Buscar

resumo curso de escrita cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA
Adriana Moreira Soares¹; Alana Fernandes Paraiso²
Acadêmica do curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho
Docente dos cursos da área da saúde das Faculdades Santo Agostinho
O papel do cientista é fazer avançar a fronteira do conhecimento em determinadas áreas. É importante a publicação de artigos científicos para disseminar o conhecimento. As principais características do artigo científico são: audiência, clareza e concisão, citação e referência. Não deve existir suspense na escrita.
É preciso ter título claro conciso e específico. Deve citar quem são os autores e coautores do artigo. Os primeiros nomes são dos autores mais novos, em segundo os nomes de quem deu uma contribuição intelectual e os últimos nomes são dos líderes responsáveis do artigo. O abstract é um apanhado do artigo com as principais ideias do artigo.
A introdução é curta. Nela precisa ter informação, fluxo de ideias e citações. A primeira informação é a contextualização, mostrar a grande área de atuação. Em seguida vem o gap, que seria as lacunas da área de atuação. Continuando, deve citar os artigos mais recentes. Por último cita os objetivos do artigo. No decorrer do texto vai afunilando o fluxo de ideias até chegar em uma ideia específica. Para escolher as melhores citações deve se escolher um trabalho que foi pioneiro na sua linha de pesquisa, ou escolher os mais relevantes.
Os resultados e discussões é a parte mais importante. Possui material ilustrativo (gráficos, tabelas, etc.). A maneira como descreve os resultados faz a diferença. Resultados e discussões devem estar ligados a introdução. É importante as ilustrações possuírem legendas bem elaboradas, mas muitas vezes não há necessidade de figuras. A conclusão diz a importância dos resultados para a sua área de atuação.
O texto científico não deve ter muitas abreviações em uma sentença. Tempos verbais no passado são os mais utilizados, mas o tempo presente na conclusão fica melhor. A tendência é escrever o texto na terceira pessoa. A escrita mais específica é melhor para o artigo e o posicionamento das informações é importante para compreensão do texto. O uso de sentenças longas deve ser evitado, pois a ideia não se forma na mente do leitor. Palavras ambíguas também não devem ser usadas.
As redundâncias são um problema muito frequente na escrita científica, assim como a falta de ação no verbo. A falta de conectividade das informações pode prejudicar a compreensão do texto. O artigo precisa ter fluência, como a ligação de uma sentença a outra. Existe sentenças que dão continuidade a outra, algumas dão sentido oposto às ideias anteriores e tem aquelas que finalizam, são a conclusão.
Ao escrever em inglês é preferível utilizar palavras mais simples, para não dar complexidade ao texto. Algumas palavras como case e work não dão muita precisão ao texto. A estruturação deve ser feita em inglês para que o texto fique bem escrito.
A primeira sentença deu parágrafo trás o tópico em forma de palavra chave e uma mensagem. As cartas de apresentações (cover latters) deve citar a importância do seu trabalho e porque escolheu aquela revista para publicação. Seu manuscrito passa por uma revisão para que se faça as devidas correções. Depois que o texto é aceito, ele volta para você no formato que vai ser publicado para que você aprove e corrija erros, se necessário. Então, finalmente ele é publicado.

Outros materiais