Buscar

Fichamento CHAMAMENTO AO PROCESSO (2016) MARIA DE FATIMA - 4 SEM - MACKENZIE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DO CHAMAMENTO AO PROCESSO
(artigos 130 a 131)
Art. 130.  É admissível o chamamento ao processo, requerido pelo réu:
I - do afiançado, na ação em que o fiador for réu;
II - dos demais fiadores, na ação proposta contra um ou alguns deles;
III - dos demais devedores solidários, quando o credor exigir de um ou de alguns o pagamento da dívida comum.
Art. 131.  A citação daqueles que devam figurar em litisconsórcio passivo será requerida pelo réu na contestação e deve ser promovida no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de ficar sem efeito o chamamento.
Parágrafo único.  Se o chamado residir em outra comarca, seção ou subseção judiciárias, ou em lugar incerto, o prazo será de 2 (dois) meses.
Art. 132.  A sentença de procedência valerá como título executivo em favor do réu que satisfizer a dívida, a fim de que possa exigi-la, por inteiro, do devedor principal, ou, de cada um dos codevedores, a sua quota, na proporção que lhes tocar.
												
CHAMAMENTO – A intervenção do terceiro na relação processual se dá com a ocupação do no polo passivo, por iniciativa do réu que o convoca (chama). Assim, o chamado, ocupando o polo passivo, passa a ser litisconsorte do chamante, que o trouxe para o processo para que seja responsabilizado conjunta e imediatamente em face do autor.
LITISCONSÓRCIO PASSIVO, FACULTATIVO, SIMPLES E ULTERIOR (Arruda Alvim). Independe do consentimento do autor, pois é faculdade privativa do réu.
HIPÓTESES – Nos casos de fiança e de solidariedade. FIADOR demandado chama o DEVEDOR ORIGINÁRIO / FIADOR demandado chama DEMAIS FIADORES / Qualquer um dos DEVEDORES chama os demais DEVEDORES SOLIDÁRIOS.
SOLIDARIEDADE = Equiparação entre devedor principal e garante.
LIMITE TEMPORAL – Prazo da contestação, na própria contestação.
SUSPENDE O PROCESSO até que se promova a citação do chamado, que deverá ocorrer em 30 dias no caso do endereço do chamado ser na mesma comarca, e 60 dias, no caso de chamado com endereço em outra comarca.
SETENÇA DE PROCEDÊNCIA – Cria título executivo em face de todos os chamados, podendo o credor fazer cumprir a sentença diretamente contra qualquer um dos réus litisconsortes (demandado e chamados). Aquele que pagar terá desde logo título executivo contra os demais, executado no mesmo processo.
CHAMAMENTO AO PROCESSO (CC e CDC)
Ampliação das hipóteses do Chamamento
CDC-101-II – No caso de responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços, se ele estiver garantido por contrato de seguro de responsabilidade poderá pedir a intervenção da seguradora no processo. – NÃO SE TRATA DE DENUNCIAÇÃO, MAS CHAMAMENTO, com o objetivo de beneficiar o consumidor, que terá um maior número de responsáveis pela sua indenização.
ART. 101 – Na ação de responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços, sem prejuízo do disposto nos Capítulos I e II deste Título, serão observadas as seguintes normas:
I – a ação pode ser proposta no domicílio do autor;
II – o réu que houver contratado seguro de responsabilidade poderá CHAMAR ao processo o segurador, vedada a integração do contraditório pelo Instituto de Resseguros do Brasil. Nessa hipótese, a sentença que julgar procedente o pedido condenará o réu nos termos do art. 80 do Código de Processo Civil. Se o réu houver sido declarado falido, o síndico será intimado a informar a existência de seguro de responsabilidade facultando-se, em caso afirmativo, o ajuizamento de ação de indenização diretamente contra o segurador, vedada a denunciação da lide ao Instituto de Resseguros do Brasil e dispensado o litisconsórcio obrigatório com este.
CC-787 – Para alguns este artigo autorizaria concluir que a referida razão de chamar a seguradora seria aplicável a todos os casos de responsabilidade civil e não apenas nas questões envolvendo relação de consumo, pois determina que a seguradora assuma a garantia pelo pagamento.
Art. 787. No seguro de responsabilidade civil, o segurador garante o pagamento de perdas e danos devidos pelo segurado a terceiro.
§1º. Tão logo saiba o segurado das consequências de ato seu, suscetível de lhe acarretar a responsabilidade incluída na garantia, comunicará o fato gerador.
§2º É defeso ao segurado reconhecer sua responsabilidade ou confessar a ação, bem como transigir com terceiro prejudicado, ou indenizá-lo diretamente, sem anuência expressa do segurador.
§3º Intentada a ação contra o segurado, dará este ciência da lide ao segurador.
§4º Subsistirá a responsabilidade do segurado perante o terceiro, se o segurador for insolvente.
�PAGE �1�
�PAGE �2�

Outros materiais