Buscar

CÁLCULOS QUÍMICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia Ambiental e Sanitária
	TURMA
	3114
	DATA
	09/05/2017
	Aluno/
Grupo
	
Brunna de Deus Golinelhi
Victória Rodrigues Fajardo
	TÍTULO
	CÁLCULOS QUÍMICOS
	OBJETIVO
	DETERMINAÇÃO DA ÁGUA DE CRISTALIZAÇÃO DO SULFATO DE COBRE
	
	
	INTRODUÇÃO
	
Hidratos : 
 Em química inorgânica, hidratos contêm moléculas de água que estão ligadas com a parte metálica ou cristalizadas com o complexo metálico. Tais hidratos são assim chamados por conter “água de cristalização” ou “água de hidratação”. Alguns exemplos de sais que possuem moléculas de água “infiltradas” em seu retículo cristalino são: 
Sulfato de cobre (pentaidratado): CuSO4.5H2O
 Cloreto de cobalto (hexaidratado):CoCl2.6H2O
 Sulfato de ferro (heptaidratado): FeSO4.7H2O
 Sulfato de cálcio (diidratado): CaSO4.2H2O 
 Existem algumas propriedades relacionadas à hidratação ou não dos sais, tais como higroscopia e deliquescência. Higroscopia é a capacidade que um composto possui de absorver água da atmosfera. Um exemplo é o sal de cozinha, que pode conter algumas impurezas higroscópicas (MgCl2 e MgSO4), em dias úmidos (com maior probabilidade de chuva), essas impurezas absorvem água da atmosfera e deixam o sal empelotado. A deliquescência pode ser entendida como um caso extremo da higroscopia, onde o sal dissolve-se na água absorvida da atmosfera. Uma outra propriedade interessante dos sais hidratados, é a eflorescência, que consiste na liberação de moléculas de água por exposição dos sais ao ar. Os sais perdem toda ou parte de sua água de hidratação, tornando-se pulverulentos. Os exemplos citados acima, sulfato de cobre e cloreto de cobalto, são exemplos também de sais eflorescentes.
 O sulfato de cobre, também conhecido como “pedra azul”, é um composto químico utilizado em uma  vasta gama de indústrias. A fórmula química de base de sulfato de cobre é, CuSO4, mas este sal existe com uma série de compostos diferentes, dependendo do grau de hidratação.
Por exemplo, a Calcita, sob a forma de sulfato de cobre anidro, ocorre como um mineral raro e existe como pó branco acinzentado ou verde pálido.
As diferentes formas hidratadas de sulfato de cobre incluem tri-hidratadas, penta hidrato e hecta hidrato, no entanto, o penta hidrato de sulfato de cobre (CuSO4.5H2O), é o sal mais comum encontrado. Ele possui a coloração azul brilhante. A cor azul brilhante dos cristais de sulfato de cobre hidratado acontece devido à presença de água de cristalização e é o melhor modo para distinguir entre as formas anidra e hidratada.
O sulfato de cobre pode ser preparado no laboratório por reação de vários compostos de cobre com ácido sulfúrico. No entanto, está disponível comercialmente em grande escala e é uma fonte econômica de cobre. O sulfato penta hidratado, dissolve-se prontamente em água, e é também solúvel em metanol, glicerol e, em certa medida, em etanol. Quando os cristais azuis de sulfato de cobre são aquecidos em uma chama aberta, que foi o experimento realizado no laboratório eles são desidratados e sua cor muda de azul para branco acinzentado.
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
	 
Materiais:
Cadinho de porcelana
Bico de bulsen
Pinça de madeira
Tripé 
Tela de amianto
Espátula 
Reagentes:
CuSO4.nH2O (sulfato de cobre n hidratado).
	PROCEDIMENTOS
	Primeiramente taramos a balança e pesamos um cadinho de porcelana limpo e anotamos a massa: m1. Em seguida foi colocado no cadinho 1,0 - 1,2g de CuSO4.nH2O finamente pulverizado em um grau e pesamos novamente e foi anotada a massa: m2.
A diferença entre as duas pesagens nos forneceu a massa do sal hidratado (antes de retirada da água) que denominamos que denominamos m3. Feito isso colocamos o cadinho com a substância sobre o tripé com a tela de amianto, aquecemos a cuidadosamente, observando através do termômetro para que a temperatura não ultrapassasse os 230ºC e esperamos até que a substância se tornou branca.
Ao fim do experimento transferimos o cadinho, com a pinça de madeira para a bancada e deixamos esfriar até a temperatura ambiente e pesamos novamente e anotamos a massa: m4
	RESULTADOS e DISCUSSÃO
	
	CONCLUSÃO
	
 
	REFERÊNCIAS
	http://www.uepg.br/pet/Material%20Didatico/2014/Hidratos.pdf
http://quimicainformatica1c.blogspot.com.br/2014/11/sulfato-de-cobre.html

Outros materiais