Buscar

Caso Concreto 02 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 02
“SÃO PAULO - Uma farmácia foi assaltada quatro vezes pelo mesmo ladrão em São Carlos, a 229 km da capital paulista. Nesta quinta-feira, ele foi preso. As câmeras de segurança da farmácia gravaram a ação. O vídeo mostra o assaltante chegando à farmácia e pedindo um xarope à atendente. Em seguida, ele anuncia o assalto com uma faca e pede todo o dinheiro no caixa. Ele fez dois assaltos seguidos à farmácia: na manhã de quarta-feira e nesta quinta feira. O cara virou meu sócio. Todo dia ele vem sangrar meu caixa. Eu não agüento mais - desabafou o dono da farmácia, Paulo César Castilho. Atos Henrique Pinto, de 26 anos, acabou preso.” (Fonte: Jornal O Globo, 08/04/2011). Analisando a reportagem acima, podemos dizer que Atos responderá pelos crimes de roubo, em qual modalidade de concurso de crimes? Explique, inclusive se haverá exasperação ou cumulação das penas.
R: Aplica-se o ART.71 do CP, CRIME CONTINUADO com o critério da exasperação da pena, ou seja, a pena deverá ser aumentada em fração de 1/6 a 2/3.  Conforme a reforma penal, O p. único do art 71 do CP classifica o crime continuado em especial, específico chamado de qualificado. Permite-se que seja reconhecido o crime continuado ainda que os crimes praticados tenham violência ou grave ameaça a pessoa e que tenham sido praticados contra vítimas diferentes. Dado então a gravidade do crime continuado qualificado, específico. Será aplicada a pena do crime mais grave e ela poderá ser exasperada em até o triplo e não mais em 1/6 a 2/3.
Tendo em vista que o crime continuado não pode de forma alguma prejudicar o réu. O que é chamado de CONCURSO MATERIAL BENÉFICO, compara-se a pena resultante da exasperação  e da cumulação. Se a cumulação for mais benéfica ao réu ela prevalecerá.
Assinale a opção correta, no que se refere ao concurso de crimes.
e)Conforme o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, não se aplica o princípio da consunção entre os crimes de falsidade e estelionato, por se tratar de caso de aplicação do concurso formal.

Outros materiais

Outros materiais