Buscar

AUDITORIA OPERACIONA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		A Empresa de economia mista, com sede em Brasília, possui prejuízos fiscais apurados nos últimos 3 anos. Nesse período a empresa estava em fase pré operacional e agora passou a operar em plena atividade. As projeções para os próximos 5 anos evidenciam lucros. Como o auditor vai classificar as despesas pré operacionais nos respectivos exercícios?
	
	
	
	
	
	No ativo não circulante intangível
	
	
	Como despesas de exercícios futuros.
	
	
	Ajustes de avaliação de investimentos futuros.
	
	 
	Como despesas dos exercícios.
	
	
	Como despesas antecipadas
	
	
	
		2.
		É uma auditoria de natureza preventiva ou corretiva. São avaliados os procedimentos adotados pelas empresas com vistas a verificar a eventual possibilidade de se estarem acumulando contingências fiscais/tributárias ou se estar deixando de aproveitar possíveis vantagens fiscais pela falta de adoção de procedimentos alternativos. De que tipo de auditoria falamos?
	
	
	
	
	
	Pontual.
	
	
	Processual.
	
	
	Contábil.
	
	 
	Fiscal.
	
	
	Anual.
	
	
	
		3.
		A auditoria operacional no setor público
	
	
	
	
	
	compreende o exame dos registros e documentos contábeis para verificar se os fatos contábeis foram registrados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.
	
	
	compreende o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, para atender determinação expressa e exclusiva de autoridade competente.
	
	
	é realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade governamental.
	
	 
	tem por objetivo avaliar as ações gerenciais com a finalidade de emissão de uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade.
	
	
	inclui a emissão de opinião, com vistas a certificar a regularidade das contas, a verificação da execução de contratos e a probidade na administração de valores ou outros bens públicos entregues à entidade auditada.
	
	
	
		4.
		O tipo de auditoria do setor governamental que tem por objetivo emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação do dinheiro público e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, é denominada auditoria:
	
	
	
	
	
	descentralizada.
	
	
	especial
	
	
	operacional.
	
	
	plena.
	
	 
	de avaliação de gestão
	
	
	
		5.
		Entidades que possuem personalidade jurídica, patrimônio e receitas próprias, desempenhando atividades da Administração Pública, mas com gestão administrativa e financeira descentralizadas. O texto faz referencia a:
	
	
	
	
	
	EMPRESAS PRIVADAS
	
	
	EMPRESAS ESTRANGEIRAS
	
	 
	AS AUTARQUIAS
	
	
	EMPRESAS PUBLICAS
	
	
	EMPRESAS DE ECONOMIA MISTA
	
	
	
		6.
		Segundo Castro (2011), "a Administração Pública representa o conjunto de órgãos utilizados pelo poder político para atingir fins políticos". Os dois sentidos básicos que possibilitam o entendimento da Administração Pública são:
	
	
	
	
	
	Organizacional e Operacional
	
	
	Sistemático e Funcional
	
	
	Funcional e Operacional
	
	
	Organizacional e Sistemático
	
	 
	Organizacional e Funcional
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Administrar é assegurar a aplicação diária das leis, zelar pelas relações dos cidadãos com a administração central ou local e das diversas administrações entre si. Analise as assertivas abaixo sobre a Administração Pública e identifique a alternativa correta: I) A administração pública direta abrange os três poderes e órgãos integrados responsáveis pela condução da administração da União, como os ministérios. II) A auditoria governamental de gestão pública é aquela realizada pelo governo para conhecer, dentro do patrimônio privado, os principais aspectos com relação à arrecadação e destinação de impostos. III) Compõe a administração pública indireta os entes vinculados a cada Ministério, como as autarquias, empresas públicas ou estatais, fundações públicas e sociedades de economia mista. IV) A auditoria governamental tributária ou fiscal é aquela feita pelo Estado dentro de seus poderes para que sejam verificados os princípios inerentes a gestão pública. V) A Administração Pública obedecerá, dentre outros, ao princípio da publicidade. É correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	São verdadeiras as assertivas I, II e IV
	
	
	São verdadeiras as assertivas II, III e IV
	
	
	São verdadeiras as assertivas I, II e III
	
	 
	São verdadeiras as assertivas I, III e V
	
	
	São verdadeiras as assertivas III, IV e V
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O requisito que deve ser avaliado para aferir o desempenho da gestão de unidade orçamentária auditada é a
	
	
	
	
	 
	eficiência.
	
	
	seletividade.
	
	
	estabilidade.
	
	
	cobertura.
	
	
	permanência.

Outros materiais