Buscar

SISTEMAS OPERACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMAS OPERACIONAIS
		 1a Questão (Ref.: 674378)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Processos e threads em sistemas multitarefa compartilham recursos. Como exemplo, a impressora de sua maquina é compartilhada pelos programas em execução ao mesmo tempo e nem por isso a impressão do seu arquivo é misturado aos demais arquivos impressos. Como o sistema operacional resolve essa questão ?
		
	
Resposta: Através do escalonamento de processos. Onde o escalonador irá selecionar o processo que será executado em uma ordem, não permitindo a mistura de arquivos. São 3 estados em que o processo poderá ser encontrado nos sistemas multitarefas: esperando, pronto e executando. No caso dos processos que estiverem para ser processados pela impressora estarão no estado PRONTO e o escalonador irá selecionar um para mudar o estado para EXECUTANDO. Após a execução desse processo o escalonador irá para o próximo processo que está como PRONTO para ser executado até que todos os arquivos sejam impressos.
	
Gabarito: Aprendemos nas nossas aulas que processos e threads não executam direto, ou seja, desde o inicio até ao fim. Durante o tempo de execução, sofrem interrupções e ficam bloqueados aguardando recursos. Suponha que um Processo P1 está executando quando é interrompido pelo final da fatia de tempo. Outro Processo P2 será selecionado para execução e poderá querer utilizar o mesmo recurso que estava sendo utilizado por P1. E agora? Há condição de corrida quando existem recursos compartilhados entre duas ou mais threads ou entre dois ou mais processos sem as devidas precauções. O trecho do código que trata recursos compartilhados é denominado REGIÃO CRÍTICA. Para garantir o acesso exclusivo a uma região crítica, será necessário utilizarmos mecanismos que garantam a EXCLUSÃO MÚTUA entre processos e/ou threads. Para implementação de um mecanismo de exclusão mútua, utilizaremos um protocolo de acesso e um protocolo de saída de uma região crítica. Esse protocolo poderá ser baseado em soluções algorítmicas, em características do processador ou em primitivas do sistema operacional.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 674431)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação as estratégias de escalonamento de disco, faça uma comparação entre as estratégias FIFO (First In First Out) e SSTF (Shortest Service Time First).
		
	
Resposta: FIFO - Primeiro a entrar e primeiro a sair é a estratégia utilizada conhecida como fila. O primeiro processo que chegou será escalonado primeiro. SSTF - Menor tempo de Serviço primeiro é a estratégia utilizada para escalonar primeiro os processos com menor tempo de serviço. O FIFO irá inserir o primeiro a chegar independente de seu tempo de serviço e o SSTF irá ordenar por menor tempo de serviço primeiro.
	
Gabarito: FIFO (First In Fiirst Out) - estratégia baseada em fila de requisição, que realiza o atendimento na ordem dos pedidos Ou
Mais simples, atendimento na ordem dos pedidos
SSTF (Shortest Service Time First) - estratégia baseada na localização do que foi requisitado, que reordena as requisições de forma a minimizar o movimento da cabeça. Ou 
(Fila é reordenada para atender as requisições de forma a minimizar o movimento da cabeça. Possibilidade de starvation).
		
	
	 3a Questão (Ref.: 10855)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os sistemas operacionais podem ser classificados quanto às atribuições do kernel, dividindo-se em: arquitetura monolítica, arquitetura em camadas e arquitetura microkernel. Marque a alternativa CORRETA:
		
	 
	A maioria dos sistemas operacionais atuais é desenvolvida usando a arquitetura em camadas, já que há pelo menos a camada "usuário" e a camada "kernel".
	
	A arquitetura monolítica é a que tem a implementação mais complexa.
	
	Na arquitetura monolítica, caso um serviço pare, o kernel não é comprometido, já que a principal função do núcleo é gerenciar a comunicação (troca de mensagens) entre as aplicações e os serviços.
	
	A arquitetura em camadas tem como vantagem o alto desempenho.
	
	A arquitetura microkernel caracteriza-se por se tratar de um conjunto de módulos que funcionam como se fosse um único programa.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 10795)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Suponha que um usuário acionou um programa que, ao ser carregado, solicitou a digitação de uma senha. Quando o programa foi acionado, o processo passou pelos estados "pronto" e "execução". Em seguida o programa ficou no estado "espera", pois dependia de uma operação de E/S (leitura do teclado) para prosseguir. Quando o usuário informar a senha o processo passará para qual estado?
		
	
	EXECUÇÃO
	 
	PRONTO
	
	ESPERA
	
	CRIADO
	
	TERMINADO
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 15746)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das diferenças entre threads de usuário e threads de kernel e:
		
	
	A thread de usuário não pode utilizar funções do sistema operacional e a thread de kernel pode.
	
	A thread de kernel depende de uma biblioteca para ser utilizada e a de usuário não depende.
	 
	A thread de kernel é escalonada diretamente pelo sistema operacional e a de usuário não.
	
	Uma thread de kernel não pode executar instruções privilegiadas e a de usuário pode.
	
	Uma thread de kernel bloqueada bloqueia todo o processo obrigatoriamente e a de usuário não bloqueia.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 705848)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Exclusão mútua é uma técnica usada em programação concorrente para evitar acesso simultâneo a um recurso compartilhado, acesso esse denominado por REGIÃO CRÍTICA. Julgue as sentenças a seguir e marque a INCORRETA.
		
	
	Não pode haver nem deadlock nem starvation
	
	Quando não houver processo executando uma região crítica qualquer processo que solicitar acesso deverá obtê-lo imediatamente
	
	Um processo deve permanecer executando uma região crítica por tempo finito
	
	Um processo interrompido fora de uma região crítica não pode impedir que outro processo tenha acesso a esta região crítica
	 
	É permitido que mais de um processo, em execução, possa executar, simultaneamente, uma região crítica
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 572966)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O semáforo possui regras de acesso. Analise as regras abaixo que permitem o acesso adequado ao semáforo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. O semáforo deve ser inicializado com um valor não negativo. II. A operação wait decrementa o semáforo; se o valor ficar negativo o processo é bloqueado. III. A operação signal incrementa o semáforo; se o valor não ficar positivo o processo bloqueado pela operação wait é desbloqueado. IV. As operações de incrementar e decrementar devem não ser operações atômicas, ou indivisíveis. Estão corretas as sentenças:
		
	
	apenas II e III
	
	I, III e IV
	
	II, III e IV
	 
	I, II e III
	
	apenas I e IV
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 573033)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A política de escalonamento utilizada pelo sistema operacional para fazer a gerência do processador, que é caracterizada pela possibilidade de o sistema operacional interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de pronto, com o objetivo de alocar outro processo no processador, é chamada de escalonamento:
		
	 
	preemptivo
	
	seletivo
	
	temporal
	
	atemporal
	
	não preemptivo
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 15513)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando uma lista de blocos livres para gerência de alocação de memória, em que consiste o algoritmo first fit (primeiro encaixe)?
		
	
	O algoritmo first fit consiste em fazer o gerenciador de memória procurar pelo espaço na lista de blocos livres que se adeque melhor aos requisitos do processo solicitante.
	
	O algoritmo first fit consiste em fazer o gerenciadorde memória procurar pelo espaço na lista de blocos livres que seja o menor possível para os requisitos do processo solicitante.
	
	O algoritmo first fit consiste em modificar a lista de blocos livres para que ela disponibilize um espaço livre para um processos solicitante o mais breve possível.
	
	O algoritmo first fit não está relacionado com gerência de alocação de memória, mas com gerência de processador em um sistema multiprocessado. Ele serve para alocar o primeiro processador disponível ao processo que foi escalonado.
	 
	O algoritmo first fit consiste em fazer o gerenciador de memória procurar pelo primeiro espaço na lista de blocos livres que seja grande o suficiente para os requisitos do processo solicitante.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 621762)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre os critérios para a escolha de uma organização de arquivo, podemos considerar INCORRETO.
		
	 
	Escolha por tipo
	
	Facilidade de manutenção.
	
	Facilidade de atualização.
	
	Menor tempo de acesso.
	
	Economia em armazenamento.

Outros materiais