Buscar

AV2 ETICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 ETICA
	
	 1a Questão (Ref.: 201402907483)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Existem diferentes organizações que representam as diversas modalidades profissionais ligadas à área de enfermagem. Favor citar as que representam a enfermagem?
		
	
Resposta: ABEN, COREN, COFEN.
	
Gabarito: As entidades de classes: ABEN, COFEN/COREN's e Sindicato de Enfermagem 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Sindicato de Enfermagem
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402312381)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Chefe de um serviço de Enfermagem, precisa se afastar de suas atividades Poe 45 dias para fazer procedimento cirúrgico. Ao se afastar ela comunica a direção do hospital Pergunta-se: ela precisa comunicar ao COREN seu afastamento? Justifique.
		
	
Resposta: Sim, pois o conselho regional de enfermagem é quem acompanha o exercicio de todos os profissionais, e se ele precisa se ausentar do trabalho deverá comunicar para que não venha a ter problemas futuros com o órgão, e para que o coren saiba que naquele momento ele não está exercendo a enfermagem e o motivo pelo qual não á exerce.
	
Gabarito: Sim é necessário comunicar ao COREN de sua região. A resolução do COFEN 302/2005. Determina que o responsável técnico por um sérico que se afastar por mais de 30 dias devera comunicar ao COREN sob pena de sofrer sanção administrativa. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402442454)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Seguem algumas informações sobre as quatro principais entidades de classe da área da enfermagem. Identifique e marque a competencia correspondente a ABEn:
		
	
	É um orgão de entidade trabalhista, social, de luta em defesa e representação legal da classe
	
	É uma entidade disciplinadora do exercício profissional da enfermagem de âmbito nacional
	
	É um orgão executivo de âmbito regional e atua na fiscalização do exercício profissional da enfermagem
	
	É uma entidade com finalidade cultural e cientifica da enfermagem
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402311348)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem. De acordo com esta lei assinale a alternativa correta. I. É livre o exercício da Enfermagem em todo o território nacional, observadas as disposições desta Lei, regendo o exercício da profissão do enfermeiro, sem incluir as categorias de nível auxiliar e técnico. II. A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação. III. É privativo do Enfermeiro as atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem; consulta de Enfermagem; prescrição da assistência de enfermagem. IV. O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, prestando privativamente cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida e cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica.
		
	
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas I e IV estão corretas.
	
	Apenas II e III estão corretas. 
	
	Apenas I está correta. 
	
	Apenas I e III estão corretas. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402916343)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A ______________________ deve ter sempre como foco principal os fatores de risco que influenciam o controle das patologias, ou seja, as mudanças no estilo de vida aos clientes/pacientes a serem tratados pelos profissionais de Enfermagem em seu exercício profissional, e do amparo ético na lei de nº 7.498/86.
		
	
	rotinas de enfermagem.
	
	prescrição de enfermagem.
	
	normas de enfermagem.
	
	consulta de enfermagem.
	
	avaliação em enfermagem.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402944505)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	CONSIDERANDO que o estágio curricular supervisionado é definido pela legislação educacional vigente como ¿atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes de ensino técnico e de graduação pela participação em situações reais de vida e de trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado sob a responsabilidade e coordenação de instituição de ensino¿; Descreva a Lei que dispõe sobre indicativos para a realização de estágio curricular supervisionado de estudantes de enfermagem de graduação e do nível técnico da educação profissional; 
		
	
	RESOLUÇÃO COFEN-298/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-299/2010 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-209/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-299/2005 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	RESOLUÇÃO COFEN-358/2009 - Revogada pela RESOLUÇÃO COFEN Nº 371/2010.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402383644)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Para Luís, a enfermgem é uma profissão que atua em vários setores do hospital. O mesmo teve dúvidas sobre as especialidades de abragência do profissional enfermeiro e consultou o código de ética dos Profissionais de Enfermagem. Na Resolução 290/2004, que Fixa as Especialidades de Enfermagem,(algumas delas) que São:
		
	
	Especialidades adulto e idoso, saúde do homem ,assistência de enfermagem a criança e ao adolescente , Cirurgia do joelho e Cirurgia da articulação mandibular.
	
	Especialidades materno-infantil ,assistência de enfermagem a criança e ao adolescente , Cirurgia do joelho e Cirurgia Periodontal.
	
	Aeroespacial. Assistência ao Adolescente, Atendimento Pré-Hospitalar, Banco de Leite Humano Cardiovascular, Central de Material e Esterilização, Centro Cirúrgico, Clínica Cirúrgica e disfunção da articulação temporomandibular.
	
	Aeroespacial. Assistência ao Adolescente, Atendimento Pré-Hospitalar, Banco de Leite Humano Cardiovascular, Central de Material e Esterilização, Centro Cirúrgico, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem, Doenças Infecciosas, Educação em enfermagem, Ética e Bioética e Emergência
	
	Diagnóstico por Imagem, Doenças Infecciosas, Educação em enfermagem, Ética e Bioética , Emergência e Microbiologia
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402893981)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A.B.S., 46 anos, sexo feminino, foi vítima de atropelamento por colisão frontal em via pública. Uma pessoa passou pelo local e chamou o serviço de urgência SAMU ligando pelo 192. A vítima estava consciente no local, conversando como o socorrista, queixando-se de dor na perna direita, respiração e pulso pérvios. Suspeita-se de fratura de tíbia à palpação. O serviço chegou no local e fez a estabilização da paciente na prancha longa, colar cervical e HEAD BLOCK e acesso venoso em MSE para SF 0,9% 500ml. Pelo ATLS - ABCDE da vida - Descreva abaixo qual a função do atendimento pré-hospitalar? 
		
	
	Todo serviço de atendimento prestado no ambiente intra-hospitalar à clientela vítima de situações clínicas e traumáticas, que chegam a UPA - unidade de pronto atendimento.
	
	Todo serviço de atendimento prestado no ambiente intra-hospitalar à clientela vítima de situações clínicas e traumáticas, que chegam a UPA - unidade de pronto atendimento. Os quadros agudos de natureza clínica, psicológica e psiquiátrica, ocorridos fora do ambiente hospitalar deverão ser previamente analisados pela equipe da emergência.
	
	O atendimento pré-hospitalar pode ser definido como a assistência prestada, em um primeiro nível de atenção, aos portadores de quadros agudos, de natureza clínica, traumática e psiquiátrica, ocorridos fora do ambiente hospitalar, evitando sequelas e até mesmo a morte. 
	
	Todo serviço de atendimento prestado no ambiente pré-hospitalar e intra-hospitalar à clientela vítima de situações clínicas e traumáticas. 
	
	O atendimento pré-hospitalar pode ser definido como a assistência personalizadaprestada, em quadros agudos de natureza clínica, psicológica e psiquiátrica, ocorridos fora do ambiente hospitalar, evitando sequelas e até mesmo a morte.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402831153)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O consentimento esclarecido é um processo pelo qual os pesquisadores asseguram que os sujeitos das pesquisas serão informados exceto sobre:
		
	
	a obrigação de participar até o final da pesquisa.
	
	Benefícios de participarem de um estudo.
	
	Possíveis desconfortos e incômodos.
	
	Os riscos potenciais,
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402893984)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A. V. L, 58 anos estava transitando pela rua quando observou uma pessoa caída desacordada na calçada de uma via pública. Este profissional de enfermagem não fez nenhum atendimento a vítima e também não chamou ajuda. Em seguida, chegou outra pessoa que fez o socorro a vítima, ligou para o 192 e realizou o ABC da vida. O paciente teve parada cardíaca e o socorrista realizou manobras de ressuscitação. Segundo o código de deontologia o que determina a omissão de socorro?
		
	
	A omissão de socorro consuma-se quando o agente não presta o socorro por ausência de conhecimento científico. 
	
	A omissão de socorro consuma-se quando o agente presta o socorro indevido à vítima. 
	
	A omissão de socorro consuma-se quando o agente não presta o socorro devido a vítima por medo de errar.
	
	A omissão de socorro consuma-se quando o agente não presta o socorro devido ainda que outro o tenha feito posteriormente. E como consequência, tenha efetiva lesão da vítima. Além da ausência de assistência, quando possível de fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.
	
	A omissão de socorro consuma-se quando o agente presta o socorro devido ainda que outro o tenha feito posteriormente. E como consequência não tenha efetiva lesão da vítima.

Outros materiais