Buscar

TESTANDO CONHECIMENTOS AULA 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TESTANDO CONHECIMENTOS AULA 8
		A superação do egocentrismo é uma importante característica do estágio de desenvolvimento cognitivo Operatório Concreto discutido por Jean Piaget. Assinale outro importante esquema de conhecimento desenvolvido nesta fase. 
		 
	
	
	
	
	conservação da massa, volume e substância.
	
	
	desenvolvimento da percepção e da memória pela aquisição da linguagem.
	
	
	criação de hipóteses sobre temas nunca experimentados. 
	
	
	conservação do objeto permanente 
	
	
	criação de imagens mentais
	
	
	2.
	
		A adolescência é um período de conflitos e de construção da autonomia moral e ética, que permite ao adolescente a vida em sociedade. A esse respeito é correto afirmar:
		 
	
	
	
	Está correto o ditado popular: "Pau que nasce torto morro torto".
	
	
	A autonomia moral e os princípios éticos são herança genética.
	
	
	A autonomia moral e os princípios éticos nascem com a pessoa.
	
	
	Os princípios éticos do adolescente é construído na primeira infância.
	
	
	A partir de suas especulações ideológicas, o adolescente deve encontrar sua autonomia moral, definindo, assim, seus princípios éticos.
	
	
	3.
	
		Segundo a visão de Piaget, a aquisição cognitiva mais importante da meia-infância é a obtenção do pensamento operacional concreto, Sobre essa habilidade está INCORRETO afirmar que as crianças:
		 
	
	
	
	aprendem um conceito teórico ao verificarem no plano concreto. 
	
	
	podem raciocinar com lógica sobre as coisas e eventos que elas percebem.
	
	
	as crianças, entre os 7 a 11 anos, aplicam os princípios lógicos em situações concretas, isto é, situações que lidam com coisas visíveis, tangíveis e reais. 
	
	
	imitam e utilizam a intuição e visões subjetivas para compreensão do mundo.
	
	
	adquirem, geralmente, na passagem dos 5 para os 7 anos.
	
	
	4.
	
		As crianças precisam de uma família e todas as famílias devem oferecer suporte. Os pais são essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Mesmo as famílias diferindo quanto à estrutura, ela ocupa uma função fundamental. Pensando na importância da família no processo de aprendizagem das crianças de 7 a 11 anos, está INCORRETO afirmar que: 
		 
	
	
	
	satisfação das necessidades básicas, encorajamento da aprendizagem, desenvolvimento da autoestima, estímulo à amizade com os colegas e proporcionar harmonia e estabilidade são aspectos fundamentais proporcionados pela família.
	
	
	as famílias de estilo aberto valorizam as contribuições de todos os membros, inclusive das crianças.
	
	
	as crianças em idade escolar são afetadas pela estrutura familiar que é a única estrutura que apresenta possibilidades de sucesso ou fracasso do aluno.
	
	
	fatores interno e externo são elementos determinantes no processo de desenvolvimento e aprendizagem. 
	
	
	a estrutura familiar é definida como o relacionamento legal e genético entre adultos e seus filhos.
	
	
	5.
	
		O cérebro das crianças desenvolve-se tão rapidamente quanto o corpo durante os anos escolares. Portanto, como se poderia esperar, as habilidades intelectuais são dominadas por meio da motivação, da orientação e da prática. A criança em idade escolar tem avidez por aprender, é capaz de focalizar sua atenção, a lembrar fatos, a dominar operações lógicas e a utilizar vários códigos linguísticos. Crianças entre os 7 e os 11 anos do mundo inteiro têm recebido algum tipo de esforço para treiná-la, ensiná-la e educá-la. Porém, ainda existem muitas diferenças na forma como as técnicas de ensino são oferecidas. Com relação a este aspecto, está INCORRETO afirmar que: 
		 
	
	
	
	de um modo geral, as crianças em idade escolar que acreditam em seus esforços são mais motivadas e envolvidas nas atividades.
	
	
	métodos nos quais os alunos são proibidos de falar, ou interagir durante a aula facilitam o aprendizado, pois permitem aumentar a concentração.
	
	
	a comunicação é uma habilidade importante e as crianças aprendem pela palavra, pela escrita e pela leitura.
	
	
	o professor deve servir como orientador, guia e amigo no lugar de um disciplinador autoritário. 
	
	
	a interação social entre as crianças com níveis diferentes de desenvolvimento é fundamental para o ato de aprender.
	
	
	6.
	
		Você está jogando "Detetive" com um grupo de crianças que apresentam as seguintes características: elas entendem as regras do jogo; mas não sabem criar hipóteses e estratégias para descobrir quem é o suspeito, o assassino. Então, de acordo com os estágios de Piaget essas crianças estão com o desenvolvimento cognitivo compatível com a fase: 
		 
	
	
	
	Operações concretas 
	
	
	Sensório-motor 
	
	
	Operações formais
	
	
	Hipotético
	
	
	Pré-operacional
	
	
	7.
	
		Sobre o estágio das operações concretas, marque a opção que não corresponde a uma característica dessa fase do desenvolvimento: 
		 
	
	
	
	A criança torna-se capaz de a reversibilidade, que é a compreensão de que às vezes uma coisa que foi modificada pode voltar ao estado original revertendo-se o processo de mudança.
	
	
	A criança torna-se capaz de cooperar, porque não confunde mais seu próprio ponto de vista com o dos outros, dissociando-os mesmo para coordená-los. 
	
	
	A criança torna-se capaz de resolver diversos tipos de problemas de conservação, ou seja, a criança pode encontrar as respostas mentalmente sem precisar medir ou pesar objetos.
	
	
	A criança torna-se capaz de exercer o raciocínio científico e de lógica formal e pode aceitar a forma de um argumento, denominado raciocínio indutivo.
	
	
	A criança torna-se, então, capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais, embora limitadas pelo mundo real. 
	
	
	8.
	
		Piaget, ao estudar o desenvolvimento do pensamento, percebeu que na fase operatório concreta algumas capacidades se desenvolvem na criança. Marque a alternativa que represente somente aquisições cognitivas dessa fase. 
		 
	
	
	
	Construção de hipóteses e deduções 
	
	
	Formação do pensamento lógico-formal 
	
	
	Construção da categoria de Objeto permanente
	
	
	Esquemas de pensamento simbólicos e dedutivos 
	
	
	Esquemas de Pensamento de Reversibilidade e Conversação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais