hospitalares.
(   ) Também tem como ambiente de trabalho os centros de saúde e outros ambientes que enfoquem a saúde coletiva.
(   ) Abarca apenas os aspectos da saúde mental.
(   ) Pode trabalhar com atendimento na saúde pública nos níveis primário, secundário e terciário.
 Assinale a sequência correta relacionada às sentenças acima:
	
	a.
	V, F, F, V.
	
	b.
	F, V, F, V.
	
	c.
	F, V, V, F.
	
	d.
	V, V, F, F.
	
	e.
	F, F, F, V.
0,5 pontos   
Pergunta 9
A Psicologia da Saúde aplica princípios de Psicologia a problemas de saúde e doença, dá ênfase às intervenções no âmbito social e inclui aspectos que vão além do trabalho no hospital. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta quanto aos objetivos específicos da Psicologia da Saúde:
	
	a.
	Identificar os fatores psicológicos, comportamentais e sociais da doença.
	
	b.
	Prevenir e tratar doenças.
	
	c.
	Não tem participação nas políticas de saúde.
	
	d.
	Melhorar o sistema de saúde.
	
	e.
	Promover e manter a saúde.
0,5 pontos   
Pergunta 10
Sobre a violência contra a mulher, Espíndola, Bucher-Maluschke e Santos (2004, p. 213) dizem que, apesar de o problema da violência contra a mulher ser antigo, só recentemente tem sido dada importância ao tema em função da “crescente conscientização das hierarquias e das desigualdades de gênero”, dos direitos das mulheres e do aumento da violência.
Leia as afirmativas abaixo e indique a afirmativa verdadeira:
I. Por desigualdades de gênero entendem-se as desigualdades em relação à mulher, e a violação dos seus direitos acontecem somente porque ela é do sexo feminino.
II. A violência contra a mulher acontece, principalmente, no contexto familiar, entendida como violência intrafamiliar.
III. A Lei “Maria da Penha” tem sido usada na garantia das mulheres que sofrem violência nas relações de poder e dominação, na maioria dos casos, pelos próprios parceiros, mas também tem sido quando o homem é vítima de violência da parceira, sendo os dois casos classificados como violências de gênero.
IV. Dentre as possibilidades de intervenção da psicologia, nessa problemática, estão a escuta do seu sofrimento, grupo com mulheres, terapia de casal, oficinas de empoderamento, grupos educativos sobre violência, cidadania e direitos humanos.
	
	a.
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	b.
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	c.
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	d.
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	e.
	Apenas a alternativa III está correta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes