Buscar

ESTUDO DE CASO MARKETING II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO NOTURNO – 2015.2
COMPONENTE CURRICULAR: MARKETING II
PROFESSORA: VIVIANE BARRETO MOTA NOGUEIRA
ALUNA: KELLEN SUELLEN DOS SANTOS OLIVEIRA
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
(O PROJETO SKOL BEATS)
PORQUE EVENTOS DO TIPO SKOL BEATS SÃO CADA VEZ MAIS FREQUENTES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
Ao ler este estudo de caso nota-se que foi-se o tempo em que para fazer a divulgação de uma marca ou simplesmente consolidá-la junto ao mercado consumidor bastava somente uma boa propaganda veiculada na Televisão ou Rádio. Com um número de marcas crescendo cada vez mais e possibilitando, dessa forma, que o público tenha mais opções de escolha, a grande estratégia promocional das empresas hoje, está num tipo de marketing muito mais ativo: o marketing de eventos, especialmente aqueles que envolvem música.
É intrigante e ao mesmo tempo fascinante a influência dos inúmeros gêneros musicais sobre as pessoas e também na sociedade de uma maneira geral. Os empresários perceberam isso e resolveram patrocinar os grandes eventos musicais como uma estratégia eficiente para consolidar ou estrear uma marca no mercado.
Na opinião de vários estudiosos a música aumenta o impacto da sua comunicação, influi no emocional e facilita a compra por impulso. Além disso, as empresas veem a cultura com a capacidade de agregar valor às suas marcas. Vê-se no caso em análise, que a ideia principal é ligar a marca ao mundo do entretenimento a um setor que, além de ter apelo emocional junto ao público, também é capaz de gerar grandes negócios.
A UTILIZAÇÃO DE EVENTOS COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA MARCA É DE USO RESTRITO DA EMPRESA DE GRANDE PORTE?
Não, porque como esta estratégia de marketing de eventos tem por objetivo promover o produto ou serviço, favorecendo o seu melhor posicionamento no mercado, tanto empresas de grande porte como pequenas empresas podem utilizar essa ferramenta, pois fechando o ciclo, o evento contribui para o aumento das vendas. 
Para que isso aconteça, é necessário que o público-alvo seja claramente identificado, de modo que o evento seja adequado aos seus interesses. O público associa o sucesso do evento ao valor e prestígio da marca, tornando-a mais familiar e potencializando sua divulgação através de um ambiente de grande emoção. Em outras palavras o objetivo é a promoção institucional da marca do patrocinador. A estratégia promocional é simples, porém custosa: associar a marca a um evento de sucesso e comunicar-se melhor com o mercado-alvo da empresa patrocinadora, ou seja, os seus clientes potenciais.
	O consumidor busca opções diversificadas de lazer e o patrocinador busca atingir o público-alvo desejado, divulgar sua marca, promover seu produto, aumentar suas vendas e conquistar novos mercados, dai o sucesso do evento, realiza os objetivos de ambas as partes.

Outros materiais