Buscar

PROPRIEDADE INTELECTUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
	 1a Questão (Ref.: 229709)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tício, vendedor ambulante, comercializa em sua barraca, localizada em uma esquina de grande movimentação, CDs, DVDs e Programas de Computador "baixados" da Internet por seu amigo Tércio. Em uma fiscalização feita por um órgão competente de repressão a pirataria, Tício recebe um auto de notificação por contrafação comercial (conhecida também como pirataria comercial). Tício alega que não foi ele que copiou as obras e, assim, não estaria incorrendo em nenhum tipo de ilícito. A ponderação de Tício esta correta? Justifique.
		
	
Resposta: Não. Pois a partir do momento que o Tício está comercializando essas obras também está cometendo o crime de pirataria comercial. Tanto o Tércio que "baixou" da internet, quanto o Tício ao vender estão errados perante a lei. Somente os autores podem usufruir ou comercializar suas obras e não deram autorização prévia para esses indivíduos efetuarem tal ação. Sendo assim sua ponderação está incorreta.
	
Fundamentação do Professor: a resposta se coaduna com o gabarito da questão.
	
Gabarito: Resposta: A ponderação de Tício não esta correta pois no crime de violação de direitos autorais, há determinação legal de que, quem, com intuito de lucro direto ou indireto, distribui, venda, expõe a venda obra intelectual, sem a devida autorização do autor, incorre no crime de contrafação.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 64162)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tício, autor de um livro de grande sucesso publicado em 2000, em uma viagem a outro estado do Brasil, ao entrar em uma livraria percebe seu livro em uma estante para venda, mas com o nome de outra pessoa como autor. Tício compra o livro e encontra o e-mail do contrafator, daquele que cometeu o plágio da obra. Tício envia o e-mail ao suposto autor que responde que o livro já estava em domínio público, copiando, assim, a obra e colocando seu nome.
Pergunta-se: a atitude do contrafator tem algum amparo jurídico, ou seja, está correta? Justifique.
		
	
Resposta: Não. Pois nesse caso entra a lei de Direitos Autorais, onde a obra ao ser escrita por Tício pertence a ele e somente ele poderá utilizar e comercializar como único autor de sua obra. O contrafator não terá direito algum sobre a obra e Tício poderá impedí-lo de permanecer com as vendas do plágio. Ou seja, não tem amparo jurídico, devido ao fato de ferir o direito moral do autor e o livro só estaria livre para domínio público após 70 anos da morte do autor, ainda assim sem poder efetuar a troca de nomes.
	
Fundamentação do Professor: a resposta se coaduna com o gabarito da questão.
	
Gabarito: A atitude do contrafator não tem nenhuma amparo jurídico, pois, primeiro, ter o nome na obra é um dos direitos morais do autor, com a característica da pessoalidade, não se extinguindo jamais. Em segundo lugar, a obra, ou seja, o livro, só estaria em domínio público 70 anos após o falecimento do autor, mesmo assim, não permitindo a troca de nomes.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 60351)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Duas posições jurídicas consubstanciam a questão referente a dignidade da pessoa humana: a primeira apresenta-se como direito de proteção individual, não só em relação ao Estado, mas também frente aos demais indivíduos; e a segunda constitui dever fundamental de tratamento igualitário aos semelhantes.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
		
	
	as duas posições são falsas
	
	somente a segunda posição é a correta
	
	somente a primeira posição é a correta
	
	a primeira posição é falsa e a segunda é a correta
	 
	as duas posições, a primeira e a segunda, estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 62140)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas abaixo:
I) é inviolável o sigilo da correspondência
II) é inviolável o sigilo das comunicações telegráficas
III) as correspondências, as comunicações telefônicas e telegráficas são de caráter público, podendo ser acessadas por qualquer pessoa
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção II é falsa
	
	as opções I e II são falsas
	 
	a opção III é falsa
	
	a opção III está correta
	
	A opção I é falsa
		
	
	 5a Questão (Ref.: 62566)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Código Penal há o capítulo Dos Crimes Contra a Honra; a conduta de imputar falsamente fato definido como crime a outrem, é tipificado como:
		
	
	homofobia
	 
	calúnia
	
	injúria
	
	difamação
	
	estelionato
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 63315)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Trabalhar sob dependência de empregador e mediante salário é característica da definição de:
		
	
	empregador
	
	pessoa jurídica
	 
	empregado
	
	ente despersonalizado
	
	autor de obra intelectual
		
	
	 7a Questão (Ref.: 63347)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A publicidade discriminatória, que incita a violência, exploração, o medo e a superstição do consumidor, é caracterizada como:
		
	 
	publicidade abusiva
	
	publicidade mentirosa
	
	publicidade composta
	
	publicidade dúbia
	
	publicidade enganosa
		
	
	 8a Questão (Ref.: 67027)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A reprodução não autorizada de uma obra é considerada:
		
	 
	contrafação
	
	crime de calúnia
	
	crime de difamação
	
	estelionato
	
	crime culposo
		
	
	 9a Questão (Ref.: 67042)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os direitos patrimoniais do autor de uma obra intelectualmente protegida perduram por 70 anos, contados de 1º de janeiro do ano subsequente a seu falecimento. Após este prazo, a obra passa ao período juridico/legal chamado:
		
	
	domínio privado
	
	sem proteção legal
	 
	domínio público
	
	domínio misto
	
	contrafeito
		
	
	 10a Questão (Ref.: 268263)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Desenho Industrial é a forma plástica de um objeto ou conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, propiciando resultado visual novo e original. O prazo de proteção, feito o depósito do pedido, do Desenho Industrial vigora por:
		
	
	20 (vinte) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por mais 5(cinco) períodos sucessíveis de 3 (três) anos, até atingir o prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos.
	
	15 (quinze) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por mais 3 (três) períodos sucessíveis de 5 (cinco) anos, até atingir o prazo máximo de 25 (vinte e cinco anos).
	 
	10 (dez) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por mais 3(três) períodos sucessíveis de 5 (cinco) anos, até atingir o prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos.
	
	5 (cinco) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por 10 (dez) períodos sucessíveis de 5 (cinco) anos, até atingir o prazo máximo de 50 (cinquenta) anos.
	
	10 (dez) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por 2 (dois) períodos sucessíveis de 6 (seis) anos, até atingir o prazo máximo de 12 (doze) anos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes