Buscar

filme chocolate

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filme – Chocolate (2001)
O filme Chocolate retrata a história que começou com um farmacêutico que decidiu estudar as propriedades do cacau e acabou se apaixonando por uma mulher. Os dois tiveram uma filha e a mulher acabou abandonando tudo e fugindo com a filha, pois tinha a crença de não criar raízes em lugar nenhum, e sim de levar o bem e a alegria através do chocolate.
No decorrer do filme podemos perceber que o chocolate levou a harmônia, alegria e união aos moradores da aldeia, que antes viviam isolados e cheios de preconceitos, esse ocorrido ficou registrado na última cena do filme.
Inicialmente a vinda da chocolateria maia trouxe muitos conflitos, sendo um deles a inauguração acontecer no período de quaresma, dificultando o cumprimento da promessa para os moradores. 
Além dos conflitos a chocolateria também trouxe alguns problemas específicos para alguns personagens, como a Amandee que tinha diabetes em estado avançado, e não tinha cuidados com a sua alimentação, e com a vinda da chocolateria facilitou para que sua doença se agravasse, outro problema foi para o Conde Reynaud que perdeu o poder influenciador na vida das pessoas.
De modo geral o consumo do chocolate trouxe mais benefícios do que problema para os moradores da aldeia, um exemplo disso foi vivenciado por um tímido senhor que era apaixonado por uma viúva há 15 anos e não encontrava nenhuma forma de se aproximar, e viu no chocolate um meio para declarar seu amor. Outro exemplo foi de um casal que apesar de estarem casados, não tinham intimidade comum a todos os casais e após o consumo do chocolate eles passaram a ter uma vida mais afetiva e sexual.
Fazendo uma avaliação do comportamento alimentar dos personagens, podemos citar o Conde que estava em jejum e perdeu todo o seu controle e começou a agir compulsivamente quando experimentou o chocolate.
Amandee é o outro exemplo de extrema compulsão alimentar, ela não conseguia controlar a ingestão de chocolate mesmo sendo portadora de uma doença crônica - a diabetes.
Já o Anouk que vivia em um contexto de fácil acesso ao chocolate por ser filha da doceira, não tinha o hábito de consumi-lo.
Seguindo uma boa educação nutricional, vale ressaltar que o alto consumo desse alimento pode trazer malefícios a saúde.
Especificamente no caso da Armandee proibiríamos a ingestão de achocolatados e adocicados, pois a não produção da insulina pode causar a morte. 
Universidade Estácio de Sá – Unesa
Filme – Chocolate
2001
Professora: 
Nome:

Outros materiais