Buscar

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608298910)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O senso comum é uma produção de conhecimento significativa e de grande abrangência societária. Podemos indicar como pressupostos básicos do senso comum: I. Crenças sobre os fenômenos naturais e sociais. II. Produção de valores transmitida pelas relações sociais. III. Conhecimento produzido através de rigorosa coleta de dados. Assinale a opção que contém as alternativas corretas.
		
	
	I e III
	
	II, III
	
	Todas estão corretas
	 
	I e II
	
	Apenas a I
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608203070)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais os elementos básicos constituintes de um projeto de pesquisa? Marque a alternativa correta
		
	
	Sumário, anexos e defesa do projeto
	
	Metodologia, justificativa e agredecimentos
	
	Apêndice, Referencial teórico e anexos
	
	Metodologia, pré-projeto e Referencial teórico
	 
	Justificativa, problema de pesquisa e objetivos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608296143)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Franco (2008) afirma que a pedagogia, enquanto ciência deve passar da racionalidade técnica à racionalidade prática, reflexiva, formativa e emancipatória. Analise as afirmações abaixo e marque AS ALTERNATIVAS que são coerentes com essa perspectiva.
		
	 
	A formação de professores ocorre em uma perspectiva pragmatista. O professor se vê refém dos pacotes prontos e que devem ser aplicados em sala de aula.
	 
	Os problemas sociais e concretos são substituídos por problemas abstratos e ideais. Na formação dos professores elimina-se a formação teórica (e política) do profissional convertendo-o em um tarefeiro, mero executor de padrões e manuais.
	 
	Há a redução do espaço dos fundamentos epistemológicos e científicos da educação nos processos formativos e a prevalência de uma concepção conteudista e pragmática de formação de professores, ancoradas na epistemologia da prática e na lógica das competências.
	 
	Proposta que secundariza o conhecimento teórico do campo epistemológico da educação.
	 
	A formação de professores reconhece que sejam tratadas, igualmente, as bases da educação escolar, os fundamentos da filosofia, sociologia, antropologia etc., visando a transformação social e a construção de uma nova qualidade social da educação básica, orientada pelas necessidades sociais da formação de nossa infância e da juventude.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608067596)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analisando a fenomenologia de Husserl, está correto afirmar que:
		
	
	Segundo Husserl, a fenomenologia é sinônimo de fenomenismo no sentido de que tudo que existe é apenas um fenômeno da consciência e se resolve nela por meio da construção de esquemas.
	 
	A tarefa da fenomenologia é investigar, sobretudo, a significação das vivências da consciência, levando em consideração o conceito de intencionalidade.
	
	O problema levantado pelo conceito de epoqué é análogo ao aventado por Descartes na Primeira Meditação, visto que ela é o primeiro passo para demonstrar a existência do mundo.
	
	A epoqué proposta por Husserl visa à suspensão do conhecimento para resgatar nos objetos da consciência a coisa-em-si e os esquemas que permitem a construção da objetividade do objeto.
	
	A fenomenologia resgata o psicologismo do final do século XIX, no intuito de apresentar a consciência como epicentro na construção do conhecimento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607386183)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A pesquisa deve ser entendida como uma prática humana e social. Entre as dimensões abaixo apresentadas, assinale aquela que NÃO está presente na prática de pesquisa:
		
	
	ideológica
	 
	didática
	
	histórica
	
	técnica
	
	política

Outros materiais